OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Praça Tochetto
A Associação Passo-fundense de Basquete (APB), em parceria com a Confraria das Artes e com a secretaria de Esportes, realizou, no sábado (27) a pintura da quadra e da arquibancada da Praça Tochetto. O objetivo da revitalização foi melhorar as condições do piso e tornar o espaço mais atrativo.


Vínculo
A Famurs promove na quarta-feira (31), às 14h, no auditório da entidade, uma reunião para orientar os prefeitos sobre o fim do vínculo do servidor municipal aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RPGS). Atualmente, dos 497 municípios, 172 aposentar os servidores através do INSS para e os demais 325 possuem Regime Próprio de Previdência Social. A Famurs defende que a aposentadoria pelo INSS é causa de extinção do vínculo funcional existente entre o servidor municipal com a administração pública. No início de dezembro, uma decisão anunciada pela Justiça gaúcha refletiu esta antiga reivindicação dos prefeitos. A uniformização da jurisprudência das turmas recursais definiu ser legítima a extinção do vínculo do servidor público municipal aposentado pelo Regime de Previdência Social (INSS).

 

Planejamento I
Planejar as despesas da casa, organizar o orçamento de acordo com a receita disponível e não exagerar nas compras impulsivas. O brasileiro até sabe o que precisa ser feito, mas nem sempre coloca a teoria em prática. Um estudo realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 45% dos brasileiros admitem não fazer um controle efetivo do próprio orçamento, percentual que sobe para 48% entre as pessoas das classes C/D/E e para 51% entre os homens. Entre os que fazem uma administração precária do orçamento, 21% confiam na própria memória para gerir os recursos financeiros.
Planejamento II
Os que fazem um controle de fato do orçamento somam 55% dos consumidores, sendo o caderno de anotações (28%), a planilha em Excel (18%) e aplicativos no celular (9%) as práticas mais adotadas. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a disciplina é parte fundamental para uma vida financeira saudável. “Foco e esforço são essenciais para se alcançar uma vida financeira equilibrada. Não importa a ferramenta utilizada para anotar os gastos, importa que o método seja organizado.


Residência Multiprofissional
Profissionais graduados nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia podem se inscrever até 1º de fevereiro no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, no campo de Urgência, Emergência e Intensivismo, com bolsa do Ministério da Saúde. O programa de pós-graduação lato sensu é desenvolvido pelo Hospital da Cidade, em parceria com as prefeituras de Passo Fundo e Mato Castelhano. Inscrições e informações estão no site do Hospital da Cidade (www.hcpf.com.br). A primeira etapa do processo seletivo será realizada no dia 8 de fevereiro, com a aplicação de prova objetiva. As etapas posteriores consistem em entrevista e análise e arguição de currículo, a serem realizadas no dia 16 de fevereiro.

 

Vestibular Complementar
A Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve para o Processo Seletivo Complementar de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, para as vagas disponíveis em cursos no Campus Passo Fundo e nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A UPF oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas, na sede e nos campi, para todos os cursos com vagas em aberto.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro, mediante o pagamento, na rede bancária, da taxa de R$ 35,00, com exceção dos cursos de licenciatura, para os quais há gratuidade na inscrição. A seleção dos candidatos se dará por meio de prova única de redação, a ser realizada no campus de funcionamento do curso para o qual o aluno se inscreveu, ou por meio da utilização da nota obtida na redação do Enem.

 

Rainhas das Piscinas Juvenil
O Clube Recreativo Juvenil elegeu no últio sábado, a rainha da piscina. Ao todo, 37 candidatas das categorias Boneca, Cinderela, Brotinho, Adulta e Melhor Idade disputaram as faixas mais aguardadas da temporada de verão 2018. Um público de 400 pessoas assistiu do início ao fim a apresentação das candidatas nos desfiles. Na categoria Boneca, Isabelli da Silva Junges, de 6 anos, foi a escolhida do júri. Bianca Frohlich Melego, de 11 anos, recebeu a faixa de Cinderela. A categoria Brotinho será representada por Rafaela Constantin, de 14 anos. Já na categoria Melhor Idade, a sócia Cecília Santos Silva, de 70 anos, ficou com o título. A nova soberana das piscinas juvenilistas foi a última revelação da tarde. Sabrina Eineck de Almeida, de 16 anos, vai representar o verão do Juvenil até o próximo ano.

Gostou? Compartilhe