OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Saúde Jornalizafa

A primeira ação do projeto “Saúde Jornalizada: A arte literária no HC” será realizada no dia 27 de julho, quinta-feira, no Hospital da Cidade, às 14h. O trabalho começa a partir das obras dos autores convidados da Jornada e da Jornadinha, bem como das obras dos autores homenageados. Serão visitados pela equipe pacientes da pediatria e os pacientes em tratamento onco-hematológico. O trabalho mobilizará tanto a equipe da Jornada quanto os grupos de apoio da área da saúde. Primeiramente serão lidas às crianças Lendas do Brasil, a partir da obra de Clarice Lispector: Como Nasceram as estrelas. Aos adultos, serão lidas poesias de Carlos Drummond de Andrade. O ponto de encontro é o saguão da parte nova do HC. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Terceira Idade Digital I

Acessar informações e facilitar a comunicação são alguns dos principais benefícios que o uso dos computadores trouxe para a vida das pessoas. Cada vez mais essa ferramenta se torna essencial e não saber manejá-la pode ser um empecilho para diversas atividades. Pensando nisso, a Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Comai), da Prefeitura de Passo Fundo, oferece aulas de informática para o público atendido nos grupos, através do programa Terceira Idade Digital. As inscrições para os níveis I, II e III estão abertas e podem ser feitas diretamente na coordenadoria, que fica na rua Teixeira Soares, no antigo quartel do Exército.

Terceira Idade Digital II

O objetivo da oficina, segundo a coordenadora do Idoso, Cândida Bertoncello, é proporcionar o aprendizado dessa ferramenta para que o público atendido possa ser mais ativo e tenha acesso às diversas facilidades que o uso de computadores e internet pode trazer para suas vidas. Conforme a chefe de Núcleo, Tania Mara Carraro, as oficinas dessa modalidade são sempre bem aceitas pela comunidade de representam uma ótima oportunidade de inclusão digital para o público da terceira idade. As aulas das novas turmas começam no dia 1º de agosto e acontecem na sede do CRAS II.

O programa

Lançado em agosto de 2013, o programa tem a intenção de promover o conhecimento na área da informática, contribuindo para a inclusão dos idosos na era da internet, o que permite o exercício da cidadania e a conquista da autonomia digital. O programa Terceira Idade Digital é ainda uma oportunidade para que os idosos possam, além de acessar as redes sociais, estudar, digitar textos, pesquisar, verificar contas bancárias e ter mais facilidade com o uso do telefone celular e outros aparelhos eletrônicos, exercitar a mente, a memória e, por consequência, elevar a autoestima.  

Otimismo I

O industrial gaúcho começa o segundo semestre de 2017 com expectativa mais positiva para o futuro. Depois de três quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICIE-RS), levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta terça-feira (25), voltou a subir em julho, 0,5 ponto em relação a junho, e passou para 53,2. “Alguns sinais na economia brasileira, como a geração de emprego formal, juros e inflação declinantes e exportações em ascensão influenciam positivamente, mesmo em um ambiente ainda recessivo e de grande incerteza”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. 

Otimismo II

O ICEI-RS é composto por dois indicadores, o Índice de Condições Atuais (ICA) e o Índice de Expectativas (IE). Ao variar de 0 a 100 pontos, divide avaliações negativas e positivas, revelando otimismo quando acima dos 50 pontos, embora a proximidade indique bastante moderação.  “Por outro lado, a pesquisa foi realizada antes do aumento do preço dos combustíveis. Essa medida afeta a confiança dos empresários, pois além de aumentar os custos de produção, indica que o governo está passando para a população o ônus do ajuste fiscal”, pondera Petry. 

Fies

As inscrições ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano começam seguem até sexta-feira. Serão oferecidas 75 mil novas vagas aos estudantes que procuram um financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. As instituições e os cursos ofertados podem ser consultados na página eletrônica do Fies Seleção. A relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 31 de julho, quando também será aberta a lista de espera.  Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.

Dia de Campo

Com o tema central Produção Rentável, Eficiente e Sustentável, o III Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ocorrerá no dia 22 de agosto, na Embrapa Trigo de Passo Fundo. A programação se estenderá pelo dia inteiro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.Os temas abordados durante o Dia de Campo serão Adubação orgânica: eficiência, Grãos e silagem de cereais de inverno, Manejo de trigo duplo propósito e Madeira: matéria-prima para a propriedade. Para mais informações e inscrições pelo telefone (54) 3316-5800 ou pelo site www.embrapa.br/trigo.

Abono

A Caixa Econômica Federal inicia nesta quinta-feira (27) o pagamento do Abono Salarial calendário 2017/2018, ano-base 2016. Os pagamentos serão efetuados conforme o mês de nascimento do trabalhador, começando com os trabalhadores nascidos em julho. Os beneficiários deste mês, titulares de conta individual na Caixa com saldo acima de R$1,00 e movimentação, terão crédito automático no dia 25 de julho.

Gostou? Compartilhe