OPINIÃO

Fontes em Off - 01-02/09/2012

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Pátria
Começam neste sábado, dia 1º de setembro, as atividades alusivas à Semana da Pátria. Às 9h, ocorre o deslocamento do Fogo Simbólico do 3º RPMon até o Altar da Pátria, na Gare. Para as 9h30 está previsto o acendimento da pira, hasteamento das bandeiras e pronunciamento das autoridades. Também será dado início no sábado à Guarda da Pira da Pátria. As atividades seguem até a sexta-feira, dia 7 de setembro, quando acontece o desfile.

Farroupilha
No domingo, 2 de setembro, será dado início aos Festejos Farroupilhas. Nesta data, às 11h, será realizada a solenidade de recepção da Chama Crioula, no Parque de Rodeios da Roselândia. A vigésima edição da Mostra da Cultura Gaúcha está marcada para o dia 16 de setembro, a partir das 14h, na Avenida 7 de Setembro. E no dia 20 de setembro acontece o Desfile Farroupilha e o Concurso de Cavalarias.

Doação
Na quinta-feira, dia 30 de agosto, a Lavoro, concessionária John Deere para Passo Fundo fez a entrega de 400 quilos de alimentos para as famílias carentes da vila Donária. A entrega aconteceu na unidade de saúde do bairro e contou com a presença de representantes da empresa e da Unidade Básica de Saúde Donária. Os alimentos foram arrecadados na campanha chamada Alimento em Dobro, que é realizada entre os seus colaboradores, agricultores e comunidade. Nesta ação, todo alimento recolhido em cada concessionária é doado em dobro. Em Passo Fundo, a campanha arrecadou 637,5 quilos de alimentos.

Expointer
Aconteceu esta semana na Expointer a 30ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, considerado o maior prêmio de máquinas e implementos agrícolas da América Latina. Entre os ganhadores, as empresas passo-fundenses conquistaram os troféus Destaque – Agricultura Familiar, Novidade Expointer – Agricultura de Escala e Novidade Expointer – Agricultura Familiar. Os ganhadores foram, respectivamente, Kuhn do Brasil Implementos Agrícolas S.A., Semeato Indústria e Comércio S.A. e Bandeirante Indústria e Comércio de Máquinas Ltda.

Concurso I
Foram prorrogadas até o dia 6 de setembro as inscrições para o “Prêmio educação para o trânsito”. A decisão de prorrogar foi devido ao fato de alguns professores estarem participando de um congresso nos últimos dias e terem pedido para que fosse dado mais tempo para a entrega dos trabalhos. O concurso destina-se a alunos e professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Passo Fundo e premia as categorias Desenho Artístico, Frase sobre Trânsito e Projeto de Trânsito.

Concurso II
Os professores também podem participar enviando algum projeto de trânsito da sua autoria. Para se inscrever, os estudantes e professores devem imprimir o cupom do concurso no site da Prefeitura Municipal (www.pmpf.rs.gov.br) e entregar as frases, desenhos e projetos de trânsito até o dia 06 de setembro na sede dos agentes fiscais de Trânsito, localizada no antigo quartel.

Greves I
Os servidores da Polícia Federal rejeitaram a proposta do governo e permanecem em greve. Na próxima terça-feira, dia 4 de setembro, os policiais de Passo Fundo promovem um café colonial na Associação dos Servidores Federais de Passo Fundo, quando conversam com os meios de comunicação sobre os motivos da manutenção da greve, que vem desde o dia 7 de agosto. Na delegacia de Passo Fundo, 30% dos serviços foram mantidos em funcionamento, mas a emissão de passaportes, por exemplo, foi suspensa. Os policiais justificam que mantém a greve porque mais do que reposição salarial, lutam pela reestruturação da carreira.

Greves II
Mesmo com a suspensão da greve, os servidores federais da Anvisa, Saúde e Trabalho mantêm a pressão sobre o governo Dilma e o Congresso Nacional, que, a partir de agora, está responsável pela votação do Orçamento de 2013. Na quinta-feira (30), em assembleia conjunta dos federais da Saúde e os funcionários da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), foi definido o retorno ao trabalho nesta próxima segunda-feira (3). No entanto, as categorias seguem mobilizadas para a construção de novos atos públicos que façam com que o governo enxergue a importância destes servidores e atenda as pautas de reivindicações.


Graves III
Na sexta-feira (31), os servidores federais da Saúde e Trabalho no Estado realizaram um ato público no centro da Capital. Uma vigília, que reuniu centenas de trabalhadores, foi montada na Avenida Borges de Medeiros, junto ao Largo dos Açorianos. Durante a vigília, os trabalhadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizaram uma assembleia para ratificar a orientação de suspensão da greve dada pelo Comando Nacional. O retorno ao trabalho ocorrerá na segunda-feira.

Sincomércio
O Café com Contadores, realizado pelo Sincomércio Passo Fundo no mês de agosto reuniu cerca de 80 participantes da área contábil. O evento tem a tradição de arrecadar alimentos não perecíveis como ingresso simbólico e, por esse motivo, na última quinta-feira, 30 de agosto, os produtos arrecadados foram entregues ao Abrigo Nossa Senhora da Luz (Abrigo de idosos), pela Diretora Social, Lourdes Lorenzoni Scharnberg e as colaboradoras, Viviane de Oliveira e Jéssica Scarparo como forma de solidariedade. Os alimentos foram recebidos pela nutricionista Natássia. Os pequenos gestos ajudam na solução de grandes problemas.

Gostou? Compartilhe