OPINIÃO

Fontes em Off - 13/02/2015

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Carnaval no Juvenil
O Clube Recreativo Juvenil realiza neste domingo (15), a partir das 16h a 1ª Matinê Infantil. O evento ocorre no Salão Social do Clube Juvenil para as inscrições do concurso Rainha do Carnaval 2015, nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil. A entrada será gratuita para os associados do Clube Juvenil em dia com suas mensalidades. O segundo dia de folia será na segunda-feira, dia 16 de fevereiro com a realização do Baile de Carnaval Adulto. Será a partir das 23h no Salão Social da entidade com a animação do DJ Vinny Z. Os menores de 18 anos só poderão participar se estiverem acompanhados dos pais. Na terça-feira serão conhecidas as novas Rainha Mirim, Infantil e Juvenil 2015 na 2ª Matinê. O evento terá início às 16h no Salão Social. O concurso inicia a partir das 17h.

Exportações

O ano começa com queda nas exportações do Rio Grande do Sul. As vendas externas em janeiro somaram US$ 966,6 milhões, o que representa uma diminuição de 10,5% em relação ao mesmo período de 2014, revela a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), ao divulgar os resultados nesta quinta-feira (12). Redução puxada especialmente pelo desempenho ruim da indústria, que totalizou US$ 853 milhões no período, uma perda de 18,5%, o menor valor em nível para o mês desde 2010. Apenas um segmento industrial, entre 24, teve alta: tabaco, com 16,5%. Dezoito subcategorias registraram perdas, enquanto cinco tiveram estabilidade. 

Safra
O 5º levantamento da safra 2014/2015, divulgado nesta quinta-feira pela Conab, apontou que a produção deverá ter um aumento de cerca 6,5 milhões de toneladas em relação ao período anterior. A soja continua como destaque entre as culturas, com incremento previsto na ordem de 9,8%, o que equivale a um acréscimo de 8,4 milhões de toneladas, chegando a uma produção de 94,58 milhões de toneladas. O total de área destinada ao plantio de grãos também deve apresentar variação positiva, passando de 57,03 milhões na safra passada para 57,39 milhões de hectares. A diferença representa uma alta de 0,6%, o que equivale a um acréscimo de aproximadamente 359,9 mil hectares. Dentre os principais produtos, também se destaca a soja, com um crescimento de 4,4%, passando de 30,17 para 31,51 milhões de hectares.

Femaçã

Passo Fundo recebeu nesta quinta-feira (12) a visita da corte da Femaçã 2015, 9ª Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis. A Imperatriz Vanessa Calioni e as Princesas Bruna Trintinaglia e Juliana Piroca, juntamente com o secretário de turismo de Veranópolis, Romeo Tedesco, a coordenadora social da festa, Mara Guzzo e a primeira dama da Femaçã, Maristela Bataglion estão cumprindo um amplo roteiro para divulgar a programação da festa que acontece de 10 a 12 e de 17 a 21 de abril. Para a 9ª edição do evento estão confirmados, o ilusionista Kronus, Guri de Uruguaiana, Sambô (11 de abril), Banda Malta (17 de abril) e João Lucas e Marcelo (18 de abril). 

Mais médicos

Segundo o Ministério da Saúde, a demanda dos municípios gaúchos foi 95% atendida já na primeira chamada de profissionais do Programa Mais Médicos. Nesta fase, apenas os que possuem registro no Brasil puderam participar da seleção. Com isso, o estado do Rio Grande do Sul contará com o reforço de 208 profissionais atuando em unidades básicas de saúde de 88 municípios. Os médicos alocados têm até 20/2 para se apresentar nos municípios portando a documentação exigida no Edital do Programa. Caso não compareçam, perderão a vaga que ficará disponível na segunda chamada de seleção de médicos.

Música na praça
Neste final de semana, a programação do projeto Música na Praça traz as apresentações dos músicos Paula Araújo e Ubiraja'zz Trio. Na sexta-feira (13), a partir das 18h30 Paula Araújo, acompanhada por Samuel Quadros no teclado, se apresenta na Praça Tamandaré. No sábado, também às 18h30, a atração acontece na Praça Marechal Floriano com o trio formado por Matheus Pasquali no contrabaixo, Augusto Dossa no violão e bandolim e Matheus Moresco na percussão. No domingo (15), eles repetem a apresentação no mesmo horário, porém na Praça Ernesto Tochetto.

Gostou? Compartilhe