OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Mesa Um

Agora, o diretor-presidente de O Nacional, Múcio de Castro Filho, integra oficialmente a Mesa Um do Bar Oásis. Na quarta-feira, 28/06, ele recebeu o certificado de Membro Honorário da tradicional confraria. Na sede do jornal, recebeu o título que foi entregue pelo presidente Ruy Donadussi e pelo secretário-geral Aldo Battisti. Na oportunidade, Donadussi enfatizou o vínculo do pessoal da Mesa Um com O Nacional. Ao agradecer pela distinção, Múcio Filho também se comprometeu em marcar presença nos próximos encontros solenes da Mesa Um.

Pró-cultura I

Um roteiro de animação baseado no livro “Minha Avó Tecia o Mundo”, do escritor passo-fundense Pablo Morenno, foi contemplado em 1º Lugar no 13º Prêmio IECINE Pró-Cultura RS-FAC. O projeto foi elaborado e apresentado pela Super 8 Produções, teve roteiro da cineasta capixaba Sáskia Sá e será dirigido por Luziana Druzina. A produtora Super 8 é responsável, entre outros, pelo programa Universo Z do Canal Nickelodeon.  O curta animação, em stopmotion, terá mais de 2 mil bordados a mão, tramas, costuras, colagens e recortes, seguindo a inspiração das ilustrações do livro, que foram elaboradas pela artista plástica passofundense Carla Furlanetto com bordados de Maria Helena Furlanetto.

Pró-cultura II

O projeto prevê a distribuição do curta, em anexo ao livro, em escolas e bibliotecas. O livro de Pablo Morenno conta a história de um homem adulto que lembra da avó, ao contar uma história para o filho. O adulto volta a ser criança resgatando a memória afetiva da avó, que com seus artesanatos, provocava a mudança das estações e do sentimento das pessoas. Em forma de um longo poema, o texto provoca um olhar generoso sobre a vida e as pessoas. O curta-metragem de animação está previsto para estar concluído até a metade do ano de 2017 e será apresentado em festivais de cinema do Brasil e do mundo.

Trânsito 

A partir desta quinta-feira (29), a ERS-324 terá o tráfego alterado no quilômetro 175, próximo ao centro de eventos “Gran Palazzo”. O trânsito será desviado para a rua lateral pelos próximos sete dias para a recuperação do sistema de drenagem da rodovia. O local está sinalizado e o Daer pede aos motoristas que circulem pelo trecho com atenção e em baixa velocidade.

Segurança no trânsito I

O Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo está realizando um importante trabalho de orientação com os frequentadores dos grupos de terceira idade dos bairros, em parceria com a Coordenadoria de Atenção ao Idoso (Comai). A atividade, segundo a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, Raquel Rubio, consiste na visitação dos agentes de trânsito aos grupos, onde desenvolvem o projeto Segurança no Trânsito – Situações de Vulnerabilidade. Assim, são repassadas orientações de segurança que objetivam que este público possa transitar pelas ruas de forma segura.

Segurança no trânsito II

Até agora, já receberam a visita dos agentes os grupos do bairro Jardim América e o grupo Brizoleta da comunidade Nossa Senhora da Paz, do interior do município. Entre os dois grupos, o público foi superior a 30 pessoas. “Essa é uma atividade de incentivo à educação para o trânsito em todos os momentos da vida. Fomos muito bem recebidos, tanto pela coordenação dos grupos, como pelos professores e alunos”, ressalta Raquel. De acordo com ela, no próximo mês todos os demais grupos receberão a atividade de educação para o trânsito com o objetivo de prevenir incidentes de trânsito com idosos. 

Encontro

Na próxima segunda-feira, 03, o secretário Nacional da Aviação Civil, Dario Lopes, se reúne com deputados estaduais em Porto Alegre. O encontro, que integra o calendário da Frente Parlamentar da Aviação Regional da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP), vai tratar de questões referentes ao setor no Rio Grande do Sul. A intenção é discutir a ações previstas para a área no Estado. Conforme o deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), a seu pedido, a pauta prioritária do encontro será o aeroporto de Passo Fundo. Juliano Roso aponta que na ocasião será possível conhecer quais os reais planos do governo federal para o aeroporto Lauro Kortz. Além disso, a reunião com os representantes do setor de Brasília pode trazer novidades para a região norte do Estado, que é atendida pela unidade aeroportuária de Passo Fundo.

Vestibular complementar

Uma nova oportunidade de ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial está sendo ofertada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Processo Seletivo Complementar de Inverno 2017, para o segundo semestre de 2017. O período de inscrição está aberto e segue até o dia 10 de julho, pelo site vestibular.upf.br. Neste Vestibular Complementar, a UPF oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando até 10% das vagas nos cursos oferecidos. Além disso, será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por meio desse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional. Veja mais no site vestibular.upf.br. Dúvidas podem ser esclarecidas, também, pelo “Disque Vestibular”, 0800-701-8220, ou pelo e-mail informacoes@upf.br.

Gostou? Compartilhe