OPINIÃO

Fontes em Off - 04/10/2012

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Água

A Corsan promove até o dia 6 de outubro atividades dentro da XIX Semana Interamericana da Água e XII Semana Estadual da Água.  O objetivo é sensibilizar a sociedade e informar que a água que utilizamos retorna para o ambiente, gerando, muitas vezes, impactos negativos, que podem ser reduzidos se adotarmos atitudes sustentáveis. Dentro das comemorações da Semana Interamericana da Água, a Corsan está realizando uma série de atividades nos municípios gaúchos. Uma das principais atrações será a arena de brinquedos infláveis “Estação da Água”. Na estação, as crianças aprendem a separar o lixo e como colaborar para preservar a água de uma maneira lúdica e divertida.

Ficha suja

A Lei da Ficha Limpa levou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedidos de impugnação de 1.361 candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país. Apesar de a votação ocorrer no próximo domingo (7), no entanto, a grande maioria dos políticos sob suspeição disputará o voto do eleitorado sem saber se será enquadrada como ficha suja. Nos casos em que não houver deliberação da Justiça Eleitoral até as eleições, os candidatos concorrerão no próximo domingo sub judice e os votos serão computados normalmente.

Posse

Contudo, a vitória nas urnas não será a garantia de posse no cargo ao qual disputou. Isso porque, se posteriormente o candidato tiver o registro impugnado pelo TSE, os votos serão considerados nulos. O tribunal analisará caso a caso qual será o procedimento nas situações em que o vencedor tenha seu registro cassado. Entre as hipóteses, estão a diplomação do segundo mais votado ou até a realização de uma nova disputa, no caso de eleição majoritária. No caso dos vereadores, serão empossados os candidatos que tiverem o maior número de votos.

Urnas

A Justiça Eleitoral disponibilizou para as eleições locais do próximo domingo (7) o contingente de 501.923 de urnas eletrônicas para os 5.568 municípios do país, cujos eleitores vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas no próximo domingo. Em Passo Fundo, votam 136.208 eleitores em mais de 400 urnas.

Mensalão

Depois de condenar dez políticos por corrupção passiva na última segunda-feira (1º), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar ontem (3) as acusações sobre corrupção ativa na Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão. Esta é a segunda etapa do Capítulo 6 da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha entre os partidos da base aliada ao governo entre 2003 e 2004.

Haitianos

Empresas do Sul e Sudeste já contrataram boa parte dos 215 haitianos legalizados pela Polícia Federal em setembro. Eles entraram ilegalmente pela fronteira do país com a Bolívia e se abrigaram em Brasileia, no Acre. Desse total, 89 já foram contratados por empresas de construção civil e indústrias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Em Marau, a Metasa contratou 33 haitianos.

Braille

Restaurantes, bares e lanchonetes podem ser obrigados a ter, pelo menos, um exemplar de cardápio em Braille para atender aos clientes com deficiência visual. Projeto de lei da Câmara com essa finalidade está pronto para ser votado na CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) do Senado.

Gostou? Compartilhe