OPINIÃO

Fontes em Off - 06/09/2012

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Prontuário Eletrônico
O governo do Estado pretende ampliar a implantação do sistema de prontuário clínico eletrônico neste mês em Soledade, cidade de 30 mil habitantes, onde todas as suas seis unidades básicas de saúde serão informatizadas. O Saúde Inteligente - nome dado ao sistema - teve sua largada por meio de um projeto piloto em Passo Fundo em dezembro do ano passado, quando o prontuário eletrônico foi implantado na Unidade Básica de Saúde José Alexandre Zácchia, com aproximadamente oito mil usuários cadastrados. Neste ano, o projeto já foi ampliado para a Unidade Básica de Saúde Adirbal Corralo, com mais 9 mil usuários também incluídos no sistema eletrônico. Para o próximo ano, chegará à Região Metropolitana e, até o final de 2014, ao restante do Estado. Para isso, o investimento estimado é de R$ 250 milhões.

HIV e sífilis
Passo Fundo está entre os 95 municípios do Estado que passarão a oferecer o teste rápido de HIV e sífilis durante o pré-natal através do Sistema Único de Saúde (SUS). O teste, que deve ser introduzido nos próximos dois meses, deve ser realizado logo na primeira consulta da gestante. O procedimento é efetuado por meio de uma única punção na ponta do dedo e oferece resultado em apenas 30 minutos. Com o diagnóstico precoce e o tratamento a tempo, as chances de a mãe infectar a criança caem para menos de 1%. Além disso, quando a testagem na mãe der positivo, o parceiro também poderá fazer a verificação.

Mercosul
O Palácio Pirati sedia até esta quinta-feira (6) a XXII Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH). A pauta do evento, presidido pela ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, debate a recente criação das comissões da verdade no país, além de reunir grupos de trabalho para o levantamento de informações e arquivos das ações repressivas do Cone Sul, em particular da Operação Condor; comissões de Educação e Cultura; elaboração de indicadores em direitos econômicos, sociais e culturais; direitos das mulheres; comissão sobre discriminação, racismo e xenofobia; promoção e proteção dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

STF
O desembargador Rui Portanova, integrante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul pretende se candidatar a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 3, o ministro Cezar Peluso aposentou-se compulsoriamente e até o final do ano mais dois ministros deverão deixar a Corte. O desembargador destacou que há mais de 30 anos o Tribunal de Justiça/RS não possui um representante na mais alta Corte brasileira.

Financiamento
O prazo do financiamento estudantil concedido por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderá ser ampliado por até dois semestres consecutivos. O aluno continuará a receber o financiamento, caso precise de mais tempo para concluir o curso. Isto ocorre em função de reprovação em uma matéria, doenças e outras situações que impliquem afastamento das aulas. A Portaria publicada ontem (5) no Diário Oficial da União estabelece que o pedido de dilatação do prazo poderá ser feito pelo estudante entre o semestre previsto para encerramento do curso e o primeiro trimestre do período referente à ampliação.

Gostou? Compartilhe