OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Dia da Terceira Idade

O dia 1ºde outubro é o Dia Nacional da Terceira Idade. Pensando nisso, a Associação Atlética Acadêmica de Medicina Paulo Mesquita Filho (AAAMPMF), junto dos alunos de medicina da IMED, realiza uma confraternização com os idosos da Fundação Lucas Araújo. O evento tem por objetivo levar alegria, abraços, música boa e muita energia positiva aos idosos e funcionários que lá residem. Além disso, orientações sobre saúde enriquecerão a tarde, tudo por conta da Liga de Dermatologia. A Associação agradece ainda as empresas Magia Modas, Lojas Pompeia, Livraria Fecopel, LS Cosméticos, Livraria Diocesana e Farmácia Preço Popular pelo apoio ao bingo.

Tô Dentro

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura, através da Universidade Popular, informa que um simulado de preparação para o Enem acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro, Além dos alunos do Programa Tô Dentro, estudantes de outras instituições que estiverem se preparando para a prova também podem participar. As inscrições devem ser realizadas presencialmente nos dias 09, 10 e 11 de outubro, das 19h às 22h, na sede da Universidade Popular, que fica no primeiro andar da Faculdade Ideau, na avenida Rui Barbosa, 103 (esquina com a avenida Brasil) – bairro Petrópolis.

O simulado

As provas do simulado acontecerão nos 16, 17 e 18 de outubro, das 19h às 22h, na sede da Universidade Popular, que fica no primeiro andar da Faculdade Ideau, na avenida Rui Barbosa, 103 (esquina com a avenida Brasil) – bairro Petrópolis. Mais informações pelo telefone (54) 3315-6997.

Festival de Música do Passo I

O Festival de Música do Passo já tem as canções vencedoras da segunda edição. O objetivo é produzir um CD comemorativo e temático dos 160 anos de Passo Fundo. Com entrada gratuita, toda a comunidade está convidada para conferir a apresentação inédita das músicas do Festival, que acontecerá neste sábado (30), às 20 horas, no Teatro Municipal Múcio de Castro.
Relação das músicas vencedoras:
“Passo” – Alini Bouvié Alvares
“Aqui é o Meu Lugar” – Ana Tereza Zordan Costa
“Meu Passo Fundo” – Carlos Alberto Lago
“Passo Fundo” – Gabriel Moreira
“O Palácio da Maroca” – Mateus Cavalheiro Del Ré
“Passo a Passo” – Paulo Renato Saggiorato
“Filho do Coração” – Paulo Ricardo Andrade Laurentino
“De Volta pra Casa” – Paulo Ricardo Andrade Laurentino
“Pra Cantar a Minha Terra” – Pedro Luiz Neves de Paula

Festival de Música do Passo II

Ao todo, nove músicas foram selecionadas. A ordem das apresentações ocorrerá através de sorteio, que aconteceu na tarde dessa segunda-feira (25), na Secretaria de Cultura. A mesma ordem será utilizada para a gravação do CD. “Este ano o objetivo principal do Festival foi fazer uma homenagem aos 160 anos de Passo Fundo. Convidamos nossos músicos e compositores a criar músicas sobre o tema, que ficarão registradas em um CD”, disse o secretário de Cultura, Pedro Almeida. A promoção é da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Associação Passo-Fundense de Músicos e Compositores (APMC).

Dia Mundial do Coração I

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira, a programação alusiva ao Dia Mundial do Coração. As atividades serão realizadas em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia da Universidade de Passo Fundo e com o Hospital da Cidade de Passo Fundo. A programação será desenvolvida na unidade de saúde do bairro Jerônimo Coelho, das 9h às 16h. A data serve para reforçar a importância e a necessidade de cuidado com a saúde do coração. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros poderiam ser evitados se ações preventivas fossem adotadas.

Dia Mundial do Coração II

No dia do evento serão oferecidas orientações multiprofissionais de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas sobre a prevenção e cuidados no tratamento das doenças cardiovasculares. Também serão realizados aferição da pressão arterial, medição da circunferência abdominal, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), exame de glicose sanguínea e teste de colesterol (necessário jejum de 8 horas).

Gasolina

Os preços da gasolina e do diesel nas refinarias serão reduzidos em 0,3% e 0,4%, respectivamente, a partir de hoje (26). O reajuste foi anunciado ontem (25) pela Petrobras. A atual política de preços da estatal permite reajustes nos preços dos combustíveis a qualquer momento, até diariamente, desde que a variação acumulada por produto esteja dentro da faixa de -7% a +7%. No último dia 23, o diesel e a gasolina haviam subido 0,6% e 0,2% nas refinarias, respectivamente. O impacto do reajuste no preço final ao consumidor depende de outros fatores da cadeia de combustíveis, principalmente distribuidoras e postos revendedores.

Gostou? Compartilhe