OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Mostra literária

Considerado um dos intelectuais mais importantes da cultura brasileira, Millôr Fernandes produziu uma vasta obra acessível e de uma grande lucidez crítica. Até o dia 31 de agosto, o município de Passo Fundo recebe a Mostra Literária do poeta de inúmeras profissões. A comunidade pode visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e nos sábados, das 13h às 18h, na Biblioteca do Sesc, localizada no 5º andar da Avenida Brasil, 30, com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3311-9973.

Economia

Em balanço, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) anunciou que o comércio do Rio Grande do Sul movimentou R$ 357 milhões em vendas para o Dia dos Pais. Com relação ao ano passado, o valor significa o aumento de 3,2%. O movimento anual no segundo domingo de agosto perde para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.  Entre os itens mais vendidos estão roupas, produtos esportivos e perfumes. Conforme o presidente da AGV, Vilson Noer, as vendas para o Dia dos Pais salvaram o mês de agosto dos lojistas. “O movimento foi dentro do que estávamos aguardando, e isso é importante, pois demonstra que o consumidor está um pouco mais confiante”.

Casa da Mulher

Aproximar ações, estreitar laços e melhorar ações foram os objetivos da visita que a equipe do Projur Mulher e Diversidade, projeto desenvolvido pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), realizou na Casa da Mulher Maria da Penha, em Passo Fundo. O encontro ocorreu na última quarta-feira (9). Segundo a coordenadora do projeto, professora Josiane Petry Faria, a ideia foi realizar uma visita técnica, juntamente com a delegada Rafaela Bier, responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), para observar as necessidades da casa, os procedimentos realizados e o que as atendidas esperam do Projur. “Foi uma visita bastante significativa, pois pudemos ouvir as demandas, refletir sobre o que podemos melhorar, além de traçar metas para este ano e para 2018”, destacou.

Fórum

O Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade promoveu, na última semana, a primeira edição do Fórum Diagnóstico Molecular em Câncer de Pulmão Não Pequenas Células. O evento teve a participação do membro titular e fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, Dr. Ricardo Kalaf Mussi, que ministrou a conferência “O papel do cirurgião torácico na era da medicina personalizada”. O fórum encerrou com a conferência “Teste de Mutação EGRF e suas implicações na prática clínica”, ministrada pela bióloga Viviane Dias.

Feira do Livro

Evento tradicional na Capital Nacional da Literatura, a Feira do Livro de Passo Fundo terá o pré-lançamento durante a Semana de Passo Fundo em Porto Alegre, que acontecerá de 14 a 20 de agosto. O evento está marcado para o dia 15 de agosto às 17h30, na Casa de Cultura Mário Quintana.  O destaque é para a presença do escritor e patrono da 31ª Feira do Livro, Luis Fernando Verissimo, criador de personagens como Ed Mort e Analista de Bagé. A Feira do Livro, que será de 3 a 12 de novembro, no Bourbon Shopping, tem o tema “Livro, a escada para o mundo do conhecimento”. O encontro cultural e literário ainda contará com show de encerramento de Os Fagundes e, também, da dupla Reverb, formada por Allan Dias Castro e Tiago Corrêa, que une música e poesia.

Jornalendo I

O Jornalendo atinge mais de 200 escolas de quatro Coordenadorias Regionais de Educação (7ª, 9ª, 15ª e 39ª), que receberão cerca de 4,5 mil obras de autores que participarão da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro em Passo Fundo. O primeiro município a receber o projeto é Cruz Alta, nos dias 14 e 15 de agosto. A atividade também acontecerá neste mês em Erechim (16 e 17), Carazinho (17 e 18) e Passo Fundo (30). A ação integra a programação da Pré-Jornadinha, período de leitura prévia das obras dos autores que estarão na Jornada em outubro. O Jornalendo é um projeto conjunto entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Universidade de Passo Fundo (UPF).

Jornalendo II

As ações nos municípios serão semelhantes às Estações de Leitura, que já acontecem em Passo Fundo, e contarão com apresentações de trabalhos das escolas, shows e oficinas. Além disso, por meio de uma parceria com o Sesi-RS, o projeto receberá as unidades móveis do Centro Cultural Sesi-RS, que são espaços que proporcionam o acesso à leitura, à cultura e à inclusão digital, atendendo a todas as normas de acessibilidade. As atividades mobilizarão a comunidade em espaços pedagógicos, formando leitores aptos a apreciar as distintas manifestações culturais. Essa é a primeira vez na história das Jornadas Literárias que um convênio dessa magnitude com o Governo do Estado é firmado.

Músicas e mimos para homenagear os pais

A semana que passou foi repleta de emoção e homenagens no Centro Oncológico Infatojuvenil do Instituto do Câncer Hospital São Vicente. Com o auxílio das pedagogas Silvia Ricci e Daniela Dias, do Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida, as crianças e adolescentes personalizaram um copo para presentear os pais e ensaiaram a apresentação de uma música, que fez rolar lágrimas em muitos pais e mães. A música escolhida foi “Pai e Mãe” do cantor Michel Teló, que em seus versos diz: “Pai, Mãe, queria lhes dizer o que eu sinto aqui dentro de mim, sentimento puro e verdadeiro de um amor sem fim, resumindo Pai e Mãe te amo e vai ser sempre assim”. Além da música e do mimo, as crianças confeccionaram um painel com a foto dos pais no corpo do Super-Homem e também tiveram a oportunidade de fotografar eles no painel do super-herói, momento que trouxe descontração e risos de todos.

Gostou? Compartilhe