OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Movimento
A movimentação no Passo Fundo Shopping superou as expectativas da administração do empreendimento, que recebeu mais de 90 mil pessoas entre os dias 8 e 11 de novembro. Ainda no dia 08, quando abriu oficialmente para toda a comunidade, centenas de pessoas esperavam ansiosas para poder conhecer o local, resultado de uma obra de quatro anos e mais de R$ 200 milhões em investimentos. O shopping reúne mais de 170 operações e foi construído em uma área de 75.000m² de terreno. O fluxo de pessoas superou as expectativas, mas não diminuiu a qualidade do empreendimento, como destaca o Gerente Geral do Passo Fundo Shopping, José Maila. Segundo ele, esse é um número muito positivo e reflete que o shopping tem atendido com qualidade e como referência não apenas na cidade, mas em toda a região.

Feira Multiprofissional  
Devido à previsão de chuva para a quarta-feira (14/11), a Feira Multiprofissional de Saúde alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, inicialmente prevista para a data, foi transferida para a sexta-feira (16/11). A Feira de Saúde é promovida pelo Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia UPF/HC/SMS e contará com orientações sobre fatores de risco cardiovasculares, simulação de atendimento em caso de parada cardiorrespiratória e exames de avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), testes de glicose e aferição de pressão arterial. A Feira Multiprofissional de Saúde será realizada das 13h às 17h, na Praça Ernesto Tochetto.

 

Serviços do feriado
Os supermercados abrem nesta quinta-feira normalmente. As lojas abrirão nos dois shoppings a partir das 14h e as praças de alimentação começam a operar às 11h. Os serviços públicos não funcionam nesta quinta, mas algumas repartições atenderão normalmente na sexta-feira. O Estado decretou ponto facultativo para sexta-feira. O lixo será recolhido nas vilas e bairros pela empresa Via Norte, mas no centro a Codepas só retoma o serviço na sexta-feira.


Convenção da Maturidade I
Passo Fundo e Lagoa Vermelha estão entre as cidades representadas na 15º Convenção da Maturidade Ativa Sesc, entre 19 a 22 de novembro, em Torres. O evento deve reunir 1.300 idosos, participantes de 77 grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa em todo Estado. Durante quatro dias, os integrantes estarão envolvidos em momentos de aprendizado, integração e lazer. O objetivo do encontro é oferecer ações em prol do desenvolvimento físico, psicológico e social, através da interação e de atividades descontraídas. O evento é fechado para participantes previamente inscritos. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa.
Convenção da Maturidade II
A programação ocorrerá entre o Hotel Sesc Torres (Rua Plínio Kroeff, 465) e a Praça da SAPT (Praia do Molhes – Av. Beira Mar, s/n). Os destaques deste ano incluem o show de abertura com a banda de pagode “Grupo do Bola” (19/11) e o espetáculo teatral “A Sbornia Kontr’Atraka” (21/11). Entre as novidades desta edição estão as Oficinas de Flashmob, Biodanza (vivências integrativas induzidas pela música e pela dança), Pebolin Humano e Espaço Zen. Confira a programação completa abaixo.


Exposição
O Museu Histórico Regional (MHR), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), recebe, a partir da próxima semana, a Mostra Centenária Itinerante, que conta a história dos 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A abertura da atividade ocorre no dia 19 de novembro, às 19 horas, no MHR, e a Mostra poderá ser visitada até 4 de dezembro.


Posse do Presidente I
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), confirmou que a solenidade de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro foi antecipada em duas horas e ocorrerá às 15h, em 1º de janeiro. Segundo ele, a mudança foi para atender a um pedido do próprio Bolsonaro. A cerimônia está sendo organizada por uma equipe multidisciplinar com integrantes do Congresso Nacional, da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores. Há solenidades nos três locais.
Posse do Presidente II
Eunício disse ainda que pretende se reunir com os integrantes da área econômica do governo eleito. De acordo com ele, na pauta está a possibilidade de mudanças na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. O senador afirmou que está à disposição para colaborar com a nova equipe. Segundo ele, é importante que o governo eleito tenha ciência do orçamento que vai implementar.

 

Enem
Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 18 de janeiro. Ontem, o Inep divulgou os gabaritos e as provas deste ano. Mesmo com o gabarito, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final, em janeiro.

Gostou? Compartilhe