OPINIÃO

Fontes em Off - 04/12/2014

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Responsabilidade

O professor da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) Giovani da Silva Corralo lançou, em novembro, a obra Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores - comentários ao Decreto-Lei 201/67. Publicado pela Editora Atlas, o livro integra a coleção Direito Administrativo Positivo, composta pela análise doutrinária-crítica de importantes diplomas legais do Direito Administrativo brasileiro. O livro pode ser adquirido online, no site da Editora Atlas, onde também é possível visualizar outras informações.

Celebração I
Em comunhão com a Igreja de todo o mundo a Arquidiocese de Passo Fundo celebrou na manhã deste domingo, 30, a abertura do Ano da Vida Consagrada. A comemoração, proclamada pelo Papa Francisco, teve início no Primeiro Domingo do Advento e terminará com a festa de apresentação de Jesus no Templo, em 02 de fevereiro de 2016. A Arquidiocese de Passo Fundo conta com hoje com mais de 400 religiosos e religiosas, em 23 congregações de diversos carismas que, segundo o Papa Francisco, “embelezam cada vez mais o jardim da Igreja”. Para ele, todo o povo cristão precisa tomar cada vez “maior consciência do dom que é a presença de tantas consagradas e consagrados, herdeiros de grandes Santos que fizeram a história do cristianismo”.

Celebração II
A celebração deste domingo reuniu mais de 200 religiosos e formandos que reafirmaram o compromisso com o anúncio do Evangelho, a profecia e a esperança. Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano e Salesiano, presidiu a celebração com outros 20 padres e freis. Dom Altieri ressaltou a importância do tempo do advento. “O Evangelho provoca que a preparação precisa ser constante para esperar a vinda do Senhor. O verdadeiro discípulo precisa sempre estar empenhado, vigilante e comprometido na construção de um mundo de vida, amor e paz”. 

Aprovação
Diversos integrantes do Programa Tô Dentro, oferecido pela prefeitura através da UP – Universidade Popular, foram aprovados em vestibulares de diferentes faculdades de Passo Fundo. No total, foram 46 aprovados em 22 cursos, como Psicologia, Direito, Letras, Assistência Social, Enfermagem, Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Odontologia, Ciências Contábeis, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Educação Física, Matemática, Administração, Física, Engenharia Elétrica, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Um dos alunos ficou entre os dez primeiros colocados no curso de Administração da Imed. Além desta instituição, houve aprovações em vestibulares da Universidade de Passo Fundo (UPF), Anhanguera e Faculdade João Paulo II.

Coaju
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) esteve presente no XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento foi realizado entre os dias 23 e 28 de outubro, no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. Cerca de 1,2 mil pessoas de mais de 200 comitês de todo o Brasil participaram do encontro. Também estiveram presentes membros da sociedade civil, poder público e estudantes. O Encob teve como objetivo identificar as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

Grupo Despertar I

O Grupo de Terceira Idade Despertar, de Ernestina, em atividade beneficente realizada na tarde de terça-feira, 25 de novembro, visitou três asilos no município de Passo Fundo. Nas visitas, as 30 integrantes do grupo ernestinense doaram roupas, alimentos, materiais de limpeza e higiene às entidades. O objetivo da ação foi levar conforto e carinho aos idosos que, em muitos casos, não recebem visitas periódicas de seus familiares.

Grupo Despertar II
Nas conversas com os idosos dos asilos, as ernestinenses trocaram relatos e experiências de vida, e também ouviram dos responsáveis pelas instituições como é o funcionamento da rotina nos asilos e conheceram a infraestrutura dos locais. A atividade mostrou, segundo avaliação das integrantes do Grupo de Terceira Idade Despertar, uma realidade totalmente diferente, o que serviu para reflexão sobre a vida e a importância da convivência com os familiares.

Gostou? Compartilhe