OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Georgia Anunciação lança livro

Gerogia Anunciação estará lançando neste sábado o livro O Clube da Puta (Editora Berthier) no Yuca Arte Bar (na Capitão Eleutério quase esquina com Paissandu). Entre 19h e 22h a autora estará autografando. O livro é um panorama sobre a miríade de comportamentos, angústias e expectativas de uma geração contestadora e extremamente consciente das desigualdades pelas quais as mulheres estão expostas.

Parceria

A Imed fechou parceria com o Sindilojas de Passo Fundo, pela qual vai realizar pesquisas, que permitam ao Sindicato atuar e criar ações para auxiliar a categoria, nas metas, resultados quando se fala compra, venda e consumo. A parceria foi fechada pela presidente da entidade, Sueli Marini e pelos representantes da instituição Kenny Basso e Adriano José da Silva. O  núcleo de pesquisas da Imed vai desenvolver o trabalho.

Meu Bebê, Meu Tesouro I

A convite da Fundação Abrinq, reconhecida em todo o país pelo trabalho em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, o secretário de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, Luiz Artur Rosa Filho, foi a Palmas para apresentar as ações e indicadores positivos do Programa Meu Bebê, Meu Tesouro. Passo Fundo foi um dos municípios vencedores da 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que coloca em evidência as gestões voltadas a melhorar a vida de crianças e adolescentes em todo o país. Com os custos de viagem pagos pela Fundação, a iniciativa busca compartilhar boas práticas com outros municípios.

Meu bebê, Meu Tesouro II

Entre os dados de mais destaque estão a diminuição da taxa mortalidade infantil: de 12,93 em 2013 para 7,39 em 2017, sendo a meta estadual 9,99; assim como a redução do baixo peso ao nascer: de 12,13% em 2013 para 10,28% em 2017, indicando a diminuição da proporção. Além disso, o número de gestantes com menos de 19 anos caiu de 16,91% em 2013 para 13,55% em 2017. Aliado a esse dado, há uma maior conscientização das gestantes do município, que aumentaram proporção de pré-natais, chegando a mais de sete consultas. Os índices mostram a construção das políticas públicas e os resultados alcançados durante as duas gestões do governo do prefeito Luciano Azevedo.

Jovens Tradicionalistas I

Neste domingo (01) o Parque Grêmio dos Viajantes do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo será sede do primeiro encontro de Jovens Tradicionalistas do RS (Ejotrad/RS). A promoção do Departamento Tradicionalista do Juvenil é pioneira no estado e tem o objetivo de movimentar os jovens em função da tradição gaúcha. A expectativa é que mais de 250 pessoas participem das atividades que iniciam a partir das 8h30 da manhã e se estendem até às 22h.

Jovens Tradicionalistas I

Jovens entre 12 a 25 anos vindos de toda a região devem movimentar as oficinas programadas. Entre os municípios participantes, grupos de Casca, Marau, Lagoa Vermelha, Erechim, Carazinho, Água Santa, Não-Me-Toque e Santo Antônio do Palma confirmaram presença na programação. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site http://bit.ly/2fzuWpd. O prazo máximo para a inscrição é até às 12hs deste sábado (30) com o pagamento de uma taxa de R$ 5,00. Além disso, cada entidade participante é estimulada a doar alimentos que serão revertidos para a ONG Amor. Todos os valores arrecadados serão doados para a instituição de caridade.

Outubro Rosa I

O Bella Città Shopping tradicionalmente dedica o mês de outubro a realizar ações que possam conscientizar as mulheres a reforçar a prevenção ao câncer. Para este ano, o Bella Città preparou diversas ações que estarão espalhadas pelo shopping. Uma delas é o “Lounge Rosa”, uma parceria de muitos anos com o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo através do Instituto do Câncer. Durante todo mês, aos finais de semana, profissionais da área da saúde estarão prestando esclarecimentos sobre a doença e ainda terá entrega de laços rosa e material informativo sobre prevenção e tratamento contra o câncer de mama. A ação vai acontecer no 2º andar do Shopping, em frente à loja Gang, aos sábados das 10h às 22h e domingos das 11h às 22h.

Outubro Rosa I

Outra atividade é o “Espaço Rosa”, uma parceria com o Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN) e a clínica KOSMA de Passo Fundo. No decorrer da programação, bate-papos serão realizados com os temas: “Prevenção do Câncer de Mama”, “Doenças da Mulher” e “Câncer de Mama”, além de exames clínicos das mamas, verificação de pressão arterial, exame de glicose, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliação odontológica que trará especialistas para dentro do Shopping, fazem parte das atividades que serão oferecidas a toda comunidade. Ainda, o projeto Desenhando Sorrisos irá desenvolver atividades com as mulheres. As ações do “Espaço Rosa” vão acontecer no 2º andar do Bella Città, ao lado da OR Games, de segunda a sexta das 12h às 20h, aos sábados das 11h às 20h e nos domingos das 14h às 19h.

Semana 5’Ss

Adotado na década de 50 no Japão, o programa 5Ss é utilizado pelo Hospital São Vicente de Paulo desde 1996. O 5S’s é um programa que contém cinco diretrizes: senso de arrumação (Seiri), senso de ordenação (Seiton), senso de limpeza (Seisou), senso de higiene (Seiketsu) e senso de autodisciplina (Shitsuke). Todos os anos, o programa é evidenciado através das atividades organizadas pelos membros do Comitê 5S’s. Neste ano, a XXI Semana do Programa 5S's tem como lema “Promovendo a qualidade contínua dos processos” onde os funcionários da instituição vão poder participar de oficinas e atividades gratuitas desde a segunda-feira, 02, até a sexta-feira, 06 de outubro. A programação traz oficinas de arrumação, organização, customização e reaproveitamento, momentos de relaxamento e meditação para os funcionários com palestras, feiras de saúde, oficinas de maquiagem, sucos e lanches saudáveis e também exposição de trabalhos e artesanatos feitos pelos colaboradores.

Simpósio em Oncologia

O 1º Simpósio Multidisciplinar em Oncologia, realizado pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), acontece em Passo Fundo, neste sábado, 30 de setembro. O evento envolverá as áreas de medicina, oncogenética, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e odontologia. A atividade conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), além de diversas instituições de saúde e de educação. O Simpósio Multidisciplinar em Oncologia será o primeiro realizado no interior do Estado e abordará diferentes áreas e especialidades voltadas para o tratamento do paciente oncológico. O evento pretende reunir, especialmente, médicos, profissionais da área da saúde e estudantes. Palestrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estarão em Passo Fundo para discutir sobre os avanços e práticas relativas utilizadas no cuidado ao paciente. 

Simpósio em Oncologia

Os cuidados oferecidos por uma equipe multidisciplinar especializada pode contribuir para melhores resultados no tratamento. O câncer é uma doença muito complexa e que necessita da intervenção de vários profissionais durante as diferentes fases do tratamento. Entre os temas abordados na programação estão: “Efeitos adversos da Terapia Alvo”; “Identificando o paciente de alto risco e a oportunidade de prevenção do câncer”; “Fundamentos da Imunoterapia e Manejo dos Efeitos Adversos”; “Fisioterapia Oncofuncional”; “Náuseas e Vômitos – Otimização e qualidade de vida”; “Biossimilares – Segurança, Bioequivalência e Acesso”; “Dor Oncológica”; “Atenção fonoaudiológica ao paciente com câncer - Prevenção e Reabilitação”; “Impacto das informações da internet na conduta nutricional de pacientes oncológicos”; “Avaliação e manejo odontológico no tratamento quimioterápico”; “Impacto das Emoções no Tratamento Oncológico”; e “Os desafios da Governança em uma instituição de saúde”.

Gostou? Compartilhe