OPINIÃO

Fontes em Off - 04/04/2016

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Ajude seu Chicão
Valdelírio Nunes de Souza, 72 anos, mais conhecido como papeleiro Chicão, que sempre prestou serviço social em benefício das pessoas mais vulneráveis, ainda precisa da ajuda da comunidade passo-fundense. Sem poder trabalhar, o paleiro encontra-se doente e com muitas dificuldades, inclusive de moradia adequada. Ele reside no próprio pavilhão onde depositava o material reciclável que arrecadava, um local insalubre. Além de alimentos, seu Chicão necessita, a partir de agora, comprar medicamentos. As pessoas também podem contribuir financeiramente. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com o grupo de internautas que está ajudando o seu Chicão, por meio da página deles no Facebook "Por uma Passo Fundo Melhor: reclame aqui". Também está sendo divulgada uma conta bancária. O depósito deve ser feito na Caixa Econômica Federal, a agência é a 0494, tipo poupança é 013 e o número da conta é 00030011-9.

Imposto de Renda
A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Passo Fundo, que abrange 108 municípios, alcançou o número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 previstas na região. O prazo encerrou no dia 29 de abril e mais de 142 mil contribuintes entregaram a declaração. A Delegacia da Receita Federal estimava 141,5 mil documentos. Em Passo Fundo, a meta de 38,3 mil declarações também foi 100% atingida. Quem não enviou o documento já pode entregá-lo, mas o contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será necessário baixar um novo programa. O sistema automaticamente gerará a guia para o pagamento da multa.

Farmácia Mais Perto
Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para levar medicamentos à população nos bairros e no interior do município, o Programa Farmácia Mais Perto oportuniza ao usuário o acesso ao catálogo disponibilizado pela atenção básica em saúde. O cronograma do mês de maio de 2016 já está disponível no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br > Governo > Programas > Farmácia Mais Perto). O programa busca garantir que a população usuária do SUS possa utilizar os remédios prescritos. Através da iniciativa, diariamente, o veículo adaptado percorre pontos da cidade, atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade. Informações sobre o cronograma de atendimento e participação do programa podem ser esclarecidos com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.

Crianças com diabete
No dia 1º de maio, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), a UPF, o Lions Club e o Grupo Escoteiro Maragatos realizaram encontro com crianças e jovens que participam do Acampamento da Criança com Diabetes, na Associação dos Funcionários do HSVP. O encontro contou com 12 pacientes portadores de diabetes tipo I (uso de insulina), de 08 a 16 anos e seus pais, procedentes dos municípios de Passo Fundo, Carazinho, Constantina e Guaporé. Entre as atividades desenvolvidas com as crianças e jovens destacaram-se coleta de exame de sangue efetuada pelo Laboratório Sani, roda de conversa sobre a importância do autocuidado, ações lúdicas e de integração. Com os pais foi realizada reunião de planejamento para o 4º Acampamento da Criança com Diabetes, que acontecerá em novembro deste ano. Crianças de 06 a 12 anos, que tenham diabetes tipo I, residam em Passo Fundo e região, e queiram participar do acampamento, devem entrar em contato pelo fone (54) 3316-8553 e e-mail acampamentodiabetes@upf.br.

Dia do Desafio

Na próxima quinta-feira, 12, acontece o lançamento estadual do Dia do Desafio 2016, em Porto Alegre, com a presença dos representantes municipais e do Sesc/RS. Promovido no Estado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Dia do Desafio (DDD) acontece sempre na última quarta-feira de maio (este ano, no dia 25) e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico. Para participar do DDD, os municípios se inscrevem previamente e devem mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 25 de maio. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. O sorteio das cidades ocorrerá no dia 09 de maio.

Contratação Emergencial

A 7ª Coordenadoria Regional de Educação comunica que estão abertas, até 06 de maio, as inscrições para Cadastro Temporário de Contratação Emergencial de Professores de Escola para as seguintes áreas: Educação Especial Deficiência Auditiva e Libras - Língua Brasileira de Sinais. Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br, ou na 7ª CRE - Passo Fundo situada na Rua Saldanha Marinho, 478, no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Palestra
No dia 6 de maio acontece, em Passo Fundo, a Caravana Amrigs – projeto que visita os municípios gaúchos com palestras voltadas à capacitação médica, sempre com entrada franca e realizada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul. A atividade acontece às 19h30, na sede da Associação Médica do Planalto, e traz o Neurologista e Neurofisiologista de Porto Alegre Dr. Pablo Brea Winckler para abordar o tema "Cefaleia e AVC", e, o também Neurologista Dr. Gustavo Costa Fernandes para tratar "Meningites e Crise Convulsiva". 

Gostou? Compartilhe