OPINIÃO

Fontes em Off - 18/09/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Audiência
A prefeitura vai realizar a terceira audiência pública sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana e Rural, a partir das 19h desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores. A Secretaria de Planejamento reforça a importância de toda a comunidade e segmentos representativos da sociedade participarem do último encontro para conhecer as diretrizes elaboradas com base em estudos e nas duas últimas audiências, previstas em lei, com a coleta de sugestões da população sobre o tema. De acordo com a secretaria, três temas base formam o Plano de Mobilidade: estrutura viária, transporte coletivo e transporte não motorizado. As características da mobilidade em Passo Fundo e na região do interior do município também serão apontadas.

Homenagem I
A Acisa prestou homenagem nesta terça-feira (16) aos 100 anos do Hospital da Cidade, instituição associada há quase cinco anos. No encontro, que reuniu integrantes da diretoria da Acisa e do hospital, a entidade também efetuou a entrega de uma placa em homenagem ao centenário da instituição, comemorado em julho deste ano. O diretor do Hospital, Dionísio Balvedi, agradeceu a homenagem feita pela Acisa e afirmou que é uma satisfação para o hospital ser um dos integrantes do 3º polo regional de saúde do Rio Grande do Sul. “Estamos aqui dando a nossa luta, nosso sangue e vontade de trabalhar para o engrandecimento de Passo Fundo. Queremos que as pessoas venham aqui não somente quando têm problemas de saúde, mas também para viver momentos bons, como por exemplo, o nascimento de um filho. Queremos que as pessoas saiam daqui satisfeitas com o nosso atendimento”, relata.

Homenagem II
O presidente da Acisa, Marco Mattos, parabenizou a instituição pelos cem anos de atividades em Passo Fundo. Ele também recebeu do hospital uma homenagem e afirmou que esta foi a primeira oportunidade em que a Acisa saiu da rotina e foi até a sede do associado e que pretende seguir esse método com mais sócios da entidade para fortalecer o vínculo com o associativismo. “Entendemos que associativismo é uma forma importante de fortalecer coletivamente o individual. O Hospital da Cidade é associado da Acisa desde outubro de 2009, o que demonstra a consciência desta casa, e de todos os seus administradores e gestores, por esse compromisso com o associativismo”, destacou Mattos.

Histórias
O Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), recebeu na manhã desta terça-feira,16 de setembro, alunos do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Adelino Pereira Simões, que realizaram contação de histórias para as crianças internadas na Pediatria. Os jovens Natalia, Micheli, Rogério e Cristofer desenvolveram a atividade motivados por uma disciplina realizada na escola. Eles afirmam que a contação de história é uma forma de levar leitura e alegria para as crianças e também de gerar conhecimentos para eles.

Cheque Livro

Com o objetivo de garantir aos professores da rede municipal de ensino acesso mais amplo à literatura, o programa Cheque Livro já beneficiou 692 professores com a aquisição de 1.101 livros. O programa prevê o valor de R$ 50 a cada quadrimestre para que os professores da rede municipal possam adquirir livros conforme interesses de livre escolha, a fim de que a leitura de diferentes obras seja uma opção possível aos educadores. O coordenador de Administração e Planejamento da Secretaria de Educação e coordenador do Projeto Cheque Livro, Tiago Miguel Stieven, afirma estar satisfeito com os resultados. “O resultado é muito bom e cada vez mais os professores estão aderindo ao programa”, salientou Tiago.

Supermercados
O setor de supermercados deve crescer 1,9%, em 2014, de acordo com a previsão da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgada na terça-feira (16), na convenção do setor em Atibaia, interior paulista. Até o mês de julho o resultado do acumulado era de crescimento de 1,48%. Em função deste dado, a previsão para 2014 foi revisada pela entidade, prevendo uma elevação de 3%. Em 2013, o setor cresceu 5,36%. Para 2015, a entidade estima que haja elevação de 2,5%.

Inflação
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) ficou em 0,31% este mês. No mês anterior, o indicador havia registrado deflação (queda de preços) de 0,55%. Apesar do aumento em relação a agosto, o IGP-10 de setembro deste ano foi inferior ao do mesmo período do ano passado (inflação de 1,05%). O IGP-10, que é calculado com base em preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência, acumula inflações de 2,01% no ano e 4,04% em 12 meses, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Gostou? Compartilhe