OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Tradicionalismo I

A cultura tradicionalista gaúcha será tema de diversas provas no domingo (30) no Salão Social do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo. O concurso interno de prendas e peões do Departamento Tradicionalista movimenta mais de 20 candidatos em seis categorias: Mirim e Piá; Juvenil e Guri; Prenda e Peão. As atividades iniciam a partir das 7 horas da manhã, com o café campeiro que abre o concurso. No turno da manhã, os candidatos participam de provas orais e escritas, que consistem em avaliar os conhecimentos gerais sobre tradicionalismo, geografia do Rio Grande do Sul, tradição e folclore gaúcho. Além disso, as candidatas realizam a Mostra das Prendas, com temas pré definidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. Já os candidatos participam da prova Campeira, em que precisam apresentar o conhecimento teórico e prático sobre a cultura do estado.

Tradicionalismo II

As provas Artísticas ocorrem pela parte da tarde e têm por objetivo avaliar as expressões e desenvoltura dos candidatos, através da poesia, música e da dança. Quatro jurados da 7ª Região Tradicionalista compõem a comissão julgadora que irá avaliar os candidatos de acordo com as categorias e quesitos observados. Após a fase interna, os vencedores concorrem na fase regional em que participam 42 municípios, que representam a 7ª RT na etapa estadual no ano que vem. O resultado oficial dos vencedores do Concurso Interno de Peões e Prendas será divulgado em um jantar na noite de domingo (30).

Fies

Hoje é o último dia para estudantes se inscreverem para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2017. Elas podem ser feitas no site - http://fiesselecao.mec.gov.br/. No total, 75 mil novas vagas estão disponíveis aos estudantes que buscam financiamento em instituições privadas de educação superior. Podem se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.

Saque FGTS

Foi prorrogada a data limite para saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos casos em que o beneficiário comprovar a impossibilidade de comparecimento nas agências da Caixa Econômica. O prazo para saque termina na próxima segunda-feira (31). Mas, para quem não puder fazer o saque, terá até 31 de dezembro de 2018 para fazê-lo. O decreto, entretanto, não detalha quais casos serão considerados impedimentos e quais serão os critérios de comprovação.

Saque FGTS II

Segundo a Caixa Econômica Federal, o montante pago até o dia 19 de julho equivalia a 98,33% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). O número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do FGTS representa 83,73% das 30,2 milhões de pessoas inicialmente beneficiadas pela medida. Nesta etapa do calendário de pagamentos, o saque está liberado para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício, não importa a data de nascimento. Pode fazer o saque quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até 31 de dezembro de 2015. Os trabalhadores podem consultar o saldo a receber na página da Caixa. Outra opção é o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 2017.

Projeto literário

O livro “No Coração da Floresta”, da escritora passo-fundense Luciana Lhullier, é tema de um projeto de incentivo à leitura que está sendo realizado no IESTA – Instituto São Tomás de Aquino, de Marau. Mais de 600 alunos da escola estão envolvidos com as atividades. Os estudantes já tiveram contato com a obra, através de um trabalho executado desde o início do ano, de forma interdisciplinar. As ações vão desde releituras feitas em aulas de artes, até interpretações dos contos de fadas e a leitura do livro de Luciana.  “No Coração da Floresta” traz uma coleção de poemas, ensaios e imagens que remetem a histórias conhecidas da cultura ocidental. O encerramento do Projeto Literário do IESTA acontecerá no dia 27 de outubro, na Casa de Cultura de Marau, com um bate-papo com a autora.

Velocross

A programação de comemoração ao 62º aniversário do município de Tapejara contará com realização das etapas gaúcha e nacional de velocross. No sábado, 5 de agosto, acontece a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross e a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross no Parque Municipal de Rodeios Ângelo Eugênio Dametto. No domingo (6) as atividades do brasileiro e estadual seguem no Parque Municipal. A entrada é gratuita e a promoção é do Grupo Tapejara Moto Clube. A realização é da Federação Gaúcha de Motociclismo; Supervisão CBM e apoio da Prefeitura Municipal de Tapejara.

MPT em novo endereço

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Passo Fundo passará a funcionar em novo endereço a partir de 1º/9. O novo prédio, na R. Antônio Araújo, 1115, Centro, atende os requisitos de acessibilidade, tem 1431,3 m², e conta com três salas de audiência, um auditório e quatro gabinetes. O novo endereço é próximo à Justiça Federal, Ministério do Trabalho e demais órgãos do polo jurídico da cidade. Por conta da mudança e organização do novo prédio, o atendimento ao público e prazos administrativos serão suspensos entre 31/7 e 31/8. Os casos de urgência serão atendidos em regime de plantão. As atividades regulares serão retomadas no dia 1º/9, das 11h e 17h.

Itaimbé Nissan

A Itaimbé Nissan Passo Fundo inaugurou novas instalações no município. A concessionária tem carros novos, semi-novos, assistência técnica e pelas. O novo espaço fica localizado às margens da ERS 153, saída para Ernestina, próximo ao trevo da Caravela. Durante o evento, também foi apresentado aos convidados o Nissan Kicks 2018, inovação japonesa inspirada na intensidade das cidades brasileiras e, agora, produzido no Brasil. O carro esporte e utilitário vem com muito espaço, conforto, desempenho, tecnologia e inovação.

Gostou? Compartilhe