OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Feira de Saúde I
A comunidade está convidada a participar da Feira de Saúde Novembro Azul, que será realizada nesta sexta-feira, 17 de novembro, das 18h às 20h, no Espaço Azul do Bella Città Shopping. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, em prol da prevenção do câncer de próstata e da saúde do homem. A Feira de Saúde contará com diversos exames gratuitos: exame de glicemia (HGT); aferição da pressão arterial; avaliação nutricional (IMC); avaliação fonoaudiológica; e teste de visão. Além disso, serão oferecidas informações e orientações em relação à prevenção do câncer de próstata.
Feira de Saúde II
Esse tipo de câncer é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. O câncer de próstata provoca mais de 14 mil mortes por ano no país e cerca de 1 mil no Rio Grande do Sul. Na região Norte do Estado, são mais de 115 mortes por ano. A recomendação é para que os homens procurem um médico urologista a partir dos 50 anos de idade para fazer o primeiro exame da próstata (toque retal) e para dosar o PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue. No entanto, homens com histórico familiar de câncer de próstata devem procurar o urologista a partir dos 45 anos, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Feira de Saúde III

Neste mês de novembro diversas ações estão sendo realizadas no Espaço Azul do Bella Città Shopping, no segundo andar. As atividades fazem parte da campanha Novembro Azul e são promovidas pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Clínica Kozma, JR Comércio de Cimento, com o apoio do Bella Città Shopping, da Churrascaria Planalto e do Villa Vergueiro Hotel. Confira a programação completa no site do CTCAN (www.ctcan.com.br).

Curso de gestante
Estão abertas as inscrições para o 9º Encontro de Gestantes promovido pelo Hospital da Cidade. O curso será realizado entre os dias 20 a 22 de novembro, no turno da noite. A programação do Encontro de Gestantes é ministrada pela equipe multiprofissional do Hospital da Cidade, que aborda assuntos relacionados à gestação saudável, parto e pós-parto. O curso é recomendado para gestantes a partir da 22° semana de gravidez. Os encontros acontecem na Sala de Estudos Luiz Fragomeni (SELF). As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do site do HC (hcpf.com.br), outras informações pelo telefone 2103 3326.

Bairro a Bairro
A Prefeitura de Passo Fundo vai realizar o 41º Bairro a Bairro, no Professor Schisler, no dia 18, a partir das 14 horas. Desta vez, será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dyógenes Martins Pinto (Rua Coronel Bicaco, 850 – Bairro Professor Schisler).


Exposição Oliver I
O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF), fará uma apresentação oficial, para a imprensa, da exposição “Oliver – O espetáculo continua”. A atividade acontece no dia 16 de novembro, às 14h30min, no Muzar. A exposição é composta por vídeo, imagens e o leão Oliver taxidermizado. O Muzar atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30. Nas terças e quintas-feiras, o local fica aberto até as 20h45. Escolas interessadas em fazer o agendamento devem entrar em contato por meio do e-mail muzar@upf.br. Informações pelo telefone (54) 3316-8316.

Exposição Oliver II
O leão Oliver nasceu em 1994 e em 2009 foi resgatado pelo Ibama em um circo. A partir desse momento passou a residir no Zoológico da UPF. Quando chegou, pesava aproximadamente 150kg. No Zoo, onde faleceu em 2016 de causas naturais, recebeu todo cuidado necessário, chegando a pesar 250kg. Sempre viveu em cativeiro e morreu aos 22 anos, passando da expectativa de vida de animais que vivem nesse ambiente. No ano de 2017, Oliver foi taxidermizado, processo que demorou cerca de três meses para ser finalizado. A exposição será aberta ao público a partir do dia 20 de novembro.

Carteira de trabalho
O sistema de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) continua instável em algumas Agências FGTAS/Sine. A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), que orienta a população para que entre em contato com as unidades para obter informações sobre o funcionamento do sistema antes de se dirigir às Agências. Os telefones, endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site: http://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.
De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS), as equipes técnicas do Ministério do Trabalho e da Dataprev ainda estão realizando ajustes no sistema de encaminhamento de Carteira de Trabalho.

Deputada Any Ortiz visita ON
A deputada Any Ortiz, do PPS, esteve presente na sede do jornal O Nacional em companhia do vereador Pedro Daneli. Sua viagem à região é para buscar as principais demandas de Passo Fundo. Para 2018, Any planeja candidatar-se novamente a Assembleia, ainda que o partido tenha reconhecido a possibilidade de uma candidatura a Câmara dos Deputados. Quanto aos planos para o partido, a sigla segue na base do governo de Sartori - o que possivelmente deve se repetir no próximo ano. "Temos que decidir o que são as nossas prioridades se houver uma continuação do mandato", defendeu ela.

Gostou? Compartilhe