OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Academia de Hackers I
O Grupo de Pesquisa em Cultura Digital da Universidade de Passo Fundo (Gepid/UPF) promove, nesta segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de janeiro, uma atividade de férias. A Academia de Hackers, destinada a crianças de 11 a 14 anos, envolverá noções básicas de programação de computadores e será ministrada pelo professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira na sala 161 do Laboratório Central de Informática (LCI), Campus I, das 13h30min às 17h30.

Academia de Hackers II
Segundo o docente, a atividade de programar computadores contribui com o desenvolvimento das pessoas. “A programação nos ensina a pensar e a resolver os problemas com mais facilidade”, destaca Teixeira, salientando que a tecnologia faz parte do dia a dia das crianças. Interessados devem preencher o formulário disponível em goo.gl/Kb3bAe e fazer a inscrição em https://secure.upf.br/eventos/eventos/273 até esta sexta-feira, 12 de janeiro. O investimento é de R$ 90,00. A inscrição contempla o curso de 8h e o lanche nos dois dias de realização da Academia.


Lista do IFSul I

O IFSul disponibiliza a lista de aprovados no vestivular de verão no seu site, Também estão disponíveis as orientações para matrícula. O processo seletivo em questão serve para o ingresso em cursos técnicos nas formas integrada, concomitante e subsequente em vários câmpus do instituto.

Lista do IFSul II
A lista dos aprovados e suplentes está disponível no site http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-de-verao-2018/resultados-e-chamadas
Além dos resultados finais, no mesmo local é possível encontrar as orientações e o cronograma de matrículas em cada câmpus. É preciso ficar atento, pois a não efetivação da matrícula acarreta em perda da vaga. Novas chamadas, se for o caso, serão anunciadas no mesmo endereço eletrônico.

 

Oficina de fotografia I
O Museu Histórico Regional sedia, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, a oficina de conservação de fotografias históricas e álbuns fotográficos, que será ministrada por João Mendes Neto. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas a dois participantes por instituição, preferencialmente do Rio Grande do Sul. Com financiamento do Pró-cultura do Rio Grande do Sul, a proposta da oficina de conservação fotográfica é dar subsídios teóricos e práticos para que os participantes saiam com conhecimentos para lidar com acervos fotográficos históricos.

Oficina de fotografia II
Ao término da oficina, os alunos terão conhecimentos que permitirão analisar o estado de conservação do acervo e do ambiente de guarda, além de criar propostas de preservação, intervenção e restauração de acervos de fotografia e álbuns fotográficos.
Inscrições e a programação completa podem ser acessadas em www.conservacaofotografica.com.br.

 

Jubileu de vida religiosa
Dezenas de anos dedicados a proclamar a bondade de Deus e Seu amor providente foram celebrados na quarta-feira (10). Durante a cerimônia de Jubileu da Vida Religiosa Consagrada, realizada na Capela do Colégio Notre Dame, as Irmãs de Notre Dame, que, em 2018, completam 50, 60, 65 e 70 anos de profissão dos votos de castidade, obediência e pobreza, reafirmaram seu compromisso religioso. As 15 jubilantes participanram da cerimônia religiosa.
Jubileu de Ouro – 50 anos dos Votos: Ir. Loiva Urban; Ir. Maria Valdéris; Ir. Mirtes Helena Roman; Ir. Neusa Maria Schneider; Ir. Terezinha Maria Garibotti; Ir. Zenaide Zabot;
Jubileu de Diamante – 60 anos dos Votos: Ir. Beatriz Gato; Ir. Hilaria Ottilia Henn; Ir. Maria Licelda; Ir. Odilla Colognese;
Jubileu de Ferro – 65 anos dos Votos: Ir. Aurora Bordignon; Ir. Dilecta Zancan; Ir. Elza Pinson; Ir. Maria Clarinda;
Jubileu de Graça – 70 anos dos Votos: Ir. Maria Donatila

Acidentes de trabalho
A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo convida os empresários para a palestra “Previna-se de ações trabalhistas”, nesta sexta-feira (12), às 11h, com o advogado, professor e consultor árbitro, Asdrubal Júnior. O encontro é direcionado a empresários e empregadores e visa prevenir ações trabalhistas nas empresas. A atividade será na sede da TechLaw Institute (Rua Capitão Eleutério, 610, sala 705, Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (54) 3311-1300 ou e-mail secretaria@acisa.org.br.

 

Curso
As inscrições para o curso de Aperfeiçoamento em Ultrassonografia e curso de Aperfeiçoamento e Formação em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, oferecidos pelo Hospital da Cidade podem ser feitas até 13 de janeiro. Conforme orientações previstas no edital de seleção, podem se inscrever profissionais graduados no curso de Medicina. Interessados podem entrar em contato com a coordenação dos cursos, para esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo, através do e-mail: di.diagnosticoporimagem@gmail.com. A ficha com os dados da inscrição e cópia autenticada dos documentos solicitados no edital devem ser entregues pelo candidato até às 8h do dia 13. no Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HC.

 

EJA-Sesi I
A Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) está com matrículas abertas para o Ensino Fundamental e Médio, por meio de uma moderna plataforma de educação, além de polo de apoio presencial. Este ano Erechim se junta às cidades que são polo presencial: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Lajeado, Rio Grande, Farroupilha, Bagé, Parobé, Igrejinha e Guaporé.

EJA-Sesi II
As aulas iniciam dia 19 de fevereiro e os alunos devem ter mais de 18 anos. É gratuito para trabalhadores da indústria e seus dependentes. Informações pelo telefone 0800 51 8555. As demais etapas de seleção – prova objetiva, entrevista e análise curricular – serão realizados também no dia 13 de janeiro, a partir das 09h. Outras informações podem ser obtidas no site do Hospital da Cidade (www.hcpf.com.br).

Gostou? Compartilhe