OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Apresentação

O projeto Sonora Brasil Sesc, que tem como objetivo apresentar atrações musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, chega a sua 20ª edição com o tema “Bandas: formações e repertórios”. No dia 25 de setembro, às 20h, no Teatro do Sesc Passo Fundo (Avenida Brasil,30), a comunidade terá a oportunidade de assistir a performance do Quinteto de Metais UFBA, da Bahia.  A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados no local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4318, no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo ou na página www.facebook.com/sescpassofundo.

Serviço:

Data: 25 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Avenida Brasil, 30)

Classificação Etária: Livre

I Fórum do Agronegócio

Está confirmado para o dia 26 de setembro o lançamento oficial do I Fórum do Agronegócio, às 14h, no Espaço Conviver da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (Fabe). O evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Parque Lauro Ricieri Bortolon, junto a Expomarau 2017. Com o tema: A profissionalização do Gestor Rural, o I Fórum do Agronegócio tem o objetivo de fomentar as discussões sobre os diversos aspectos que norteiam e sustentam o agronegócio da região de Marau. As inscrições podem ser feitas através do site: fabemarau.edu.br/inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3342 8301.

Café com Negócios I

A Acisa Passo Fundo e o Sebrae RS realizaram mais uma edição do Café com Negócios, na manhã desta quinta-feira (21). O encontro teve como palestrante o engenheiro agrônomo e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Luiz Ataides Jacobsen, que falou sobre “Produção e mercado internacional de alimentos: perspectivas e tendências”. De acordo com ele, o consumo de alimentos tem crescido bastante há alguns anos, como é o caso da carne de frango no Brasil, que de 1995 pra cá teve um aumento de 165%, enquanto a população cresceu 30%.

Café com Negócios II

Segundo o professor, o mercado de alimentos continua sendo importante e se constitui numa real oportunidade para o Brasil que é, atualmente, um dos maiores exportadores de alimento do mundo. Sobre a evolução do consumo de grãos no mundo, o professor destaca que a produção de milho, mesmo não sendo a principal opção dos produtores no RS, cresceu no Brasil, tornando o país o segundo maior exportador do grão. Conforme dados apresentados, desde 1995, o grão com maior consumo é a soja, que teve um crescimento de 162%, e em seguida vem o milho, com 95%.

Festival I

Com o intuito de proporcionar momentos de convivência, lazer e integração, no dia 24 de setembro, a Escola Notre Dame Menino Jesus promoverá apresentações artísticas, atividades recreativas e brincadeiras, além de mateada, na Praça Capitão Jovino, por meio do Festival da Família na Praça. O evento será aberto à comunidade e permitirá fortalecer os laços afetivos e solidários.

Festival II

A programação, agendada para às 14h, inclui, ainda, espetáculo infantil com o grupo de Artes Cênicas Os Peraltas e a possibilidade de exercício da solidariedade, pois os participantes do Festival poderão doar brinquedos novos e usados em bom estado de conservação à Ação Social promovida pela Juventude Notre Dame - grupo de Pastoral Escolar que busca a vivência dos valores humanos, a oportunidade de expressar sua fé em Deus e a experiência do “jeito de ser” Notre Dame.

Projeto

Aproveitando o Dia da Árvore, comemorando ontem (21), a Fundação Beneficente Lucas Araújo incentivou as crianças e adolescentes da Escola de Educação Infantil e do Lar da Menina a colocarem a mão na massa. Dentro do projeto “Vida Saudável”, foram plantadas 32 mudas de frutas nativas. Uma das ações do projeto é a ampliação do pomar, localizado no pátio da entidade. O projeto teve apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundica), e também do COMDICA. Para valorizar a atividade, cada turma que plantou uma árvore, apadrinhou algumas plantas.

Inadimplência I

A inadimplência do consumidor caiu 3,1% em agosto de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na análise acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 2,1%. Nos valores acumulados no ano, a inadimplência ainda apresenta retração de 1,0% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016, o indicador apresentou 3,7%.

Inadimplência II

Para o diretor do SCPC Passo Fundo, Valter Ceolin, “as adversidades da economia brasileira ao longo dos últimos anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição da inadimplência”, disse. Segundo ele, mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, espera-se uma retomada da demanda de crédito, expandindo a renda das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2017.

Gostou? Compartilhe