OPINIÃO

Fontes em Off - 17/01/2013

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Mediações

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre do ano passado foram registrados 2848 instrumentos coletivos, sendo 1.522 Acordos Coletivos de Trabalho e 1.326 Convenções Coletivas de Trabalho. Com relação à negociação coletiva e individual, foram solicitadas 408 reuniões, com total de 788.822 trabalhadores beneficiados. Já no setor de Homologações, foram agendadas 2074 assistências, sendo que destas 1.280 culminaram com a homologação, e 794 não foram homologadas por não estarem de acordo com a legislação.

100% nacional

A presidente Dilma Rousseff decretou que todos os serviços de mobilidade urbana nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) devem ser nacionais. Além disso, pelo menos 80% do valor gasto com produtos manufaturados devem ser empregados em materiais nacionais. O decreto nº 7.888, que trata do assunto, foi publicado ontem (16) no Diário Oficial da União e já está em vigor. A obrigatoriedade deve estar explicitada nos editais de licitação e contratos de execução das obras do PAC 2. Os produtos manufaturados que integram o decreto são materiais rodantes e sistemas embarcados, sistemas funcionais e de infraestrutura de vias e sistemas auxiliares de plataformas, estações e oficinas.

Crescimento

O Banco Mundial reduziu a expectativa de crescimento da economia brasileira em 2013, de 4,2% para 3,4%. A estimativa está no documento Perspectivas Econômicas Mundiais. De acordo com o banco, quatro anos após o início da crise financeira mundial, a economia global continua frágil e o crescimento em países considerados desenvolvidos é fraco. Os países em desenvolvimento precisam, entre outras coisas, se concentrar no crescimento de sua próprias economias. Para os técnicos do Banco Mundial, os emergentes devem proteger o crescimento e fortalecer as reservas internacionais, pois o caminho da recuperação será "espinhoso". Entre os riscos associados, o documento cita os problemas na zona do euro e as políticas fiscais adotadas nos Estados Unidos.

Consumo

O grupo de trabalho criado na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio para incentivar o aumento do consumo da carne suína em repartições do Estado consolidou avanços, como o compromisso da Susepe em quadruplicar, na região de Passo Fundo e Erechim, a participação do produto no cardápio. Este incremento deve se dar a partir do próximo mês de abril, quando a aquisição deve saltar dos atuais 500 quilos para duas toneladas. Na Fase também deve ocorrer um aumento, ainda não definido em que percentuais.

Negócios

Uma pesquisa do Data Popular indicou que 22 milhões de brasileiros, entre 16 e 24 anos, desejam abrir um negócio próprio. Entre os que desejam abrir um negócio próprio em algum momento da vida 58,5% são mulheres e 60,5% do total de jovens são da classe média. As principais vantagens apontadas pelos entrevistados para trocar um emprego por um negócio próprio é fazer o que gosta (46,4%). Outros acreditam que um negócio próprio vai proporcionar maiores ganhos (22,1%), enquanto 15,1% dos entrevistados querem trabalhar por conta própria para ter liberdade de horário e não ter chefe (12,1%).

Eletrônico

O comércio eletrônico deve superar o tradicional dentro de pouco tempo. Esta é a expectativa dos especialistas em varejo presentes na Retail's Big Show, maior convenção do varejo do mundo, que acontece até o próximo dia 18 de janeiro, em Nova Iorque. "Percebemos aqui que as lojas físicas estão trabalhando fortemente a experiência do consumidor como forma de oferecer um diferencial para os clientes", explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, que lidera a missão da entidade ao evento.

 

 

Gostou? Compartilhe