OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Desocupação I

Entre os 13 milhões de desocupados no país no terceiro trimestre, 63,7% eram pretos ou pardos. Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados ontem e equivalem a 8,3 milhões de pretos ou pardos sem ocupação. A taxa de desocupação dessa parcela da população ficou em 14,6%, enquanto a de trabalhadores brancos totalizou 9,9%.

Desocupações II
No terceiro trimestre de 2017, as pessoas pretas ou pardas representavam 54,9% do total da população brasileira de 14 anos ou mais e eram 53% dos trabalhadores ocupados. No recorte racial, 52,3% dos pretos ou pardos estavam ocupados, enquanto 56,5% dos brancos se encontravam na mesma situação. O rendimento dos trabalhadores brancos foi de R$2.757 no período e o de trabalhadores pretos e pardos, de R$1.531.

Curso I

Para finalizar a agenda de cursos do segundo semestre deste ano, o setor de Desenvolvimento da CDL de Passo Fundo promove os cursos “Gerente de E-commerce” e “Compliance nas relações de trabalho: tudo o que você precisa saber sobre a Reforma Trabalhista”. As duas atividades iniciam na segunda-feira, dia 20, na sede da CDL. O curso de E-commerce será ministrado por Jan Spenassato e Rafael Laimer Bilibio e abordará os temas: análise do cenário do e-commerce brasileiro, fatores de sucesso de um e-commerce, otimização para mecanismos de busca e a administração e gestão de e-commerce.
Curso II
Já o curso Compliance será ministrado pelo advogado Pedro de Araújo e esclarecerá dúvidas a respeito das alterações e mudanças que acontecem a partir da Reforma Trabalhista. As inscrições estão abertas. Interessados podem obter mais informações ou reservar sua vaga pelo telefone (54) 3045-8834 ou sara@cdl-pf.com.br.

Sindilojas
O Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo (Sindilojas) convida para duas reuniões, que ocorrerão na sede da entidade na próxima segunda-feira (20). A primeira reunião, que inicia às 14h, tratará do comércio ilegal. A segunda reunião tem como pauta as feiras itinerantes, a partir do Projeto de Lei 143/2017, do deputado estadual Ronaldo Santini. O sindicato solicita que os interessados confirmem presença.

Academia
O desejo da comunidade para a instalação de uma academia ao ar livre na praça do Triângulo das ruas Antônio Prado, Vacaria e São Sebastião, localizada no bairro Vera Cruz começa a ser realizado. Desde 2014 o vereador Patric Cavalcanti (DEM) tem encaminhado indicação ao Executivo Municipal sugerindo a instalação, a fim de garantir mais um espaço que oportunize a prática de atividade física aos moradores da localidade. A obra iniciou esta semana.

Arte do grafite I
O grafite é um tipo de manifestação artística em espaços públicos. Essa bela arte está presente em painéis do Clube Caixeiral Campestre. Quatro espaços, junto à piscina olímpica e no parque aquático, foram renovados. A pintura dos brinquedos da piscina infantil também foi revigorada com o grafite. O responsável pelo trabalho é o passo-fundense Pedro Benjamim Ferreira da Silva que começou a desenhar na infância e há três anos faz do grafite a sua profissão. Este é o segundo ano que o artista coloca a sua arte no Clube. No ano passado ele pintou os brinquedos da piscina infantil.
Arte do grafite II
Foram feitos quatro painéis para deixar o ambiente das piscinas externas ainda mais descontraído. Em um deles foi reproduzida uma paisagem do por do sol em uma praia que detalha o nado de um golfinho. No outro grafite o artista representou um rosto molhado e bem extrovertido, demonstrando um banhista que acaba de sair da piscina. Em um dos painéis, junto ao parque aquático, foram reproduzidos os tobogãs presentes no Clube e no quarto espaço a pintura da paisagem com árvores e aves foi totalmente renovada.

Encontro de Gestantes I
A 9ª edição do Encontro de Gestantes do Hospital da Cidade prepara os futuros pais para o período que antecede o parto e pós-parto, além de orientar sobre as etapas da gestação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de novembro, através do site do Hospital da Cidade (www.hcpf.com.br). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela gestante e por um acompanhante. Os encontros acontecem na Sala de Estudos Luiz Fragomeni (SELF), localizada no 9º andar do Edifício Centenário do Hospital da Cidade (Rua Uruguai esq. com a Rua Silva Jardim). Outras informações pelo telefone 2103 3326.

Gostou? Compartilhe