OPINIÃO

Fontes em Off - 15/11/2012

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Pedágio
Sobre matéria publicada na edição de ontem referente ao bloqueio do desvio à praça de pedágio em Soledade, o promotor da República Juarez Mercante informou que a decisão de pedir o bloqueio foi gerada exclusivamente por relatórios sobre a insegurança do tráfego no local, sendo esta via (desvio) potencializadora de acidentes. De acordo com ele, a empresa concessionária não formulou qualquer pedido no sentido de obstaculizar o desvio e que a ação foi ajuizada para garantir a segurança dos usuários da BR 386 que têm direito a trafegar numa via em plenas condições.

ComPaTA
O Comitê Passofundensse de Tutela Animal, realiza no próximo domingo (18), das 13h30 às 17h30, na Praça da Mãe (Avenida Brasil), a 1ª Feira de Adoção do ComPaTA. Para adotar um animal é necessário ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e preencher o termo de adoção. Em caso de mau tempo a Feira será transferida para o próximo domingo, dia 25 de Novembro, no mesmo horário e local.

OAB
As advogadas Cinara Frosi Tedesco e Patrícia Alovisi, acompanhadas do advogado Alexandre Ghelen, visitaram o jornal O Nacional na manhã de terça-feira. Elas, juntamente com o advogado Itamar Basso, integram a Chapa 01 – OAB Mais que concorrem à eleição para a presidência da seccional gaúcha da Ordem. No total, quatro chapas concorrem no pleito. A chapa de consenso de Passo Fundo também apoia a Chapa 01 no Estado que tem como candidato à presidência Marcelo Bertoluci. A eleição da OAB acontece na próxima segunda-feira (19), das 9h às 17h. Em Passo Fundo a votação acontece na Sede da Subseção, localizada na Avenida General Netto, 448.

Prêmio Tchê Qualidade
O Comitê da Qualidade da Região da Produção/ PGQP e a ACISA realizam o 7º Prêmio Tchê da Qualidade no dia 20/11, no Teatro do SESC.  O Prêmio Tchê da Qualidade visa reconhecer as organizações que se destacam na busca da melhoria contínua do seu sistema de gestão em nossa cidade e região através da adoção de práticas alinhadas aos fundamentos e critérios de avaliação do Programa Gaúcho da Qualidade/ PGQP. A cada ano que passa, o Prêmio Tchê da Qualidade aumenta seu importante papel junto as organizações que participam  do Comitê da Região da Produção e também da ACISA,  é uma premiação que vai além do reconhecimento de boas práticas de Gestão é, acima de tudo, um incentivo da cultura de competitividade e de melhorias em todas as áreas, é um crescimento na qualidade de vida para todos.

Prêmio Tchê Qualidade II

As organizações premiadas na 7º edição do Prêmio é a Intus Business Desenvolvimento Humano e a Liquigás SA. Também serão homenageadas doze organizações que participaram do Ciclo de Avalição 2012. Acontecerá no Prêmio Tchê da Qualidade a palestra com o Presidente da Fruki, Sr. Nelson Eggers que falará sobre os Desafios e Oportunidades na Implantação da Gestão da Qualidade. Para divulgar o evento, o Jornal O Nacional recebeu ontem a visita do presidente da Acisa Marcos Silva, do presidente do PGQP regional Sérgio Maldonado e da executiva do programa Patrícia Machado. Eles foram recebidos pelo executivo de contas de ON, Marco Torres, e pela editora Zulmara Colussi.

Empresas

Apesar da crise financeira internacional iniciada em 2008, o número de empresas ativas no Brasil cresceu 6,1%, de 2009 para 2010. Os dados fazem parte da pesquisa Estatísticas do Empreendedorismo 2010, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, os 4,5 milhões de empresas ativas no Brasil, em 2010, ocupavam 37,2 milhões de pessoas, sendo 30,8 milhões (82,9%) como assalariadas e 6,4 milhões (17,1%) como sócios ou proprietários. Os salários e outras remunerações pagos, em 2010, pelas entidades empresariais totalizaram R$ 566,1 bilhões. O salário médio mensal ficou em R$ 1,461 mil.

Diabetes
No Dia Mundial contra o Diabetes, lembrado nesta quarta-feira (14), a OMS pede maior atenção para um problema cujas taxas de incidência estão aumentando em todo o planeta e também cobra dos governos ações para prevenir novos casos. Pelo menos 346 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem algum tipo de diabetes, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão alerta, entretanto, que o número pode dobrar até 2030, caso não haja intervenção no cenário global. Atualmente, quase 80% das mortes provocadas pela doença são registradas em países de média e baixa rendas.

TSE
O advogado Henrique Neves tomou posse a última terça-feira (13) como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele já havia atuado na corte, como ministro substituto, entre 2008 e 2012. Neves foi nomeado para o cargo pela presidenta da República, Dilma Rousseff, na última sexta-feira (9), e assume vaga deixada pelo ministro Marcelo Ribeiro. O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros titulares. Três ministros efetivos são do Supremo Tribunal Federal (STF), dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são da classe dos advogados, cada um destes últimos nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice encaminhada pelo STF.

Gostou? Compartilhe