OPINIÃO

Fontes em Off - 15 e 16/09/2012

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Coleta seletiva
Começou na sexta-feira pela manhã, a coleta seletiva no bairro integração. A Codepas esteve no bairro orientando os moradores e divulgando a campanha. No mutirão realizado na quarta feira (12), foram distribuídos panfletos e imãs de geladeira com o dia e horário da coleta seletiva. Além disso, foram instalados banners em vários pontos do bairro. A Companhia conta com o caminhão compactador adquirido no início do ano próprio para este serviço. Todo o lixo recolhido será destinado para os galpões de reciclagem. A coleta seletiva será realizada todas as sexta feiras, a partir das 8 horas, em determinadas áreas já definidas no bairro.
 
Feira do Livro I
Os escritores de Passo Fundo e região já podem se inscrever para a 26ª Feira do Livro de Passo Fundo, que acontece de 03 a 11 de novembro, na Praça Marechal Floriano. As inscrições devem ser realizadas no escritório da Associação dos Livreiros de Passo Fundo, localizada na rua Cel. Chicuta 436, sala 08 – Centro - Fone: (54) 3601-0530 / (54) 3637-4810 ou na Livraria Nobel localizada na rua General Osório,1148 - Centro – Fone: (54) 3311-2749, Outras informações também podem ser obtidas através e-mail: associacaolivreirospf@gmail.com bem como  no Facebook:  livreiros de Passo Fundo – ALPF.

Feira do Livro II
A equipe da Associação dos Livreiros pede aos autores que agilizem sua inscrição devido a crescente procura para as sessões de autógrafos, de forma que todos possam ser contemplados. Em sua 26ª edição a Feira do Livro tem como tema Os livros mudam as pessoas e essas transformam o mundo. A expectativa dos organizadores é de promover uma festa literária na praça aonde  por 9 dias todos  celebraremos  as mais diversas formas de manifestações culturais e artísticas que habitam o universo dos livros.

Saúde
O gasto dos brasileiros com saúde aumentou de 7% do orçamento familiar, no período de 2002 e 2003, para 7,2%, em 2008 e 2009. Os dados fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 – Perfil das Despesas do Brasil, divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O  aumento nesse tipo de despesa foi puxado pelas regiões Sudeste, cujos gastos passaram de 7,5% para 7,9% no período, e Sul, que passou de 6,6% para 7%. Já nas outras regiões, os gastos com saúde passaram a representar uma parte menor de seus orçamentos: Nordeste (que passaram de 5,4% para 4,9%), Nordeste (de 6,6% para 6,5%) e Centro-Oeste (de 6,8% para 6,4%).

Saúde II
Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) com base em dados do Ministério da Saúde aponta que quase 42 mil leitos de internação do Sistema Único de Saúde (SUS) foram desativados entre outubro de 2005 e junho de 2012. Entre as especialidades mais atingidas com o corte, de acordo com a análise, estão a psiquiatria (-9.297 leitos), a pediatria (-8.979), a obstetrícia (-5.862), a cirurgia-geral (-5.033) e a clínica-geral (-4.912).Mato Grosso do Sul é apontado como o estado brasileiro que mais perdeu leitos (-26,6%), seguido pela Paraíba (-19,2%) e pelo Rio de Janeiro (-18%). O Ministério da Saúde apontou falhas no levantamento. De acordo com a pasta, o CFM não fez uma interpretação correta dos números, já que os dados não foram analisados ano a ano e os leitos remanejados não foram levados em consideração.

Ensino fundamental
O currículo do ensino fundamental terá a disciplina cidadania moral e ética. A decisão, em caráter terminativo, foi aprovada esta semana pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A medida também inclui no currículo do ensino médio a disciplina ética social e política. O Projeto de Lei do Senado 2/2012, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), incluindo a disciplina como obrigatória para o ensino fundamental. Entre as justificativas de Sérgio Souza para o projeto, está “a necessidade de aprimoramento da LDB, com a criação de disciplinas que deem aos estudantes melhor formação ética, social e política, o que os capacitará para o correto entendimento dos principais problemas sociais do nosso país e do mundo”.

Vale-cultura
O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Newton Lima (PT-SP), encaminhou, na quinta-feira,  ao presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), ofício pedindo a inclusão na Ordem do Dia para votação na Câmara do projeto de lei que institui o Programa de Cultura do Trabalhador e cria o vale-cultura. O pedido do deputado Newton Lima ocorreu após a nova ministra da Cultura, Marta Suplicy,  solicitar durante sua posse na pasta que o Congresso Nacional aprove o projeto o mais rapidamente. De autoria do Poder Executivo, o projeto já foi aprovado pela Câmara, mas como recebeu emendas no Senado retornou à Câmara para nova deliberação.

Gostou? Compartilhe