OPINIÃO

Fontes em Off - 17/12/2012

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Incentivo ao esporte
Projetos que buscam apoio na Lei de Incentivo ao Esporte do Rio Grande do Sul serão analisados pela primeira vez serão analisados a partir desta segunda-feira. Desde a instituição da câmara técnica, na última semana, três propostas foram apresentadas. "É um marco para o desenvolvimento esportivo do nosso Estado. Somente para 2013, projetamos a possibilidade de dispor de mais de R$ 35 milhões para esta finalidade", informa o secretário do Esporte e do Lazer Kalil Sehbe, idealizador da lei. Entidades, associações e federações esportivas podem apresentar projetos para a secretaria, que serão analisados por uma câmara técnica formada por representantes de diferentes órgãos, como Conselho Regional de Educação Física, federações esportivas e paradesportivas, além de órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria da Educação e a Fundergs. Todas as orientações estão publicadas no site da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (esporte.rs.gov.br).

Costureiras
Doze novas costureiras do município de Gentil receberam seus certificados de conclusão de curso promovido pela Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo em parceria com a Prefeitura na noite de quinta-feira, 13 . A entrega aconteceu na Câmara de Vereadores. Com carga horária de 168 horas, a capacitação desenvolveu conteúdos sobre a confecção de vestuários, apresentando conhecimentos para a adaptação de modelagens prontas, como riscar, cortar e fazer acabamentos perfeitos. Mais informações sobre os cursos que a Faculdade oferece podem ser adquiridas pelo telefone (54) 3313-4599 ou no site www.senacrs.com.br/fatecpassofundo.

Molduras de Natal
A casa da Marina Bortolon está pronta para esperar a chegada do Papai Noel! A residência fica na Rua Independência – centro.

Se você quer mostrar a sua casa enfeitada para o Natal encaminhe fotos para onacional@onacional.com.br, que estaremos publicando neste espaço

Cautela I
O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) recomenda cautela com o custo das transações durante as compras de Natal. Segundo o presidente do órgão, Geraldo Tardin, o consumidor não deve se deixar levar pelo comodismo e aceitar o financiamento das lojas de qualquer forma. De acordo com Geraldo Tardin, é importante entender que muitas dessas lojas estão vinculadas a um agente financeiro, e por isso oferecem crédito com mais facilidade, mas que muitas vezes não são os mais baratos. A sugestão é fazer um levantamento de preços e verificar se um empréstimo bancário não é mais vantajoso.

Cautela II
Com o dinheiro tomado da instituição financeira de confiança, o consumidor poderá obter vantagens se comprar à vista, obtendo um desconto. Depois, paga-se em parcelas mais suaves ao banco, recomenda. Outra dica é pedir à financeira da loja o Custo Efetivo Total anual (CET) do financiamento para comparar com o indicador de outras financeiras. “Não adianta o agente financeiro falar que a taxa é de 0,99%. Às vezes, quem está pagando 1,05% está pagando menos, pois esse financiamento não tem tantos encargos financeiros como o outro que cobra 0,99% apenas como chamariz”, alerta.

Comércio
O comércio de Passo Fundo esteve aberto no final de semana que antecede o Natal. O movimento foi intenso, especialmente no sábado. Lojas movimentadas e muito trabalho para os comerciários. O movimento começou tímido no começo da tarde de domingo, em função do forte calor, mas se intensificou até o final do dia. Alguns estabelecimentos farão horário diferenciado esta semana.

Gostou? Compartilhe