OPINIÃO

Fontes em Off - 09/12/14

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Transparência

A Prefeitura de Passo Fundo foi contemplada nessa segunda-feira (08) com o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O prefeito Luciano Azevedo recebeu o diploma de menção honrosa do prêmio, junto ao selo digital para o município, na certificação da qualidade do Portal de Transparência de Passo Fundo. No prêmio, o município se destacou no cumprimento dos requisitos exigidos pelas duas leis. No site da Prefeitura, estão publicadas informações que dão transparência à gestão municipal, como por exemplo: informações organizacionais, informações dos quadros funcionais, dados sobre licitações e contratos celebrados e registros das despesas e receitas, entre outros.

Placas

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou o novo modelo de placas de veículos que será usado no Brasil e demais países do Mercosul, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela (veja na imagem acima). No Brasil, a placa será obrigatória para veículos novos a partir de janeiro de 2016. Para os veículos que atualmente já estão emplacados, a mudança será opcional.

Extinção

O Rio Grande do Sul conta oficialmente com 804 espécies de sua flora ameaçada de extinção. É o que indica a Reavaliação da Lista da Flora Ameaçada de Extinção do RS, trabalho coordenado pela Fundação Zoobotânica (FZB) com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), cuja versão final, que pode ser acessada nos arquivos anexados abaixo, foi homologada por portaria no dia 2 de dezembro. A lista substitui a listagem de espécies ameaçadas elaborada em 2002. Segundo informação da FZB, 1.245 espécies foram analisadas por 77 especialistas vinculados a 27 instituições.

Campanha

A Prefeitura de Passo Fundo, através das coordenadorias da Mulher, Juventude e Igualdade Racial, com apoio Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, lançou a campanha Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A ação, que já percorre diferentes municípios, aconteceu na Praça Tamandaré, durante a tarde deste sábado (6). A ideia de realizar uma ação contínua para conscientização dos direitos iguais em sociedade, com foco em diminuir os índices de violência contra as mulheres.

Violência

Segundo a agência da ONU, 230 milhões de crianças vivem em países ou regiões afetadas por conflitos armados e 15 milhões foram atingidas nos conflitos da República Centro-Africana, no Iraque, Sudão do Sul, Palestina, Síria e Ucrânia. Entre as piores situações, o Unicef destacou a República Centro-Africana, onde 2,3 milhões de crianças foram afetadas pela guerra e cerca de 10 mil recrutadas por grupos armados 

IR

O sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2014, liberado para consulta nesta segunda-feira (8), contempla 1.427.609 contribuintes, totalizando mais de R$ 1,6 bilhão. No lote, foram incluídas também restituições liberadas da malha fina das declarações do período de 2008 a 2013.A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet, pelo telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com os sistemas iOS (Apple) ou Android. O crédito bancário para 1.491.181 contribuintes será feito no dia 15 de dezembro, totalizando o valor de R$ 1,8 bilhão.

Cantata

A Ação Social da Cantata Natalina fará, na próxima terça-feira (09), a homenagem aos patrocinadores e apoiadores que viabilizam a realização do evento e, consequentemente, do gesto solidário que beneficia milhares de crianças, estudantes da rede pública de ensino. A solenidade acontecerá às 15h, na Escola Municipal Fredolino Chimango. Nela, representantes das organizações parceiras da realização do maior espetáculo natalino da região norte do Rio Grande do Sul também participarão da entrega dos kits doados pela comunidade, em troca pelas camisetas do evento.

Integrado UPF

A Pesquisa e a Extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) serão enriquecidas. A partir de 2015, os Programas de Pós-Graduação e os Núcleos de Extensão contarão com a contribuição de estudantes do ensino médio do Integrado UPF. A interação entre estudantes de graduação, pós-graduação e ensino médio será possível por meio do projeto Iniciação Científica Junior e Iniciação de Extensão Junior.

Simpasso

Na noite desse sábado (6) o Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso) promoveu a festa de Natal dos Servidores Municipais. Servidores e seus familiares participaram do evento, que também marcou a inauguração da nova ala do centro de eventos, que tem capacidade para mais duas mil pessoas. A noite também foi marcada pelo sorteio de mais de uma dezena de brindes, que foram desde cuia de chimarrão até televisor e forno elétrico. Mas o prêmio mais aguardado era a motocicleta 0 km. E quem levou a moto foi o servidor Claudemir de Oliveira, que é coletor da Codepas. Após os sorteios, o público aproveitou a festa para dançar ao som do musical Karícia.

Gostou? Compartilhe