OPINIÃO

Fontes em Off -09/09/2014

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Vestibular de Verão Imed
O Vestibular de Verão 2015/1 da Faculdade Imed já tem data marcada. A prova única acontece no dia 15 de novembro, com início às 14h. O lançamento oficial do processo seletivo e a apresentação do curso de Medicina acontecem no mês outubro. Neste concurso serão ofertadas mais de 650 vagas divididas entre os nove cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Medicina, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação. Para esta edição as novidades são a oferta do curso de Medicina, pela primeira vez na instituição, com 42 vagas, e o curso de Ciência da Computação que passa a ser noturno.


Tablets
O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), entregou, na sexta-feira, 41 tablets para professores da  7ª Coordenadoria Regional de Educação. A iniciativa faz parte do programa Província de São Pedro, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), com o objetivo de proporcionar a vivência dos alunos e professores na linguagem da tecnologia digital. A Seduc  já investiu mais de R$ 100 milhões na aquisição dos netbooks, instalação de infraestrutura nas escolas e na formação dos professores, através de oficinas, cursos presenciais e a distância.  A estimativa é de que o final de 2014 o projeto vá até 35 municípios, beneficiando 105 escolas estaduais com a distribuição dos computadores.

Mujica no Estado
O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, cumprirá agenda no Estado na próxima quarta-feira (10). A visita envolverá uma série de encontros relativos às ações de cooperação entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho, além da participação em um seminário acadêmico. Às 10h, Mujica visitará o polo de catadores em Novo Hamburgo (Rua Guia Lopes, s/nº), acompanhado de comitiva e do governador Tarso Genro, para conhecer um dos eixos da Cadeia Binacional do PET, projeto desenvolvido pelo RS em parceria com o Uruguai e com o Estado de Minas Gerais. Às 14h, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, será realizado um ato solene de celebração das relações, junto a uma apresentação das ações de cooperação desenvolvidas entre gaúchos e uruguaios. Em seguida, será concedida entrevista coletiva no Salão Alberto Pasqualini. 

Vestibular de Verão da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) informa à comunidade que a data do Vestibular de Verão foi antecipada para 15 de novembro. Inicialmente marcada para 29 de novembro, a realização da prova foi alterada para otimizar a agenda dos vestibulandos, uma vez que será um dos primeiros vestibulares do Estado neste final de ano. Conforme a vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, a nova data deve facilitar a realização das provas para a maior parte dos vestibulandos. “Nossa intenção é oferecer aos estudantes a possibilidade de garantir sua vaga no ensino superior com antecedência”, explica Rosani. Informações sobre vagas e cursos oferecidos serão divulgadas no início de outubro, no lançamento oficial do processo seletivo.

 

Restituição I
Desde ontem está disponível a consulta ao 4º lote de restituição exercício do IRPF 2014 e, também, dos lotes residuais dos multiexercícios 2013, 2012, 2011, 2010 e 2009. Os valores serão creditados a partir do dia 15 de setembro.  Na jurisdição da DRF Passo Fundo, no 4º lote de restituição do exercício 2014, serão creditadas, mediante depósito bancário, restituições para 10.602 contribuintes, num total de R$ 8.282.218,32, com os valores corrigidos pela variação da taxa Selic em 4,50%. 

Restituição II 
Além das restituições do exercício de 2014, também serão creditadas as restituições referentes aos lotes residuais dos exercícios de 2009 a 2013, com valores também corrigidos de acordo com a variação acumulada da taxa Selic de maio do respectivo exercício até setembro de 2014.  Para saber se terá a restituição paga neste mês, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e informar o número do CPF. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, pelo número 146, e pelo aplicativo do Fisco para tablets e smartphones. 

       

Gostou? Compartilhe