OPINIÃO

Fontes em Off - 19/09/2012

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Semana Farroupilha
Para celebrar e cultuar a tradição gaúcha, o Colégio Marista Conceição preparou diversos momentos temáticos. As atividades da Semana Farroupilha iniciaram no dia 14 e seguem até dia 28. A Missa Crioula abriu os festejos farroupilhas na sexta-feira, 14 na Capela do Colégio. Foi organizada pelos estudantes do 4º ano Ensino Fundamental e pela Pastoral Escolar e contou com a presença da comunidade educativa. Os estudantes do turno da tarde participam de mateada e tertúlia, rodas de chimarrão, churrascos e hoje haverá apresentação do CTG Lalau Miranda. A Gincana do Colégio também entrou no clima e durante as celebrações as equipes devem cumprir a prova “Acolhida Farroupilha”,recebendo tipicamente estudantes e famílias no turno da manhã e da tarde. A prova vale pontos e o resultado sairá na segunda-feira, 24. Encerrando as atividades acontece a semana do Café de Chaleira, de 24 a 28 de setembro. Tradicional atividade, o café é realizado há mais de 15 anos, promovido pela APM e destinado às famílias, estudantes e educadores do Colégio.

Novos carros
O governo do Estado entregou 233 novos veículos à Emater, que serão repassados aos técnicos e extensionistas de campo nesta quarta-feira, dia 19, às 10h, em frente ao Palácio Piratini. Os 233 novos veículos, somados aos 130 entregues em 2011, totalizam 363 novos veículos, que renovam parte da frota, cuja média de uso é de 11 anos.
 
Retração I
As exportações do Rio Grande do Sul somaram US$ 1,83 bilhão em agosto, o que representa uma retração de 1,6%, ante o mesmo mês do ano passado. A queda foi puxada tanto pelos produtos primários (-2,2%) quantos pelos industriais (-0,8%). “O comércio exterior é afetado tanto por fatores internos, como a greve na Receita Federal e na Anvisa, quanto externos, em decorrência da desaceleração da demanda mundial”, afirmou o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, ao avaliar a balança comercial nesta terça-feira.

Retração II
Com relação à indústria gaúcha, as vendas externas totalizaram   US$ 1,38 bilhão. As principais quedas encontram-se nos segmentos de Produtos Químicos (-29,7%), Couro e Calçados (-28,8%) e Máquinas e Equipamentos (-24,1%). Já os crescimentos expressivos foram verificados em Tabaco (46,3%), Móveis (27,8%) e Produtos de Metal (26,7%).

Feira de Saúde
Acadêmicos e professores do curso de Nutrição da UPF promovem nesta quarta-feira uma Feira de Saúde. A atividade acontecerá na Praça Tochetto e é aberta a toda comunidade. Das 14h às 17h será possível fazer avaliação nutricional e ouvir orientações referentes à alimentação saudável. A feira é organizada pelos alunos da disciplina de Estudos Integrados em Nutrição IV. As atividades serão desenvolvidas através da avaliação do nutricional para se calcular o Índice de Massa Corporal. Com base nos resultados, as pessoas serão orientadas pelos acadêmicos e professores. Haverá ainda a distribuição de folderes educativos.

Animação
Muita música, danças, comidas típicas e diversão marcaram a comemoração da Semana Farroupilha do Camti (Caixeiral Campestre Terceira Idade). O Café de Chaleira realizado na manhã da última terça-feira (18), organizado pelos próprios integrantes do grupo, reuniu um grande número de pessoas. A comemoração aconteceu na Sede Campestre. O Camti reúne cerca de 120 pessoas que realizam diversas atividades como ginástica, hidroginástica, musculação, jogos, passeios e viagens.

Comissão da Verdade
A Comissão Nacional da Verdade decidiu apurar os crimes cometidos pelo Estado durante a ditadura militar. A decisão consta em resolução publicada no Diário Oficial da União, que restringe as investigações aos crimes cometidos por agentes públicos ou a serviço do Estado. A resolução indica, portanto, que supostos crimes atribuídos a opositores do regime ditatorial, que vigorou no Brasil de 1964 a 1985, não serão alvo de análise. De acordo com a assessoria de imprensa da comissão, a decisão atende a regras já previstas em lei e em acordos internacionais em que o Brasil é signatário.

Mudança I
O programa que faz o registro dos votos em urnas eletrônicas passou por uma atualização. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu modificar um algoritmo do programa depois que um grupo da Universidade de Brasília (UnB), em teste proposto pelo tribunal, provou ser possível decodificar o horário exato em que cada voto é realizado. A versão atualizada do programa será usada em outubro, nas eleições municipais. Como acontece em todas as eleições, os estados passarão por votação paralela, para comprovar que as urnas são confiáveis.

Mudança II
Na votação paralela, são sorteadas duas urnas por estado. Elas são vigiadas constantemente, e cada voto computado nelas é depositado, também, em uma urna para cédulas de papel. Ao final do dia, o boletim impresso da urna eletrônica é comparado com os votos de papel. Segundo o TSE, caso alguma irregularidade aconteça durante a votação paralela, é aberta uma apuração, e as eleições são investigadas.

Gostou? Compartilhe