OPINIÃO

Fontes em Off - 11/11/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Cidadania italiana
A UPF Idiomas, mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), oferece para Passo Fundo e região a oportunidade de conversar com o Enrico Protti da 50&Piú Serviços. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre cidadania italiana. O encontro acontece no dia 26/11 na UPF Idiomas (Avenida Brasil 743 - Centro). O atendimento é gratuito e o agendamento pode ser feito pelo e-mail coord.passofundo@acirs.org.br ou telefone (54) 3632-0220.

Diversidade

O Plural Coletivo Sexodiverso realiza de 12 a 15 de novembro de 2014 a 3ª edição da Semana da Diversidade de Passo Fundo. O tema desse ano “Transformando a sociedade 45 anos depois da revolta de Stonewall” propõe uma reflexão sobre questões que influenciaram o movimento LGBT no mundo. Na quarta-feira, dia 12 de novembro, a partir das 19h30min, uma palestra será realizada no auditório do Centro de Educação e Tecnologia (CET), na Universidade de Passo Fundo (UPF) e terá como tema “A Revolta de Stonewall e os Movimentos de Combate às Opressões”, refletindo sobre o significado da Revolta de Stonewall num contexto marcado pela ascensão do movimento pelos direitos civis nos EUA e seus reflexos no movimento LGBT no Brasil e no mundo. Na quinta-feira, dia 13 de novembro, às 19h30min, um segundo encontro vai abordar o tema “E a Aids? Preconceito e Expansão”.

Tô Dentro
Neste final de semana, 120 alunos que frequentaram as aulas do Tô Dentro, da Prefeitura, realizaram a prova do Exame nacional do Ensino Médio (ENEM). No domingo (9), a Prefeitura colocou à disposição um ônibus para facilitar o deslocamento dos alunos até a Universidade de Passo Fundo (UPF), local onde as provas aconteceram. O Tô Dentro é um programa gratuito de aulas regulares das disciplinas curriculares (Português, Matemática, Biologia, Literatura, Redação, Química, História), para se preparar para as provas do ENEM. Nesse ano, o Tô Dentro ofereceu vagas em quatro turmas. As aulas de 2014 seguem até o dia 15 de novembro, na Escola EENAV. Outras informações sobre o Tô Dentro pelos telefones (54) 3316-7110 e (54) 3316-7212.

Audição

Na última sexta-feira (7), cerca de 50 estudantes do Curso Livre de Música do Colégio Notre Dame, das turmas de Sensibilização e Iniciação Musical se apresentaram em audição. O recital, promovido pela instituição a fim de expor para a apreciação dos pais e da comunidade as técnicas e habilidades desenvolvidas durante o ano, contou com 32 apresentações em piano e teclado, passando por diferentes ritmos e estilos musicais. A audição encerrou a série de três recitais promovidos pela instituição, como atividade de encerramento do ano letivo dos Cursos Livres de Música.

Caixeiral Campestre

Na noite desta terça-feira (11), acontece a reunião do Torneio da Abertura da Temporada de Verão 2014/2015 e do campeonato de Futebol-7 da categoria Adulto do Clube Caixeiral Campestre. As equipes interessadas em participar devem comparecer na Sala de Jogos, Sede Campestre, às 19h30min.

Logística
Acontece no próximo dia 20 de novembro o 1º Congresso de Infraestrutura, Logística e Transporte do Norte do Rio Grande do Sul (Logistech). A atividade está sendo promovida pela UPF e B2M Cultura e Eventos. O evento pretende fomentar e aproximar compradores e fornecedores de produtos e serviços da logística e debater propostas para os gargalos logísticos da região. Durante o Congresso, serão realizadas palestras para transportadores e construção civil objetivando a diminuição de custos, segurança, normas e legislação. O evento acontece a partir das 8h, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). O credenciamento deverá ser feito no local ou pelo site www.logistech.com.br.

Mestrado
A UPF está com as inscrições abertas para a turma 2015 do Mestrado em Envelhecimento Humano, vinculado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e recomendado pela Capes. No site www.upf.br/ppgeh está publicado o edital contendo todas as informações referentes ao processo seletivo. O programa oferece bolsas de estudo da Capes, da Fapergs e da FUPF, às quais os alunos podem concorrer mediante inscrição em edital específico. Mais informações no site www.upf.br/pos, pelo e-mail pgeh@upf.br ou telefone (54) 3316-8384.

Osvandré Lech na China
O médico passo-fundense Osvandré Lech palestrou pela terceira vez na China. A palestra realizada no mês de setembro no “First Annual World Congress of Orthopaedics”, promovido pela Universidade da  cidade de Xi`An, ao sul da China. Osvandré Lech foi convidado para coordenar painel de discussões e apresentar a conferência “A prótese reversa no tratamento das fraturas complexas do úmero proximal. Aonde estamos em 2014?”, um dos principais avanços recentes da cirurgia do ombro. Na foto, o médico passo-fundense está com o alemão Ervin Neher, cientista do Instituto Kaplan,  vencedor do prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1991 com sua descoberta sobre a ação dos canais de cálcio no metabolismo celular.

 

Gostou? Compartilhe