OPINIÃO

Fontes em Off - 19/03/2013

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Lixo na Planaltina

Móveis, eletrodomésticos, plásticos e papéis estão depositados irregularmente em uma Área de Preservação Permanente (APP) próximo a Escola Monteiro Lobato, na rua Adão Silveira, no bairro Planaltina. A denúncia foi feita por moradores que transitam pelo local.  A área é utilizada como depósito de lixo irregular há anos.

Corsan nos Bairros

A 10ª edição do projeto Corsan nos Bairros acontecerá no dia 20 de março, no bairro Petrópolis. No dia será montado um posto de atendimento onde a população poderá solicitar a realização de serviços como: parcelamento de dívidas, atualização de cadastro, religação e novas ligações de água e esgoto; requerimento de tarifa social, entre outros. Além disso, a Corsan e seus parceiros estarão desenvolvendo inúmeras atividades ambientais, como: apresentação de teatro; vídeos educativos; palestras sobre água, esgoto, reciclagem, lixo e oficinas.  Nessa edição haverá ainda o depoimento de recuperandos em dependência química da Fazenda da Esperança. O evento ocorrerá na Escola Gervásio Lucas Annes, na Rua Lava Pés, 375A. O atendimento comercial será das 9h às 12h e das 13h às 16h. As atividades ambientais começam às 7h45 e a tarde a partir das 13h30. O projeto conta com a parceria das seguintes entidades: Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Muzar/ICB/UPF, Sala Verde Itinerante, Gesp, Projeto Transformação, Policiamento Comunitário (BM), TSA Corsan, Ifibe, Uampaf, Codepas e Sindiágua.

Cartilha Procon

Uma Cartilha para a criação do Procon Municipal será lançada na sexta-feira (22). Atualmente, existem 68 órgãos municipais de defesa do consumidor nos 496 municípios do Rio Grande do Sul. A cartilha para possibilitar a instalação de mais Procons será apresentada pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), pelo projeto de extensão Balcão do Consumidor e pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado. O lançamento da publicação acontecerá às 9h, no Anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Direito, no Campus I da UPF. Na solenidade estará apresente o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa José Sperotto, o coordenador do Procon RS, Cristiano Aquino, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, além de professores e acadêmicos da instituição que se envolveram com a produção da publicação.

Encontro de mulheres

Cerca de 600 mulheres são aguardadas nesta terça-feira (19), em Passo Fundo, no III Encontro Mais Mulher. O evento será realizado no Igaí Eventos, a partir das 9h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A promoção é da Emater/RS-Ascar, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural (SR) e prefeituras de Passo Fundo, Ernestina, Coxilha, Mato Castelhano e Pontão. Pela manhã, o palestrante José Luiz Tejon Megido debaterá sobre os sete desafios do agronegócio. Às 12h, será servido almoço e, à tarde, haverá apresentações artísticas.

Cortejo Teatral

Os alunos de formação teatral da Dia Indústria da Arte vão invadir o centro de Passo Fundo nesta terça-feira com o Cortejo Teatral em homenagem ao mês do teatro. A Dia é uma indústria focada na criação e difusão teatral. Empresa que está há 2 anos trabalhando diretamente na arte-educação e na autonomia do ator.  A indústria é divida em 3 setores: Teatro, arte-educação e produtora cultural. O ensino teatral surge da necessidade que o jovem da região norte do Estado tinha para ter acesso ao ensino qualificado, anteriormente ele teria quer migrar para outras regiões do país, especialmente para o eixo Rio-São Paulo.  O Cortejo teatral em homenagem ao teatro tem saída às 17h30 no Campus III da Universidade de Passo Fundo na Avenida Brasil. Vai passar pelo Teatro Municipal Múcio de Castro,  percorrendo a Avenida Brasil até a Rua Fagundes dos Reis e retornando pela Rua Morom até a Praça Marechal Floriano.

Plenária

A Secretaria de Habitação e Saneamento (Sehabs) e o Conselho Estadual das Cidades realizam no dia 22 de março, em Carazinho, uma plenária de mobilização da 5ª Conferência Estadual das Cidades. O evento se inicia às 18h30, na Câmara de Vereadores do município (Av. Flores da Cunha, 799), e marca o começo dos preparativos para a conferência que será realizada entre os dias 14 e 17 de agosto. O processo de construção da 5ª Conferência começa com 28 plenárias regionais, uma em cada Corede, para debater a "Elaboração de propostas de diretrizes para a política de habitação de interesse social" com a população. Esta será a terceira etapa na elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social - PEHIS, que será debatido e submetido à aprovação durante a conferência.

Gostou? Compartilhe