OPINIÃO

Fontes em Off - 03/12/2014

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Molduras de Natal

Natal é sinônimo de família reunida. A Carla Paim enviou o registro de seu marido Fabrício Lopes e de suas filhas Livya e Isabella junto ao pinheirinho de Natal

Vestibular IFRS I

O processo seletivo de estudantes 2015/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem 10.096 inscritos para fazerem as provas, concorrendo a 2.439 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. A tabela completa da densidade de candidatos por vaga em cada câmpus do IFRS pode ser consultada no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).

Vestibular IFRS II

A consulta aos locais de provas também foi liberada no portal. As provas ocorrerão no dia 7 de dezembro, em 12 municípios do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Câmpus Porto Alegre e Câmpus Restinga), Rio Grande, Sertão e Viamão. No Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso, os candidatos encontram orientações e os conteúdos considerados para cada uma das modalidades de cursos oferecidos.

Detran

Em reunião realizada na manhã de segunda-feira (1º), na Casa Civil, o Governo do Estado assumiu o compromisso de retomar o processo de negociação com o Sindicato dos Servidores do Detran/RS e avaliar a pauta de reivindicações da categoria. A reabertura do diálogo foi condicionada ao retorno ao trabalho por parte dos grevistas. Em assembleia geral, a categoria decidiu manter-se em estado de greve, retornando ao trabalho na terça-feira. Os grevistas planejam uma vigília silenciosa durante a rodada de negociações. O Detran/RS orienta as pessoas que tenham sido prejudicadas na realização de suas provas que dirijam-se ao CFC (Centro de Formação de Condutores) para reagendá-las.

Fetag I

A Fetag enviou ofício ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na terça-feira (02) solicitando a prorrogação por 180 dias da Resolução Nº 447, de 25 de julho de 2013, que prorroga até 31 de dezembro de 2014, a entrada em vigor do registro e emplacamento de tratores destinados a executar trabalhos agrícolas de qualquer natureza. O presidente da Fetag, Elton Weber, explica que, na verdade, o agricultor não quer sequer que entre em vigor a resolução. “Os seis meses que pedimos, a partir de 1° de janeiro, são necessários para que o Congresso Nacional mude a regra do Contran, que obriga o agricultor a emplacar, registrar e demais questões relativas às máquinas agrícolas”, justifica.

Fetag II

A Fetag pede a prorrogação momentânea, mas o intuito principal é a modificação do Código de Trânsito Brasileiro para que não seja mais obrigado o agricultor emplacar e com isso pagar mais impostos ou registros sobre suas máquinas agrícolas”, observa. O documento foi enviado também para os Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Contag, bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Caso não haja uma resposta favorável até o dia 20 de dezembro, a Fetag retomará a discussão sobre mobilização e até mesmo protestos para que o agricultor não seja penalizado.

Ativismo

A prefeitura de Passo Fundo está realizando e apoiando diversas atividades relacionadas aos 16 Dias de Ativismo, pelo fim da violência contra as mulheres. A mobilização, que também tem como finalidade a reflexão sobre outros temas, iniciou no último dia 23 e seguiu com apresentações culturais, palestras de prevenção a DSTs/Aids, palestras sobre relações étnicos/raciais, seminários, oficinas, vigília e outras ações. Além disso, uma intensa programação foi realizada durante o última final de semana e segue até a próxima sexta-feira. 

Enfermagem

As inscrições para o Curso Técnico em Enfermagem oferecido pela Escola de Educação Profissional do Hospital da Cidade se encerram nesta sexta-feira (5). Os interessados devem fazer sua inscrição diretamente na Escola HC, são oferecidas 135 vagas, 45 por turno de trabalho, incluindo manhã, tarde e noite. O curso possui duração de dezoito meses, divididos em 13 meses de aula teórico-práticas e cinco meses de estágio, com aulas de segunda a sexta-feira. A prova de seleção será no dia 6 de dezembro e a divulgação dos resultados, no dia 9 de dezembro. As matrículas devem ser realizadas nos dias 10 a 12 de dezembro, na Escola HC, que fica na Rua Paissandu 876, sala 10, na Galeria Bristol. Mais informações sobre a documentação necessária para inscrição pelo telefone 3315-7300.

Palestra

Seguindo o ciclo de palestras com representantes eleitos pela região, o próximo a ser ouvido pela Frente de Passo Fundo, será o Deputado Estadual Diógenes Basegio (PDT). Reeleito para o seu segundo mandato, Basegio explicará qual a proposta que seu partido, o Partido Democrático Trabalhista, PDT, possui para a reforma política brasileira.A reunião ocorrerá na próxima quinta-feira, 4 de dezembro, a partir dás 10h30, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo. Outras informações, através do telefone (54) 3316 73 49.

Mestrado

Com a pretensão de estabelecer as condições para o desenvolvimento de um conjunto de pesquisas que acolham problemas jurídicos concretos, a partir de reflexões teóricas considerando a influência das matrizes filosóficas que sustentam a teoria do direito, sobretudo nesta fase conhecida como pós-positivista, a Universidade de Passo Fundo (UPF), oferece o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). As linhas de pesquisa concentram-se em duas áreas, uma que trata da Jurisdição Constitucional e Democracia e outra que aborda Relações Sociais e Dimensões do Poder. As inscrições podem ser realizadas até o dia 01 de fevereiro de 2015 no endereço eletrônico: www.upf.br/pos.

Gestantes

Iniciou nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2014, a 31ª edição do Curso de Orientação à Gestante do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Em torno de 120 gestantes e acompanhantes participam do curso, que tem a premissa de transmitir informações atuais sobre gestação, cuidados com o recém-nascido, amamentação, nutrição, aspectos psicológicos, nutrição, importância de fazer os testes de prevenção às doenças do bebê, entre outros temas. Todo o conteúdo é atentamente absorvido pelas futuras mamães e papais, que aguardaram com grande expectativa a última edição do curso deste ano.

Gostou? Compartilhe