OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Leitos no HBCS

A emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB) ao orçamento da União em 2016, no valor de R$ 299 mil, para a saúde de Passo Fundo foi paga, nesta quinta-feira (5), pelo governo federal. O recurso deverá ser empregado na obra de reforma no Hospital Beneficente Doutor César Santos (HBCS). Segundo o vereador Leandro Rosso (PRB), o investimento deverá ser utilizado para a criação de até 85 leitos, além de ampliar a capacidade da instituição de atendimentos de média para alta complexidade. O projeto prevê ainda a reestruturação dos setores de pronto atendimento adulto e infantil, do ambulatório e da ala de internação. A destinação da verba também atendeu a reivindicação do presidente municipal do PRB, Josemar Mazzaro, e do coordenador regional da sigla, Fernando Natalino.

Palestra sobre Vendas

“Como obter resultado em um cenário competitivo” é o tema da próxima palestra promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo através do CDL nos Bairros, projeto que busca desenvolver e capacitar empresários e seus colaboradores, além de aproximar entidade e associados. Com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Cooperativa Sicredi Integração de Estados RS-SC e do SEBRAE, o quarto encontro do ano acontece no dia 16 de outubro, segunda-feira. O palestrante é Clóvis Lumertz – consultor com mais de 30 anos de experiência. O evento será realizado no Clube Caixeiral, Centro, às 19h30. Reservas e informações pelo telefone (54) 3045-8804 ou pelo e-mail: milena@cdl-pf.com.br.

 Gestão e Desenvolvimento I

Neste domingo, dia 8 de novembro, Passo Fundo vai sediar o 2º Fórum de Gestão e Desenvolvimento, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Unidade do Rio Grande do Sul (ABRHRS) e Prática – Desenvolvendo Pessoas e Organizações, com apoio da Prefeitura de Passo Fundo. O tema desta edição é Negócios, Carreira e Propósito de Vida e acontece das 18h às 21h30 no Gran Palazzo.

 Gestão e Desenvolvimento II

Os palestrantes serão Márcio Mancio, que vai abordar Cenário, Tendências e Desafios nos Negócios; Ligia Nery, com o tema Gestão de Carreira; e Clóvis de Barros Filho, abordando A Vida que Vale a Pena ser Vivida. As inscrições podem ser feitas pelo www.abrhrs.org.br. Os ingressos à venda estão no segundo lote. Sócios da ABRHRS têm desconto de 30% e estudantes contam com desconto de 50%.

 Feira de Artesanato 

Trabalhos manuais viram arte nas mãos de artesãos. Para mostrar o que é produzido em Passo Fundo e oferecer uma forma de comercialização desses produtos, a Associação Gaúcha de Artesãos e Artistas Plásticos de Passo Fundo promovem neste domingo, dia 8 de outubro, a 6ª Feira de Artesanato. A exposição e comercialização de produtos será na parte externa da Estação da Gare, das 13h30 às 18h30 e conta com o apoio do Setorial do Artesanato e Confraria das Artes. A Feira tem como objetivo é apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos artesãos locais, agregar novos membros e comercializar produtos produzidos manualmente.

Hematologia e Oncologia Pediátrica

Começou ontem no auditório da Ameplan, a III Jornada de Hematologia e Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através do Instituto do Câncer e Centro Oncológico Infantojuvenil. A terceira edição do evento traz o tema Oncologia Pediátrica - “Atenção pode ser Câncer”, com o foco no diagnóstico precoce, na atualização e divulgação de avanços técnicos-científicos aos profissionais da área. A jornada encerra hoje e aborda os seguintes assuntos: oncologia pediátrica, epidemiologia, sinais e sintomas, linfomas na infância e adolescência, tumores prevalentes, emergências oncológicas, tumores ósseos, cuidados com o paciente oncológico pediátrico, além de cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Todos os temas são abordados na perspectiva multiprofissional, sendo apresentados por especialistas renomados.

 Museu itinerante I

Passo Fundo recebe, de 17 a 19 de outubro, o Sesi Com Ciência que leva o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC/RS ao Centro de Atividades do Sesi. “O conhecimento é o bem maior que um cidadão pode adquirir. E o Sesi-RS está levando a ciência e a cultura ao trabalhador da indústria e seus dependentes”, destaca o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.  A intenção é promover a popularização da ciência e da tecnologia nas escolas e comunidade e instigar as crianças a construir um novo entendimento do aprender. “Assim, damos ferramentas ao cidadão para que se sinta capaz de buscar cada vez mais a solução de problemas por meio do conhecimento”, ressalta.

Museu itinerante II

O Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul será montado no ginásio do Sesi e no pátio do Centro de Atividades. São cerca de 75 experimentos nas áreas de física, química, biologia e matemática, além de um minicinema 3D, com 50 lugares, e um Planetário Inflável. O Centro Cultural do Sesi também estará no local. O projeto Sesi com Ciência iniciou em 2015, passando por  sete cidades  do Estado. Mais de 71 mil pessoas visitaram o museu, registrando 350 mil atendimentos. O espaço estará aberto das 8h30 às 20h30.

Maristão

O Colégio Marista Conceição enviará uma comitiva de 62 atletas para participar do Maristão 2017, tradicional competição esportiva que reúne cerca de 2,2 mil estudantes de todos os Colégios da Rede Marista. Este ano, a primeira etapa do evento será realizada nos dias 6 e 7/10, no Parque Esportivo da PUCRS e no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre.  As competições ocorrem nas seguintes modalidades: basquete, futsal, futebol de campo, handebol, judô, natação, atletismo, tênis e vôlei. No ano passado, foram 4 conquistas, sendo 2 na etapa Juvenil e 2 nas etapas Infantil e Mirim. 

 

 

 

Gostou? Compartilhe