OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Chá beneficente

A ONG Poder Fazer realiza neste sábado um chá para arrecadar fundos para manutenção da entidade. Será a partir das 15h, na Igreja Luterana. Um brechó será montado no local para interessados em colaborar. A Igreja Luterana fica na Paissandú, 1061.

Filó Italiano I

A comunidade do Povoado São Paulo – Linha 20 Parizzi recebeu o Filó Italiano na noite desta quinta-feira (24), que reuniu cerca de 150 pessoas. O evento faz parte da programação da Semana Cultural de Casca. Também foi realizado o Encontro da Família na Escola organizado pela Escola Estadual Manoel da Nóbrega. O evento contou com apresentações dos alunos da Escola Manoel da Nóbrega, enfatizando a importância da família. Também apresentaram-se mães e pais de alunos com peças teatrais e piadas em “talian”.

Filó Italiano II

Após as apresentações culturais, todos confraternizaram com os pratos de doces e salgados trazidos pela comunidade. “Nossa Semana Cultural tem sido muito bonita. As crianças têm se dedicado e mostrado que o Município possui verdadeiros artistas. O Filó é um esforço para manter a riqueza cultural das tradições da etnia italiana e foi um sucesso de público. Agradecemos à comunidade e escola da Linha 20 pelo empenho em manter as tradições” salienta o Secretário de Educação e Cultura, Nathan Ferrari Pastre. Como lembrança da homenagem à família, os participantes puderam levar para casa potinhos de “chimia” de abóbora preparada pelos alunos. A Semana Cultural encerrou-se nesta sexta-feira (25) com a o III Sarau Cultural.

Terapia Nutricional I

A nutricionista Fabiana Guedes e a enfermeira Simone Araujo, integrantes da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, ministraram um treinamento sobre Terapia Nutricional em Neonatologia e Pediatria para os profissionais que atuam no CTI Pediátrico e Neonatal, UCINCO e Pediatria. O momento buscou reforçar a importância do trabalho multiprofissional e mostrar como este faz diferença no tratamento.

Terapia Nutricional II

Na oportunidade as profissionais abordaram as indicações da Terapia Nutricional para os pacientes neonatos e pediátricos bem como, os cuidados de enfermagem na Terapia Nutricional. O treinamento foi divido em dois momentos, onde Fabiana falou sobre as indicações e promoveu uma sensibilização com a equipe e Simone trouxe a questão dos cuidados de Enfermagem. “Buscamos sensibilizar a equipe para o cuidado com os pequenos e mostrar que o trabalho em equipe traz muitos benefícios aos pacientes. Além disso, o nosso objetivo foi enfatizar a importância da Terapia Nutricional para a recuperação e manutenção do estado nutricional dos pequenos”, evidenciaram.

Acelerador Linear

A equipe do setor de Radioterapia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, realizou nesta semana, de 22 a 24 de agosto, um treinamento com equipe da Elekta, para iniciar as operações do novo Acelerador Linear Synergy – Elekta, adquirido recentemente pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Os oito técnicos em Radioterapia, físicos e médico realizaram a atividade no próprio acelerador. Esta etapa iniciou a familiarização dos profissionais com o aparelho, que trouxe várias inovações como as técnicas de IMRT, VAMT, e IGRT (radioterapia guiada por imagem), este último que permite uma tomografia para localização precisa do tumor que será tratado no momento da aplicação da radioterapia. O conjunto de técnicas, a equipe o aparelho trarão confiança no tratamento e melhores resultados no combate ao câncer com menos risco de complicações.

Semana da Pessoa com Deficiência I

Instituída em 1964, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência ocorre nos últimos dias do mês de agosto com a intenção de conscientizar a população sobre direitos e inclusão. Durante a abertura das atividades da semana, em Passo Fundo, realizada na segunda-feira (21), na APAE de Passo Fundo, os professores do curso de Direito da UPF apresentaram as ações que serão oferecidas à entidade pela Faculdade de Direito da UPF através de um convênio que foi firmado para atender as demandas jurídicas. Participaram do evento o procurador Federal e coordenador do SAJUR de Passo Fundo, Roberto Carlos Gradin, advogado e presidente da Subsecção da OAB de Passo Fundo, Luciano Migliavaca, e o procurador do Estado aposentado, Edmar Vianei Marques Daudt, além de usuários e familiares que participam dos projetos da APAE.

Semana da Pessoa com Deficiência II

Os serviços que estarão à disposição da APAE, como SAJUR, Projur Mulher e Diversidade, Balcão do Consumidor e Balcão do Trabalhador terão a intenção de contribuir para o esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de audiências, quando necessário. “O convênio apresentado vai nos trazer facilidade e agilidade em responder os questionamentos jurídicos que as famílias nos trazem, e muitas vezes não temos como esclarecer. ” Enfatiza a coordenadora da política de assistência social da APAE de Passo Fundo, Andreia Slavieiro, uma das idealizadoras do projeto.

Gostou? Compartilhe