OPINIÃO

Fontes em Off - 15/12/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

 

Feira do Produtor 
O trecho da ciclovia de Passo Fundo que passa pela Feira do Produtor, na Avenida Brasil, no Bairro Boqueirão, não será interrompido: um acordo entre a Prefeitura e os produtores foi feito para preservar a feira e, ao mesmo tempo, garantir a circulação dos ciclistas. A feira, que funciona tradicionalmente aos sábados pela manhã por mais de 15 anos, e reúne o esforço do campo de mais de 90 famílias da região e disponibiliza à comunidade produtos orgânicos desde frutas, hortaliças e cereais, teve um espaço de estacionamento liberado para facilitar aos clientes a chegada ao local.

Melhor idade

Na tarde de sexta-feira (12), a Prefeitura, através da Coordenadoria de Atenção ao Idoso (COMAI) reuniu os mais de 2,5 mil participantes matriculados nos mais de 50 grupos de convivência para a escolha da Rainha da Melhor Idade 2015.No desfile, simpatia, alegria e beleza de 42 candidatas representando seu grupo para corte 2015 foram registrados. Além da Rainha, Loreci Mattos Machado, representante do Bairro São José, foram eleitas, também, a Miss Sampatia, Almeri Degeroni Vencelewski (Bairro Lucas Araújo), a 2ª Princesa, Gecilda da Costa Giareta (Bairro Santa Maria II) e a 1ª Princesa, Teresinha Chaves de Campos (Bairro São José).

Comude

Em assembleia realizada no sábado (13), no ginásio da Uampaf, Antônio Espíndola foi reconduzido, por aclamação, ao cargo de presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, o Comude, para o biênio 2015/2016. Segundo Espíndola, o principal desafio para a próxima gestão é reempenhar o orçamento que está previsto no orçamento do estado e dar continuidade aos projetos que já estão em andamento. Além dele, João Batista da Rosa foi eleito como vice-presidente, Helena Gorete e Sidnei Ávila como primeiro e segundo secretários, e João Adelar de Oliveira e Nilson Santa Helena como primeiro e segundo tesoureiros. O Conselho Fiscal ficou composto por Greice Serafin, Ermides de Grandí, João Otacílio de Melo e Ademir dos Santos

Ciclistas e o trânsito

Neste sábado (13), preocupada com a segurança dos ciclistas e com o trânsito de Passo Fundo, a Prefeitura de Passo Fundo realizou, juntamente com a empresa Transpasso, um treinamento prático no Parque da GARE sobre o cuidado com o ciclistas nas vias urbanas. Cada motorista teve a oportunidade de sentir na prática como é ser ultrapassado por um ônibus enquanto se está sobre uma bicicleta. A ação ainda contou com uma palestra em que foram abordados assuntos de prevenção de saúde bucal, proferida pelo Professor Fábio Woitchunas, e instrução de normas de trânsito referentes aos ciclistas, realizada por integrantes do SEST/SENAT da unidade de Passo Fundo.

 

Aposentados e pensionistas
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 30 de dezembro – já que os bancos não funcionam no dia 31 – para comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária. A comprovação de vida deve ser feita na instituição em que o segurado recebe. O procedimento é obrigatório e deve ocorrer anualmente. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que, caso a comprovação não seja feita, o benefício será suspenso.

Aposentados e pensionistas II
O segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto - como a carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação. Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS e para se cadastrar, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração devidamente assinada. Além disso, é necessária a apresentação de atestado médico - emitido nos últimos 30 dias - que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

Imposto de Renda
A Receita Federal deposita hoje, 15, o último lote da restituição do imposto de renda de 2014. O contribuinte que ficou de fora dos sete lotes regulares de restituições deve acessar o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal para saber os motivos da retenção em malha. O serviço é acessível com a utilização de certificado digital válido ou código de acesso, que pode ser gerado seguindo instruções na própria página.

Gostou? Compartilhe