OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Progressista
O presidente do Diretório Municipal do Progressista, Julio Cesar Santos de Oliveira e o Procurador do Estado Rodinei Candeia, estiveram ontem em O Nacional para informar oficialmente que Passo Fundo terá candidato a deputado federal e estadual. Candeia é pré-candidato a deputado federal. Seu nome será levado pelo diretório municipal à convenção estadual. “Nós entendemos que a região não pode ficar sem representação no Congresso. Passo Fundo é uma cidade polo com muitas demandas”, disse Oliveira. Para Candeia, um representante daqui pode agilizar processos de interesse local e regional,o que hoje não acontece, já que na atual legislatura a região precisou acionar parlamentares de outras regiões do Estado. Os Progressista trabalham para uma candidatura própria ao governo do Estado e já oficializaram que deixarão a base do governo de José Ivo Sartori.

 

Roteiro de férias I

Um espaço em harmonia com a natureza e a diversidade da flora e da fauna e animais. Assim o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro é um patrimônio ambiental para a cidade, que passou de uma área abandonada para um espaço de preservação após a recuperação feita pela Prefeitura de Passo Fundo. Algumas das atividades desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, instalada no Parque, são palestras e visitação guiada do projeto Educação Ambiental. Neste mês de fevereiro, a Escola de Educação Infantil Penélope Charmosa participou das atividades. 

Roteiro de férias II
As crianças assistiram a palestra “Cinco Liberdades dos Animais”, que trata sobre o bem-estar animal, apresentando princípios básicos estabelecidos por especialistas? como: os animais devem ser livres de medo, estresse, fome e sede, desconforto, dor e doenças, além de ter liberdade para expressar seu comportamento natural. Após a palestra ministrada pela equipe, as crianças visitaram o Parque e conheceram toda a diversidade da fauna e da flora do banhado e do bioma pampa, típico do Rio Grande do Sul.As visitas podem ser agendadas pelo telefone (54) 3317-2529, com o Núcleo de Educação Ambiental.


Funcultura I
A Prefeitura de Passo Fundo divulgou a ordem de classificação dos projetos habilitados para 3º Prêmio Funcultura de Passo Fundo. Serão premiados oito projetos das áreas de teatro, música, literatura e eventos culturais no valor de R$ 10 mil cada, totalizando R$ 80 mil para a realização das ações propostas. O prazo para recurso vai até o dia 8 de fevereiro. Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, “o Funcultura está se fortalecendo. Chegamos a 24 projetos premiados em três edições, com projetos em várias áreas da cultura”, afirma.

Funcultura II
Os critérios para a seleção dos vencedores são: excelência artística do projeto; qualificação dos profissionais envolvidos; estratégia de comunicação, divulgação e formação de público; viabilidade prática do projeto; planejamento e cronograma de execução do projeto; conformidade com os objetivos do edital; e relevância cultural. Acesse a lista no site de onacional.com.br.

 

Roupas para associados
O Clube Caixeiral Campestre tem a sua própria marca de roupas para os associados. Foram desenvolvidos oito modelos de camisetas e regatas que estão expostos na secretaria da Sede Campestre. As peças criadas em parceria com a Katcha Kuorum aliam conforto, durabilidade e elevam a autoestima. Os modelos foram apresentados no intervalo do concurso Rei Mirim e Rainha das Piscinas. Passa na secretaria, confira a linda grife e adquira a peça de sua preferência. A Rainha do Clube, Laura Roman Evangelista, exibe o modelo.

 

Vila Berthier I
A rua Miguel Vargas está recebendo a finalização dos serviços de drenagem pluvial (canalização) e de base com empedramento, compactação e pintura (piche). A próxima etapa a ser realizada pela Prefeitura de Passo Fundo será a de pavimentação asfáltica. A rua faz ligação da região do Boqueirão com a RST 324, onde se concentra um grande número de indústrias, e também uma das principais vias da vila Berthier. Foram construídas novas bocas de lobo para captar a água das chuvas na parte baixa da via. No bairro, já foram feitas as obras de asfalto nas ruas Cel. Pedro Lopes Oliveira, que faz a ligação da vila Berthier com a Avenida Brasil, e Rua Guarani, dando acesso à Cohab/Secchi.
Vila Berthier II
A rua Miguel Vargas, além do serviço de base e pavimentação asfáltica, receberá acessibilidade, com a construção de passeio público em um dos lados da via, além de meio-fio e sinalização.
As obras estão sendo feitas com recursos financeiros próprios da Prefeitura de Passo Fundo e verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – 2ª fase), oriundas do Programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades.

 

Contratação emergencial
A 7ª Coordenadoria Regional de Educação informa que estão abertas as inscrições para o Cadastro Temporário de Contratação Emergencial de professor nos 32 municípios de abrangência da 7ª Região Escolar. O período vai de 8 a 19 de fevereiro. A listagem completa com os municípios, as disciplinas, a documentação necessária e outras informações está disponível no edital no site www.educacao.rs.gov.br.  Quem optar em fazer a inscrição “on line” precisa imprimi-la e enviar para a 7ª CRE, juntamente com a comprovação da formação e outros documentos citados no edital para pontuação, dentro da data de 08 a 19 de fevereiro de 2018. O não envio da inscrição com cópia da titulação para a 7ª CRE em Passo Fundo, invalida a inscrição.Horário de funcionamento da 7ª CRE: 8h30 às 12h – 13h30 às 18h.


Preservativos
Com o objetivo de evitar o aumento das doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids e sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde vai montar um ponto de distribuição de preservativos, durante o 1º Carnaval Popular, que acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Parque da Gare.

Gostou? Compartilhe