OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Gasolina I

A Petrobras anunciou para hoje (5) novo aumento da gasolina de 3,3% e do diesel de 0,1%. Nos últimos reajustes consecutivos, a gasolina acumulou acréscimo de preço de 11,2% desde o dia 31 de agosto e o diesel ficou 8,94% mais caro desde o dia 29. O aumento é nas refinarias e está de acordo com a nova política de preços da estatal, que utiliza como base “o preço de paridade de importação, que representa a alternativa de suprimento oferecido pelos principais concorrentes para o mercado - importação do produto”.

Gasolina II

Após dois meses em vigor da nova política de reajuste do preço dos combustíveis, a Petrobras avaliou como positiva a mudança implantada em 3 de julho, com aumentos ou reduções quase diários da gasolina e do óleo diesel. Em reunião na semana passada, o Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da Petrobras disse que “os ajustes promovidos têm sido suficientes para garantir a aderência dos preços praticados pela companhia às volatilidades dos mercados de derivados e ao câmbio”. Segundo a estatal, durante o mês de agosto os ajustes acumulados foram de +3,4% na gasolina e de +2,2% no diesel, até o dia 29 último. Em julho, na avaliação feita até o dia 27, os ajustes acumulados foram de 4,7% no diesel e de - 0,6 % na gasolina.

Pontes e viadutos

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria dos Transportes (ST), avança em mais uma etapa para a preservação das pontes e viadutos do Rio Grande do Sul. Desde ontem, foi iniciada uma nova série de vistorias no conjunto de 850 estruturas que estão sob jurisdição do órgão. “O foco principal é garantir a segurança de motoristas e pedestres, mas também queremos preservar as obras existentes, aumentando sua vida útil e evitando, sempre que possível, gastos desnecessários com novas construções”, explica o secretário dos transportes, Pedro Westphalen.

Pontes e viadutos II

O trabalho é coordenado pela Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA) do Daer, que contratou uma empresa via pregão eletrônico por R$ 2,7 milhões. As atividades serão divididas em quatro regiões gaúchas: Norte, Sul, Leste e Oeste. As vistorias iniciam pelas pontes e viadutos que apresentam pior estado de conservação.

Declaração de ITR I

O prazo para que proprietários de imóveis rurais de todo o Brasil enviem a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) está aberto desde 14 de agosto. O projeto de extensão Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF), criado em parceria com a Receita Federal, realiza gratuitamente para a comunidade a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR).

Declaração ITR II

O atendimento acontece nas terças e sextas-feiras, das 13h30min às 18h30min, na Sala de Extensão da Feac, prédio B6, Campus I da UPF. A DITR deverá ser apresentada até 29 de setembro. Caso o contribuinte apresente a DITR fora do prazo, estará sujeito à aplicação de multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50,00. É importante que o contribuinte traga a última declaração entregue, para um melhor atendimento.

Divaldo Franco I

Realizada na última semana, a conferência com o principal médium e orador espírita do mundo, Divaldo Pereira Franco, reuniu aproximadamente 8 mil pessoas em Passo Fundo. Com entrada gratuita, as pessoas que quisessem poderiam doar alimentos não perecíveis, arrecadados no ponto de coleta do evento. A solidariedade mais uma vez fez a diferença: foram arrecadadas mais de 6 toneladas. Todo o montante foi encaminhado para a Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo, que realizou a triagem dos alimentos e destinou para pontos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.

Divaldo Franco II

Receberam doações os quatro Centros de Referência de Assistência Social, ONG Amor, Lar da Vovô, Solar Nossa Senhora Aparecida e Projeto Transformação. “Buscamos distribuir os alimentos para os serviços que atendem diretamente os menos favorecidos no município. Ficamos muito gratos com essa doação e a possibilidade dos alimentos chegarem para milhares de famílias”, disse o secretário da pasta, Wilson Lill. A atividade foi promovida pelo Conselho Regional Espírita da 9ª Região, com o apoio da LEAX Livraria Espírita, Uniões Municipais Espíritas de Passo Fundo, Carazinho e Erechim e da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. 

Banhado da Vergueiro

Aprender sobre temas como água, biodiversidade, bem-estar dos animais e reciclagem são objetivos da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, que está instalada no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. Por isso, as atividades de educação ambiental buscam aproximar as pessoas da natureza, especialmente crianças e adolescentes. Desde março até o mês de agosto deste ano, 1.100 alunos de 21 escolas da cidade foram ao parque. O contato com o espaço, as palestras e informações buscam criar políticas públicas que impactam diretamente no dia a dia das pessoas e, aos poucos, contribuem para uma cultura de conscientização em relação ao meio ambiente.

Delação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu manter em segredo de Justiça os áudios que revelam conversas do empresário Joesley Batista e seus advogados durante o processo de negociação do acordo de delação premiada fechado com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Os áudios foram recuperados pela Polícia Federal (PF) após a defesa do empresário retirar as gravações do pen drive que foi entregue aos peritos para comprovar a veracidade dos áudios que foram utilizados para basear as primeiras denúncias envolvendo as delações da JBS.

Gostou? Compartilhe