OPINIÃO

Fontes em off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Farmácia Mais Perto
A ideia de levar uma farmácia móvel para os bairros soluciona não apenas um problema antigo de distribuição de medicamentos, mas também impacta na vida das pessoas que passam a ter acesso aos medicamentos em pontos próximos de suas casas, tendo a possibilidade de realizar o tratamento contínuo pelo tempo necessário. O Programa Farmácia Mais Perto, da Prefeitura de Passo Fundo, já realizou 56.524 atendimentos para a população. Apenas em 2017, foram 17.430 atendimentos. Ao percorrer cerca de 40 bairros por mês, diariamente, uma média de 85 pessoas são atendidas.

Gás de cozinha
Os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg (GLP P-13), aumentaram em 4,5% nas refinarias, em média, desde a 0h de ontem. Segundo a companhia, a causa principal do reajuste é a “alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte”. Pelos cálculos da companhia, se a alta for repassada integralmente aos preços finais, o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 2%, cerca de R$ 1,21 por botijão, caso sejam mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Trump
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, advertiu sexta-feira (3) que o Estado Islâmico (EI) pagará alto preço por seus ataques contra o país. O alerta foi feito depois que o grupo terrorista afirmou que o suposto autor do atentado de terça-feira (31), em Nova York, é um de seus "soldados". A informação é da Agência EFE. Em uma série de tweets, Trump reagiu à manifestação do EI, feita no último número da revista semanal pela internet Al Naba. O presidente chamou de "animal degenerado" o suspeito do atentado, o imigrante uzbeque Sayfullo Saipov, de 29 anos, que se encontra detido.

Técnica em cardiologia I

O Centro de Hemodinâmica do HC implantou recentemente a realização do Implante Valvar Aórtico Transcateter, conhecido como TAVI. A técnica minimamente invasiva é utilizada para o tratamento de pacientes com estenose da valva aórtica. Com o envelhecimento da população, esta patologia está aumentando em prevalência, e, pelo mesmo motivo, acometendo pacientes com situações clínicas bastante adversas para o tratamento tradicional, que consiste de uma cirurgia cardíaca de grande porte, com abertura da caixa torácica para acessar o coração.

Técnica em cardiologia II

Desta maneira, surgiu a necessidade de se desenvolver uma técnica menos invasiva e com menor risco para os pacientes, que é o TAVI.  “Com esta técnica se consegue reduzir o risco de complicações graves, reduzindo chance de isquemia cerebral, perda de função renal e também de morte durante o procedimento, principalmente nos casos de alto risco. Outra vantagem deste tipo de tratamento é o tempo de recuperação após o procedimento e internação hospitalar. Nos casos onde a evolução é normal, em 48 horas o paciente tem alta e retorna para casa.” esclarece o cardiologista do HC, Dr. Gilberto Heineck. 

Cadastro Único

As famílias passo-fundenses que são beneficiárias do Bolsa Família e de outros programas sociais vinculados ao Cadastro Único devem procurar as unidades do CRAS para a atualização do cadastro. Essa ação é necessária para a garantia dos benefícios, pois cadastros desatualizados poderão ser excluídos. Além disso, a qualificação dos dados do Cadastro Único reflete diretamente na focalização dos programas sociais direcionados a famílias de baixa renda e repercute na efetividade dessas políticas quanto à melhoria de vida das famílias brasileiras. A revisão cadastral é o procedimento que tem como objetivo garantir a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único pelas famílias.

Reciclagem

A formalização de contrato entre o município e a Cooperativa de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela) já trouxe benefícios: além da contribuição direta com a área
do meio ambiente, com cerca de 50 toneladas de lixo reaproveitadas mensalmente, há a geração de emprego e renda para 35 pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Passo Fundo adquiriu uma prensa enfardadeira para melhorar as condições e capacidade da reciclagem na Central de Triagem e Transbordo do município.A prensa foi adquirida com recursos do Fundo do Meio Ambiente, que é o fundo para onde são destinados os valores das multas ambientais e taxas de licenciamento ambiental.

Sindilojas

Buscando a colaboração do Comando da Brigada Militar o Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo pela sua presidente Sueli Morandini Marini e a vice-presidente Lourdes Scharnberg, visitaram o comandante da Brigada Militar Major Paulo Cesar Carvalho, o Capitão Laudevir e Capitão Marcelo, para juntos buscarem entendimento em relação a segurança dos lojistas e dos consumidores, neste mês de Dezembro, período que aumenta consideravelmente o fluxo de pessoas na região central. Neste mesmo dia as diretoras do Sindilojas Passo Fundo, visitaram as instalações e funcionamento do projeto Guardião. Outro encontro será realizado com o objetivo de mais esclarecimentos e detalhamentos sobre a solicitação.

Gostou? Compartilhe