OPINIÃO

Fontes em Off -03/09/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Dia do Biólogo

A regulamentação da profissão de biólogo aconteceu em 1979, através da Lei 6.684, implementada no dia 03 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional. A profissão é muito importante, pois os biólogos são quem estudam os seres vivos e a sua relação com o meio ambiente. As áreas de atuação de um profissional formado em biologia são muitas, desde professor à estudiosos das plantas (botânico), dos animais (zoólogo), da ecologia e meio ambiente, ou ainda da microbiologia.

Na órbita do aeroporto

Matéria sobre o Aeroporto Lauro Kortz, que publicamos no fim de semana, continua repercutindo. Os problemas do Lauro Kortz são conhecidos nos meios aeronáuticos.  O comandante Mauro Freitas, atualmente pilotando Boeing, comentou pelo Facebook. “Não basta a preocupação com terminal e pista. É preciso investimento em navegação aérea. Onde está o DECEA que ainda não capacitou Passo Fundo com um procedimento GPS? E o VOR, continua inoperante?” Formado pela Varig, onde comandou modelos como MD-11 em voos internacionais, graduado em aerodinâmica pelo Massachusetts Institute of Technology, o piloto também foi diretor da EVAER - Escola Varig de Aeronáutica.

O sonho de Malang

O senegalês Malang Sagna trabalha no EC Passo Fundo há pouco mais de um ano. Carismático, esbanja simpatia pelo Vermelhão da Serra onde é auxiliar de serviços gerais. Conseguiu o emprego, pois já trabalhou em um clube de futebol na França. Agora, Malang quer trazer a esposa para Passo Fundo. A família do vice-presidente financeiro, Ronaldo Mognon, está promovendo um galeto com massa para arrecadar recursos e realizar o sonho de Malang. Será amanhã, quinta-feira, às 20 horas no salão de eventos do Vermelhão da Serra. Informações e ingressos na secretaria do clube. 

Casas de acolhimento

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), firmou parceria com a UPF para promover um trabalho diferenciado com as Casas de Acolhimento de Passo Fundo. Segundo a secretária adjunta da SEMCAS, Elenir Chapuis, é uma solicitação antiga que teve êxito. “As Casas receberão oficinas de reforço escolar em diferentes disciplinas dos cursos de extensão. É importante ter mais essa ferramenta para qualificar o serviço e ter um espaço qualificado”, explicou. No total, cerca de 50 crianças e adolescentes, que residem nas três Casas de Acolhimento do município, terão atendimento. O trabalho deve iniciar nos próximos dias.

Ebola

A presidente da organização humanitária internacional Médicos sem Fronteiras (MSF), Jeanne Liu, disse ontem (2) que o mundo está “perdendo a batalha” contra a epidemia do vírus ebola, que continua progredindo na África Ocidental. O vírus do ebola, para o qual não existe tratamento, nem vacina, causou, até 26 de agosto, mais de 1.500 mortes em 3.069 casos registados pela OMS. Destes casos, a Libéria registrou 694, a Guiné-Conacri 430, Serra Leoa 422 e a Nigéria seis. “Em seis meses da pior epidemia de ebola da história, o mundo está perdendo batalha. Os líderes não estão conseguindo travar esta ameaça transnacional”, disse Jeanne Liu, durante discurso nas Nações Unidas, em Nova Iorque, divulgado pela organização humanitária.

Olimpíada de Química

Estão abertas até sexta-feira (5) inscrições para a 13ª Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira (5). Integrando o calendário da Olimpíada Brasileira de Química, a etapa estadual é destinada a estudantes do Ensino Médio e selecionará os representantes do Estado para a fase nacional. As escolas devem selecionar os estudantes para compor sua equipe olímpica. As provas acontecem em Passo Fundo e outras 17 cidades gaúchas. Mais informações podem ser obtidas no site www.liberato.com.br ou pelos telefones (51) 3584-2027 ou (51) 3584-2007.

Futuro da Terra

O pesquisador da Embrapa/Trigo José Eloir Denardin está entre os premiados no  prêmio "O Futuro da Terra". A cerimônia que marcou os  18 anos da premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (1), na sede da Farsul, na 37ª Expointer. Denardin foi indicado na categoria Preservação Ambiental com o “Projeto Manejo e conservação do solo e da água”.  Nesta edição também foram homenageados outros 11 pesquisadores em quatro categorias.

Homenagem

Familiares, parlamentares, autoridades e militantes do PSB, entre outros, lotaram o Auditório Nereu Ramos, na Câmara de Deputados, onde ocorreu uma sessão solene em homenagem aos ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares Neto, mortos no último dia 13 de agosto em um acidente com o avião da campanha de Campos à Presidência da República. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves,  entregou placas de reconhecimento pelos “relevantes serviços prestados ao Brasil” aos familiares dos dois ex-parlamentares.

Homenagem II

Eduardo Campos foi eleito deputado federal três vezes, entre 1995 e 2007, e ocupou a liderança do PSB em três ocasiões. Destacou-se como negociador das reformas encaminhadas à Casa pelo ex-presidente Lula. Ele também foi governador, secretário de Estado, e ministro da Ciência e Tecnologia. Já Pedro Valadares foi deputado federal entre 1991 e 1995 pelo PFL; entre 1995 e 1999 pelo PP; e entre 1999 e 2003 pelo PSB. Mais tarde, assumiu mandato em 2008 e em 2010 como suplente pelo DEM.

Gostou? Compartilhe