OPINIÃO

Fontes em Off - 12/09/2012

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Tarifa de energia
A presidenta Dilma Rousseff disse ontem que a redução das tarifas de energia elétrica pode ser maior do que as anunciadas até agora. O preço da energia vai cair em média 16,2% para os consumidores residenciais e até 28% para a indústria, mas a redução pode ser maior após os cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre as concessões que vencerão entre 2016 e 2017, disse a presidenta. “Essa reduções poderão ser ainda maiores quando a Aneel concluir os estudos, em março, e apresentá-los numericamente no que diz respeito aos contratos de distribuição que vencerão entre 2016 e 2017”, disse, durante anúncio oficial das mudanças no cálculo das tarifas de energia.

Olimpíada de Matemática
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, inserida dentro do CASE (Centro de Atendimento Sócio Educativo) classificou 4 alunos para participar da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A lista divulgada para as provas da segunda fase, que será realizado no Instituto Cecy Leite Costa no dia 15 de setembro, trouxe 3 alunos do Ensino Fundamental e 1 aluno do Ensino Médio que representarão a escola, a atividade foi coordenada pelo professor Carlos Rafael Isaias da Cruz. Atualmente a Escola Paulo Freire conta com 49 alunos.  A OBMEP tem como objetivo estimular e revelar talentos na área da matemática, em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição. A divulgação dos premiados acontecerá no dia 30 de novembro.

Chá do Camti
O Camti (Caixeiral Campestre Terceira Idade) está preparando uma homenagem para as dez rainhas do grupo. O Chá das Soberanas 2002-2012 será realizado no sábado (22), às 15h, no Salão do Bosque 1, Sede Campestre do Clube. O evento é um preparativo para o baile de coroação da Rainha 2011 que será realizado no mês de outubro.

Audiência pública
A Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Diogenes Basegio (PDT), realiza na sexta-feira (14) audiência pública para debater a duplicação da BR-285, no trecho que liga Passo Fundo a Carazinho. A atividade será realizada em Carazinho no anfiteatro da Ulbra, a partir das 20h. A audiência conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), Universidade Luterana do Brasil – Carazinho e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região (Sindicar).

Gestão da saúde
Um fundo único para a saúde e o fim das tabelas e da produtividade na saúde. Estes são os dois pontos que o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, Milton kempfer, defende para acabar com as filas e a superlotação dos hospitais. Segundo Milton, hoje o estado possui 23 mil leitos, 20 mil dos quais pertencem à rede particular. Ele adverte de que o Rio Grande do Sul já teve 27 mil leitos e, a persistir a atual forma de financiamento, a situação tende a agravar-se ainda mais. Nos dias 13 e 14 de setembro, Milton recepciona cerca de 200 trabalhadores da saúde no 10º Congresso Estadual em Passo Fundo. A categoria reúne funcionários de consultórios médicos, laboratórios, clinicas e hospitais de todo o estado.

Recorde
O Sicredi registrou recorde no financiamento de veículos em julho deste ano, totalizando saldo superior a R$ 1 bilhão.  Em comparação com o mesmo período de 2011, houve um aumento de 42% no saldo da carteira.  O destaque estende-se à baixa inadimplência, onde o percentual das operações em atraso superior a 90 dias é de 1,6%, em julho de 2012, 4,4 p.p. abaixo do mercado, que apresentou uma inadimplência de 6% no mesmo período. As perspectivas são de que os índices continuem positivos até o final do ano. “A proximidade da cooperativa de crédito com o associado é um dos grandes diferenciais. Esta relação nos permite orientar o associado na escolha de produtos e serviços adequados a sua necessidade, como o crédito, e reflete-se na baixa inadimplência”, analisa Paulo Valadares Pereira, superintendente de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi.

Gostou? Compartilhe