OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Domingo no Campus
A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, no dia 28 de janeiro, mais uma edição do projeto “Domingo no Campus”. O evento ocorrerá no Campus I UPF a partir das 15h. O objetivo da atividade é oferecer à comunidade acadêmica e geral, mesmo no período de férias, uma programação especial, convidando todos para participarem de momentos divertidos com a família e amigos, apreciando as belezas naturais do Campus. A programação conta mateada, slackline e brinquedos para as crianças. Todas as atividades são gratuitas. Qualificação a distância: Senac Passo Fundo está com inscrições abertas para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação EAD

 

Ensino à distância I
O Senac Passo Fundo está com inscrições abertas para capacitações na modalidade de ensino à distância em diversos níveis. São oferecidos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação nas áreas de Artes, Comércio, Design, Educação, Gestão, Informática, Meio Ambiente, Produção de alimentos, Saúde, Segurança, Tecnologia da Informação e Turismo.
Ensino à distância II
As turmas iniciam no primeiro semestre de 2018. As matrículas devem ser feitas pelo site www.ead.senac.br. Informações podem ser obtidas no Senac Passo Fundo, localizado na Av. Sete de Setembro, 1045 ou pelo telefone (54) 3313-4599. Comerciários têm desconto de 20% mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias empresário e comerciário.

 

ISS fixo I
Os profissionais liberais e sociedade de profissionais liberais têm até o dia 22 de janeiro de 2018 para pagamento antecipado do ISS FIXO com descontos que variam de 15% a 20%, dependendo de cada caso (se tiver débito anterior ou não). A Secretaria Municipal de Finanças encaminhou a guia (única I) via correio no mês de janeiro para o endereço da atividade.
ISS fixo II
Aquele profissional que não recebeu a guia poderá retirá-la na Secretaria de Finanças – Rua Antônio Araújo, 1002 (próximo ao Hospital Municipal). A guia também está disponível acessando www.pmpf.rs.gov.br em serviços > ISS variável e Fixo > Dívida, munidos de sua senha de acesso (que deve ser retirada no setor de ISS no endereço acima).Para quem optar pelo pagamento parcelado em 12 vezes, a primeira parcela terá vencimento no dia 20 de fevereiro.

 

Parque Recreio I
O Loteamento Parque Recreio está recebendo obras de pavimentação asfáltica em cinco ruas por parte da Prefeitura de Passo Fundo. Estão sendo feitas obras de abertura de cancha (adequação da largura da via) e nivelamento e drenagem pluvial (canalização) na Avenida Cruzeiro do Sul. Nas ruas Clóvis Bevilaqua, Dom Henrique, Pedro Pacheco e Mosqueteiro, a empresa responsável já fez parte da base (empedramento) e está concluindo a colocação dos meios-fios.
Parque Recreio II
O prefeito em exercício, João Pedro Nunes, esteve na companhia do secretário de Obras, João Antônio Bordin, fazendo visita e conferindo as obras de asfalto. “Aqui é uma região onde estamos com grande número de melhorias, são obras de asfalto, além de equipamentos públicos, como Unidade Básica de Saúde e escola de educação Infantil. A obra de asfalto proporciona aos moradores e quem transita pelo bairro mais qualidade de vida, pois valoriza os moradores, além de possibilitar maior segurança e mobilidade no trânsito”, destacou João Pedro.
Parque Recreio III
As obras no Parque Recreio devem contar, além da nova canalização e asfalto, com investimento em acessibilidade, passeio público (calçadas) e sinalização das vias urbanas. A iniciativa é realizada com recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo e verbas do Governo Federal, repassadas pelo Programa Pró-Transporte – PAC 2 – 2ª fase, do Ministério das Cidades.


Estudo I
O professor da academia do Clube Caixeiral Campestre Jorge Luiz Andrade da Silva Júnior com apoio da professora do CAMTI (Caixeiral Campestre Terceira Idade), Vanessa de Almeida Riva, fez um estudo sobre o perfil de parte dos alunos que frequentam o grupo. O trabalho foi apresentado pela professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF, doutora Ana Carolina Bertoletti de Marchi, no I Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares em Envelhecimento, em Porto Alegre-RS.

Estudo II
O trabalho “Perfil dos idosos praticantes de exercício físico no Clube Caixeiral Campestre da cidade de Passo Fundo-RS” foi publicado na revista científica PAJAR (Pan American Journal of Aging Research). Para a coleta dos dados foram utilizadas as fichas cadastrais de 34 idosos, sendo 65% mulheres e 35% homens. Das fichas analisadas, 32,33% praticam musculação, 16,16% hidroginástica, 18,19% ginástica, 7,7% câmbio e 24,25% outros exercícios de resistência aeróbica.
Estudo III
No estudo constatou-se que a maioria dos idosos pratica exercícios que possibilitam execuções de movimentos com pouco ou nenhum impacto, não havendo o risco de prejudicar o aluno, observando a limitação de cada um. Na conclusão da pesquisa verificou-se que os exercícios físicos, a interação social e a autonomia, estimulados nos idosos do CAMTI, fazem com que a motivação seja uma aliada, potencializando uma qualidade de vida mais saudável.

Vestibular de inverno
O Vestibular de Inverno da Universidade de Passo Fundo (UPF) já tem data marcada. O processo seletivo acontecerá no dia 9 de junho. A confirmação da data auxilia a organização dos vestibulandos, que já podem ir se preparando para a prova. No site oficial do vestibular, www.upf.br/vestibular, os candidatos podem acessar as provas dos últimos processos seletivos realizados na UPF. Informações sobre vagas e cursos oferecidos serão divulgadas no lançamento oficial do vestibular.

Gostou? Compartilhe