OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Residência Multiprofissional

O programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), e Prefeitura Municipal de Passo Fundo (PMPF), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está com as inscrições abertas até 16 de novembro de 2017. O programa disponibiliza vagas para as áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, e está em funcionamento no HSVP desde 2013. O edital está disponível no site www.upf.br/editais e as inscrições devem ser realizadas no site www.upf.br/ingressos/residencia. Informações pelo telefone (54) 3316-4000 (ramal 8419).

 

Comandante Melina

Natural de Água Santa, Melina Panisson Bragagnolo fez seu curso de Piloto Privado no Aeroclube de Passo Fundo. Simultaneamente, graduou-se em Ciências Aeronáuticas na PUC. Ao finalizar o brevê, afirmou que seria comandante de linha aérea. Nesta semana ela foi contratada pela Azul Linhas Aéreas, atingindo seu objetivo profissional. “O Aeroclube sempre será minha segunda casa. Obrigada de coração por todo apoio. E nos encontramos por aí, a aviação é um mundo bem pequeno!” Logo poderemos embarcar numa aeronave da Azul pilotada pela Comandante Melina.

 

Doação de cabelo

“Enquanto seu cabelo cresce, cresce a esperança de muita gente”. Com esse slogan, o Rotary Club de Passo Fundo promoverá, no domingo (29), o Dia D – Doação de Cabelo. O evento, que incentiva a solidariedade, integra a campanha Outubro Rosa (contra o câncer de mama). As atividades serão realizadas na Praça da Gare, das 15h às 18h.

 

Vestibular de Verão

A Fasurgs realizará neste sábado, dia 28 de outubro o Vestibular de Verão 2018/1. Os candidatos para os cursos de Biomedicina, bacharel em Educação Física, Curso Superior de Tecnologia (CST) em Estética e Cosmética, e Odontologia deverão estar na instituição no mínimo, com 30 minutos de antecedência (13h30min) ao início das provas, marcado às 14h.

 

Criança com diabetes

O Acampamento da Criança com Diabetes começou na quinta e segue até domingo, dia 29. Nos durante os quatro dias de evento serão realizadas mais de 20 atividades para os pais, crianças e também para os monitores. A ação é uma realização da UPF, por meio do Programa de Extensão ComSaúde, em parceria com o Lions Clube Internacional, Hospital São Vicente de Paulo e conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Além das 60 crianças, participam do 5º Acampamento da Criança com Diabetes 60 pais e mais de 150 monitores e pessoas envolvidas na organização, entre professores, funcionários, acadêmicos bolsistas e voluntários, escoteiros e voluntários do Lions Clube. A coordenação do Acampamento é da professora Mônica Krhal, que ressalta que esta edição começou superando as expectativas.

 

Práticas docentes I

O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo, SIMPASSO, promoveu esta semana o 8º Seminário das Práticas Docentes dos Professores. O evento trouxe a Passo Fundo Roberto Nolasco, economista, professor universitário e diretor do Instituto de Altos Estudos da União Geral dos Trabalhadores, UGT, que falou sobre a Reforma Trabalhista, que passa a vigorar no próximo dia 13 de novembro. Aos educadores o palestrante ressaltou os efeitos negativos da Lei nº 13.467/2017. “A reforma retira as garantias asseguradas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), promove a precarização das relações de trabalho e promove um enorme retrocesso social. Desta forma, quero reforçar a necessidade de se dar voz ao movimento sindical que cumpre o papel de lutar pelo futuro dos trabalhadores”, afirmou o sindicalista.

Prátcas docentes II

Para complementar a temática jurídica o economista Eduardo Pereira Pinto que atua como consultor do Instituto de Previdência de Passo Fundo abordou os impactos da Reforma da Previdência na aposentadoria dos professores. “Espero que o texto em análise no Congresso Nacional não seja aprovado, já que as alterações não foram discutidas com a sociedade civil organizada. A equalização da idade mínima (65 anos) para homens e mulheres, o fim da aposentadoria especial e da paridade, são alguns dos pontos impopulares”, ponderou o especialista. Um dos momentos mais esperados do seminário foi o Poket Show do músico e escritor, Duca Leindecker, que falou aos professores sobre a trajetória nos dois ramos que atua e cantou alguns sucessos da banda Cidadão Quem e do projeto que fez em parceria com Humberto Gessinger, o Pouca Vogal.

 

Gostou? Compartilhe