OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Ventilação Mecânica

 Promovido pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital da Cidade nos dias 13 e 14 de outubro, a primeira edição do Curso de Atualização em Ventilação Mecânica reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, residentes e acadêmicos destas áreas para atualização sobre os mais recentes avanços e novidades relacionados à ventilação mecânica invasiva e não-invasiva.  O curso foi ministrado pela fisioterapeuta Adriana Hirota, fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva da Disciplina de Emergências Clínicas do HC-FMUSP, que abordou aspectos teóricos, além de atividade prática abordando os ajustes ventilatórios nos modos convencionais e monitoração de mecânica ventilatória. O segundo módulo do Curso de Atualização em Ventilação Mecânica promovido pelo Hospital da Cidade será realizado em 2018, em data a ser definida. 

Protetores independentes I 
O Circuito Municipal de Corrida de Rua movimenta a área do esporte e já é conhecido pelas doações dos participantes, que já beneficiaram muitas entidades. Com inscrição gratuita, a contrapartida social da última etapa da corrida foram dois quilos de ração, sendo um de gato e um de cachorro. Nessa segunda-feira (16) os protetores de animais receberam as doações. Foram arrecadados 800 kg de ração, beneficiando assim 10 protetores de animais independentes da cidade.

 

Protetores independentes II
Para Marina Silva, que atua na causa animal desde a adolescência, a ação é uma grande ajuda. “Ajuda muito receber essa doação porque temos muitos animais monitorados e em lares temporários, que precisam de várias coisas para ficarem bem e irem para adoção”, disse ela. Para o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, “novamente através da organização da Prefeitura de Passo Fundo e da solidariedade dos corredores mais uma meta foi alcançada. Essa arrecadação representa muito mais do que ração para cachorros e gatos, representa a interação entre o esporte e ações sociais”, disse ele. 

 

Vendas I

Após dois anos consecutivos de queda, o indicador de vendas para o Dia das Crianças voltou a subir. Dados divulgados pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC – mostram que, em 2017, as vendas para a data aumentaram 2,7% quando comparadas aos resultados de 2016. Para o diretor do SCPC Passo Fundo, Valter Ceolin, o resultado positivo está relacionado a uma ligeira melhora em relação à inflação, aos juros e ao mercado de trabalho, que proporciona a retomada da confiança do consumidor. “Em comparação com as demais comemorações do ano, o Dia das Crianças foi a data que mais demonstrou otimismo do consumidor em suas compras”, enfatiza.

Vendas II

Para Ceolin, a data também serve como termômetro para o Natal. “Com o resultado positivo nas vendas para o Dia das Crianças, a tendência é que a próxima data comemorativa, tão significativa para o varejo, também registre crescimento na comparação com 2016”, disse.

LOA 2018

Os vereadores aprovaram o parecer de admissibilidade e o cronograma de tramitação do Projeto da Lei Orçamentária para 2018, que estima a receita e autoriza a despesa do município de Passo Fundo para o exercício financeiro de 2018. Em análise pela Comissão de Finanças, Planejamento e Controle, a previsão orçamentária de 2018 é de R$ 622.518.500,00. A audiência pública será feita no dia 1º de novembro, às 14h. O prazo para emendas encerra no dia 14 de novembro e a votação do projeto deve acontecer até o dia 22 de novembro.

 

 Feira de Ciências

Interessados têm até esta sexta-feira, dia 20 de outubro, para fazer sua inscrição na 15ª Feira de Ciências UPF e na 11ª Mostra de Inovação Tecnológica, promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). O tema é“Turismo e sustentabilidade: valorização do patrimônio cultural na perspectiva econômica, social e ambiental. A Feira e a Mostra acontecem no dia 8 de novembro, às 8h, no Centro de Eventos, Campus I, com a entrega de materiais e montagem dos projetos. Às 9h30min, os trabalhos serão avaliados, e, às 18h, ocorrerá a premiação das categorias: Prêmio Pesquisador Júnior; Prêmio Jovem Pesquisador e Prêmio Jovem Técnico Pesquisador.As inscrições podem ser feitas pelo site www.upf.br/feiradeciencias.

 

Gostou? Compartilhe