OPINIÃO

Fontes em Off - 13/03/2015

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Jornada de Literatura I
O governador José Ivo Sartori, recebeu, no Palácio Piratini, quarta-feira, comitiva da Universidade de Passo Fundo. Na ocasião foi apresentado o projeto da 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. Sartori se pronunciou destacando  o mérito das Jornadas, reconhecendo ser  este um dos maiores debates literários da América Latina. O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, destaca que a audiência foi extremamente satisfatória. “Apresentamos as reivindicações ao governador, que foi muito receptivo  e sinalizou disposição em  auxiliar. Explanamos vários aspectos concernentes a essa movimentação cultural,  realizada há 34 anos, por intermédio da  UPF e das Jornadas de Literatura”, ressaltou.

Jornada de Literatura II
A próxima Jornada Nacional de Literatura acontece de 28 de setembro a 02 de outubro deste ano. Participaram da audiência o reitor José Carlos Carles de Souza, a coordenadora das Jornadas Tania Rösing, o  chefe da Casa Civil Márcio Biolchi, o secretário estadual da Cultura Vitor Hugo, o coordenador de projetos especiais de Passo Fundo Edson Nunes e a coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários da UPF, professora Munira Awad. 

Doações 
O Instituto Roberto Pirovano Zanatta realizou, na manhã desta quarta-feira, a doação de jogos e brinquedos educativos e musicais para brinquedoteca da Escola de Educação Infantil Berço da Esperança, mantida pela Leão XIII, na Vila Luiza. “Este é um importante gesto que, além do material que nos foi doado, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho feito para a sociedade, pela Leão XIII. Este é um momento bom e gratificante tanto para quem doa, quanto para quem recebe”, disse a coordenadora executiva de programas da Leão XIII, Julmara Castilhos. A coordenadora do Instituto Roberto Pirovano Zanatta, Raquel Pirovano, ressalta que a ação é mais uma forma de promover educação e cultura para as crianças, objetivo principal da organização. A diretora da Escola, Katia Cordeiro Gonçalves, acompanhada da coordenadora do Instituto apresentaram os presentes para as crianças.

Pesquisa
Referência Macroregional em Oncologia, o Hospital da Cidade atua também na área de pesquisas clínicas. O Centro de Pesquisa em Oncologia, desenvolvido em parceria com o CITO (Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica) participa atualmente mais de 20 protocolos de pesquisa na área. Fundamentais para o avanço tecnológico e terapêutico na área da saúde atualização de protocolos de pesquisas clínicas é constante. Para isso, o Grupo de Pesquisa em Oncologia da instituição participou, nos dias 11 e 12 de março, de um encontro de investigadores – Investigator's Meeting – para apresentação de novo protocolo de pesquisa, que passa a ser desenvolvido a partir do próximo mês. O encontro reuniu os principais Centros de Pesquisa em Oncologia do mundo para o desenvolvimento de um estudo clínico em pacientes que apresentem câncer de cabeça e pescoço recorrente ou metastático. Este estudo clínico acontecerá em 15 países, envolvendo 150 Centros de Pesquisa. Espera-se a inclusão de 100 pacientes em todo o Brasil.

Trabalhistas
O número de processos ajuizados na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul segue aumentando ano após ano. Em 2014, a instituição recebeu 172.151 novas ações no primeiro grau, volume 7% superior ao de 2013. Porém, o crescimento acumulado da demanda nos últimos cinco anos já supera 37%. No Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que representa a segunda instância, o número de processos novos ao ano aumentou 24% a partir de 2010. Em 2014, a demanda do segundo grau foi de 58.706 processos – 0,8% a menos que no ano anterior.

 

Gostou? Compartilhe