OPINIÃO

Fontes em Off - 11/02/2013

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Coluna Fatos

A coluna Fatos assinada pela jornalista Zulmara Colussi faz um pequeno recesso neste Feriadão de Carnaval, retornando com publicação na próxima quinta-feira.

Internados

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), com dados da Força Nacional do SUS e da Regulação do Estado, informa que 53 pacientes feridos no incêndio em Santa Maria permanecem hospitalizados neste sábado ( 09), em quatro cidades gaúchas. No total, 16 pacientes precisam de ventilação mecânica para respirar e 37 não. Nas últimas 24 horas ocorreram 12 altas (oito em Porto Alegre e quatro em Santa Maria). 

Feira do Produtor

Uma comitiva de agricultores, que realizam a venda de seus produtos na Feira do Produtor, realizada junto à Gare, de Passo Fundo, esteve em reunião com o prefeito Luciano Azevedo, na tarde desta sexta-feira, 08. A intenção do grupo é fortalecer a feira e promover alterações na forma como a feira é organizada, hoje, para que todos possam ficar melhor acomodados no local. A revisão do estatuto que regulamenta a Feira do Produtor também foram debatidas com Luciano. Os produtores estiveram acompanhados da secretária do Interior, Liliane Rebechi e, ainda, aproveitaram a ocasião para entregar uma lista de reivindicações ao prefeito.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM prepara as atividades para a Semana da Mulher, antecedendo o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, para comemorar os avanços, discutir os direitos e buscar o debate sobre a atual situação do sexo feminino na sociedade. O Conselho esteve reunido com o prefeito Luciano Azevedo que sugeriu um debate sobre a presença da mulher na política também poderá ser parte das ações previstas para o próximo mês. Conforme último levantamento promovido na cidade, quase 100 mil mulheres vivem, hoje, em Passo Fundo. Criado em 2010, o Conselho tem como presidente Márcia Carbonari, da Comissão dos Direitos Humanos, vice-presidente, delegada Cláudia Crusius, da Delegacia da Mulher, primeira secretária, Marisa Ré de Rocco, da Secretaria de Segurança Pública, e como segunda secretária, Eliana Bortolon, representante da União Brasileira de Mulheres. Também participou do encontro a coordenadora municipal da Mulher, Eni Hanauer.

 Licenças Prêmio

O vereador Patric Cavalcanti (DEM), protocolou na tarde de quinta-feira (07), uma indicação ao Executivo sugerindo que a prefeitura pague as Licenças Prêmio dos servidores que estão em atraso. O parlamentar explicou que há muitos pedidos do benefício que não foram pagos pelas administrações anteriores. Segundo ele, “A Licença Prêmio é um direito do servidor municipal e seu pagamento está assegurado em seu Estatuto, regulamentado pela Lei Complementar nº 203 de 2008.” Ele sugeriu que seja feita uma programação de pagamento para que todos os servidores com direito ao benefício, possam recebê-lo.

Recursos

Em reunião realizada nesta sexta-feira (08), em Passo Fundo, na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi assinado entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Hospital São Vicente de Paulo contrato de prestação de serviços no valor de R$ 109 milhões. De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand, os valores serão aplicados em praticamente todas as áreas de média e alta complexidade da instituição. O contrato referencia os serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde da região de Passo Fundo e para toda a região Norte e Missioneira do Estado.

 Inflação I

A alta da inflação, que em janeiro atingiu o maior nível em quase oito anos, pode mudar os rumos da política econômica no governo da presidenta Dilma Rousseff, marcada até agora pela queda dos juros. Segundo especialistas, caso os preços continuem aumentando acima do esperado, o Banco Central (BC) voltará a reajustar os juros básicos, atualmente no menor nível da história.

Inflação II

No mês passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,86%, a maior variação mensal desde abril de 2005, quando a alta tinha somado 0,87%. Dezembro, no entanto, também tinha registrado inflação expressiva, de 0,79%. Com o resultado de janeiro, o IPCA acumulado em 12 meses passou para 6,15%, contra inflação de 5,84% registrada em todo o ano passado.

Violência

O governo de Santa Catarina vai transferir pelo menos 20 presos de alta periculosidade para penitenciárias federais. A decisão foi tomada a partir da avaliação das forças de segurança do estado e faz parte do conjunto de ações para conter a onda de ataques e vandalismo registrada nos últimos dez dias. Por questões de segurança, as datas de transferência e os nomes dos detentos não serão divulgados. Em nota, o governador Raimundo Colombo ressaltou que por “questões técnicas” não recorreu à Força Nacional de Segurança e destacou que as polícias do estado, os agentes penitenciários e Polícia Federal estão trabalhando de forma integrada. “

 

Gostou? Compartilhe