OPINIÃO

Fontes em Off - 10/09/2014

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Prematura primavera

No Planalto Médio conhecemos muito bem as quatro estações do ano. O verão é quente de fritar ovo no asfalto, no outono as folhas caem na dourada Praça dos Plátanos (Tamandaré), o inverno é de renguear cusco e a primavera traz o colorido das flores. Vivemos quatro estações distintas, com suas características próprias. Mas nem sempre a natureza segue à risca o calendário e às vezes nos pega de surpresa. No mês passado tivemos um veranico em versão ‘agostina’. O calor fora de época despertou a natureza antes do previsto. A primavera inicia no próximo dia 23, mas o colorido já chegou às árvores nas calçadas de Passo Fundo. O ipê-roxo dá o tom à prematura primavera passo-fundense.

Ensino superior

O número de estudantes matriculados em cursos de graduação no Brasil cresceu 3,8% de 2012 para 2013. No ano passado, as matrículas superaram 7,3 milhões. A rede privada concentra o maior número de alunos, quase 5,4 milhões de inscritos. Na rede pública, há cerca de 1,9 milhão de estudantes. Os dados são do Censo da Educação Superior 2013, divulgado hoje (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O crescimento do número de matriculados na graduação foi inferior ao registrado nos censos anteriores. De 2011 para 2012,  o crescimento ficou em 4,4% e, de 2010 para 2011, em 5,6%.

Ditadura

A Procuradoria da República em Canoas ajuizou ação civil pública contra a União para que o tenente-coronel Alfeu de Alcântara Monteiro, morto três dias após o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart em 1964, seja reconhecido como uma vítima do Golpe Militar. A ação é consequência de uma denúncia encaminhada até ao Ministério Público Federal através do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

Café de chaleira
Mais de 700 pessoas participaram, na manhã desta terça-feira (9), do café de chaleira promovido pelo Departamento Tradicionalista do Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo – Simpasso, na sede social localizada no bairro Petrópolis. O evento faz parte das comemorações dos Festejos Farroupilha 2014, através das chamadas Rondas Crioulas.

Café de chaleira II

O jornal O Nacional recebeu na tarde de ontem a visita de integrantes do Departamento Tradicionalista do Clube Juvenil, que prestigiaram os colaboradores com um café de chaleira tradicional. Na visita estiveram o coordenador da invernada adulta Departamento Tradicionalista, Tiago Rocha, o 1º Guri Farroupilha, João Rodrigues, e a 3ª Prenda Juvenil, Amanda Becker.

Administrador I
Em comemoração ao Dia do Administrador, a delegacia regional do Conselho Regional de Administração (CRA) do Rio Grande do Sul, está promovendo uma série de atividades. Para divulgar a profissão e a importância das empresas contratarem profissionais capacitados e registrados junto ao Conselho, o delegado regional Luis Carlos Bortoncello esteve ontem visitando o jornal o Nacional.

Administrador II
Na ocasião, Bortoncello salientou que existem mais de dois mil profissionais registrados junto ao Conselho na região de Passo Fundo e que, apesar desse grande número, de também dos inúmeros cursos de graduação existentes, os profissionais da área ainda estão em busca de reconhecimento da importância de que as empresas procurem sempre aqueles que são graduados para exercer a função de administrador.

Gostou? Compartilhe