OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?


Processo seletivo

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Comunidade oferece seis vagas para ingresso em 2018: duas para Enfermagem, duas para Psicologia e duas vagas para Farmácia. As inscrições deverão ser feitas através do e-mail processoseletivocoremu.pf@uffs.edu.br até o dia 17 de novembro de 2017. A Residência Multiprofissional é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu desenvolvida em regime de dedicação exclusiva e realizada sob supervisão docente-assistencial, de responsabilidade conjunta dos setores da Educação e da Saúde. A duração do Programa é de dois anos, e a carga horária semanal é de 60 horas. O processo seletivo é composto de prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada nas dependências da UFFS – Campus Passo Fundo, no dia 02 de dezembro de 2017, e análise do currículo, de caráter classificatório.

Ingresso especial I

Os interessados em ingressar na Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio da transferência, reingresso ou reabertura de matrícula devem se inscrever a partir desta quarta-feira, 1º de novembro. Em todas as modalidades, os estudantes têm 50% de desconto na matrícula. Também estão disponíveis a concessão de benefícios financeiros como: Bolsa FUPF, Bolsa Auxílio, Fies, Prouni, Programa Recomeçar Plus e PAE pré-aprovado. No reingresso, além do desconto da matrícula, os egressos UPF ainda têm 10% de desconto a partir da segunda mensalidade. Dividido em três modalidades, o ingresso especial pode ser feito por estudantes que estejam cursando sua graduação em outra instituição e gostariam de pedir transferência para a UPF, por quem já realizou uma graduação e pretende ingressar em outra por meio do reingresso, ou por quem está com o curso trancado e quer retomar os estudos optando pela reabertura.

Ingresso especial II

Os interessados podem fazer o pedido pelo sistema on-line, no site www.upf.br/ingressoespecial. As inscrições encerram no dia 19 de fevereiro de 2018. O prazo para a entrega de documentação é de cinco dias após a data da solicitação. A entrega deve ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, em Passo Fundo, ou nas secretarias dos campi. No caso da transferência e do reingresso, o atendimento ao pedido fica condicionado à existência de vagas e às adaptações curriculares exigidas, quando for o caso. A solicitação de ingresso especial não é válida apenas para o curso de Medicina, que é regido por edital específico em outro período. Todas as informações pertinentes à transferência, ao reingresso e à reabertura de matrícula podem ser encontradas no site www.upf.br/ingressoespecial. Mais informações pelo telefone (54) 3316-7000.

Feira da Saúde

A Praça Antonino Xavier, em frente ao Hospital da Cidade, será palco de uma ação no dia 11 de novembro: a Feira de Saúde alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita e Dia Mundial do Diabetes. As atividades acontecem das 15h às 19h, numa iniciativa da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Hospital da Cidade, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia do Hospital da Cidade de Passo Fundo/UPF/ SMSPF.

Feira da Saúde II
A programação inclui atividades de orientação sobre as doenças, teste de colesterol, verificação de sinais vitais, pressão arterial, IMC, peso e altura, circunferência abdominal, treinamento de PCR para a comunidade, feira ao ar livre sobre a importância de uma alimentação correta, verificação do índice de gordura corporal, apresentação de danças clássicas, musicalidade, zumba e ballet, atividades com o grupo de lutas, além de brinquedos infláveis para crianças. Na oportunidade, o curso de Fisioterapia da UPF desenvolverá atividades práticas da fisiologia, o curso de Enfermagem fará a verificação dos sinais vitais e o curso de Nutrição estará presente com a feira ao ar livre.

Sindilojas


Buscando a colaboração do Comando da Brigada Militar o Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo pela sua presidente Sueli Morandini Marini e a vice-presidente Lourdes Scharnberg, visitaram o comandante da Brigada Militar Major Paulo Cesar Carvalho, o Capitão Laudevir e Capitão Marcelo, para juntos buscarem entendimento em relação a segurança dos lojistas e dos consumidores, neste mês de Dezembro, período que aumenta consideravelmente o fluxo de pessoas na região central. Neste mesmo dia as diretoras do Sindilojas Passo Fundo, visitaram as instalações e funcionamento do projeto Guardião. Outro encontro será realizado com o objetivo de mais esclarecimentos e detalhamentos sobre a solicitação.

Frango

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 365,5 mil toneladas em outubro, volume 16,2% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 314,6 mil toneladas.
Com este desempenho, os embarques geraram receita de US$ 634,4 milhões, 24,6% a mais em relação ao décimo mês de 2016, com US$ 509,1 milhões.

Go Code [Blocks] I

Após dois meses de atividades, encerrou na tarde dessa quarta-feira, 1º de novembro, a segunda turma do projeto Go Code [Blocks], desenvolvido pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF), por meio dos cursos da área de Tecnologia da Informação. A formatura dos estudantes foi realizada no auditório do Iceg e teve a presença da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF professora Bernadete Maria Dalmolin, do coordenador do projeto professor Eder Pazinatto, além dos professores que foram voluntários no projeto e familiares do go coders. 


Go Code [Blocks] II

A iniciativa ofereceu capacitação em lógica de programação e habilidades profissionais de mercado para 18 jovens de Ensino Médio da rede pública de ensino de Passo Fundo. O curso é uma versão reduzida, inspirada na metodologia do Go Code, realizado em Porto Alegre há três anos pela Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho. O objetivo do projeto é estimular o pensamento computacional, para que os jovens enxerguem o conhecimento da tecnologia digital como ferramenta básica para todas as profissões. Em Passo Fundo, a ação foi promovida com o apoio da Coleurb, da Atua Sistemas de Informação, da Ren9ve Softwares e da Splora. 


Alimentação I

Para ser um bom cozinheiro, além de oferecer pratos de qualidade, é preciso que o profissional demonstre preocupação com a saúde de seu cliente. Para quem tem interesse pela área gastronômica e zelo pelo consumidor, o Senac Passo Fundo está com inscrições abertas para o curso Boas Práticas para Serviços de Alimentação. As aulas iniciam no dia 13 de novembro e acontecem nas segundas-feiras, das 18h30 às 22h30.

Alimentação II


O curso, com carga horária de 16 horas, prepara o aluno para o reconhecimento e aplicação das normas de boas práticas na manipulação de alimentos, em atendimento à legislação sanitária em vigor (PORTARIAS 1224/14 e 78/09 -SES/RS). Apresenta conhecimentos relacionados aos procedimentos de boas práticas na manipulação de alimentos, a fim de assegurar as condições higienicossanitárias dos alimentos preparados. Os participantes devem ter idade mínima de 18 anos.

 

Gostou? Compartilhe