OPINIÃO

Fontes em Off - 19/19/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Reunião almoço

A Acisa de Passo Fundo promove na próxima segunda-feira (22) reunião almoço com palestra do candidato à vice-presidência da República, Beto Albuquerque. O objetivo da Associação é reafirmar seu posicionamento suprapartidário e defender o voto aos candidatos de Passo Fundo e região. O encontro será às 12h, no Clube Comercial, em Passo Fundo. Os ingressos estão sendo vendidos na sede da Acisa ao valor de R$ 50. Reservas até sexta-feira (19) pelo telefone (54) 3311-1300 ou e-mail: secretaria@acisa.org.br.

Indústrias
Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) somou 43,2 pontos em setembro, o segundo menor valor já registrado pela pesquisa. O recuo em relação a agosto foi de 0,3 ponto. “A falta de confiança tem refletido as muitas incertezas do empresário com relação ao futuro. Para maioria deles ainda não há expectativa de crescimento econômico no curto prazo e nem está nítido quando haverá uma retomada”, afirmou o presidente da da FIERGS, Heitor José Müller. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo. Para 76,8% das indústrias, a situação no País se agravou e apenas 1,4% indicaram melhora. Os demais salientaram que as dificuldades permanecem as mesmas.

Exportações
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou, nesta quinta-feira (18), dados das exportações do Estado e do Brasil no mês de agosto. O Rio Grande do Sul manteve a quarta posição nas exportações nacionais. O Rio Grande do Sul teve participação de 8,55% nas exportações nacionais – abaixo de São Paulo (21,05%), Minas Gerais (11,51%), Rio de Janeiro (8,90%) e acima do Paraná (7,36%). Em agosto, o Rio Grande do Sul exportou US$ 1,8 bilhão, queda de 26,1% em relação a agosto do ano passado. Houve melhora do Estado nos setores de couros, derivados de petróleo (principalmente por conta das exportações de óleo diesel para o Paraguai) e derivados de soja (óleo e bagaço de soja).

PNAD
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, divulgada ontem (18) pelo IBGE, o número de crianças entre 4 anos e 5 anos na escola chegou a 81,2%, o que significa crescimento de 3,1 pontos percentuais em relação ao ano de 2012 (78,1%). Já a taxa na faixa etária de 6 a 14 anos na escola, que corresponde ao ensino fundamental, chegou a 98,4%. No Sul, a taxa nos primeiros anos escolares alcançou 72,9%.

Pnad II
O Brasil registrou queda de 12,3% no número de trabalhadores entre 5 e 17 anos de idade entre 2012 e 2013. Restam 3,1 milhões de trabalhadores nesta faixa etária, após a saída de 438 mil crianças e adolescentes dessa condição. A maioria das crianças e dos adolescentes era do sexo masculino. Os adolescentes de 14 a 17 anos de idade eram maioria (2,6 milhões) dos empregados menores. Cerca de 486 mil crianças de 5 a 13 anos estavam em situação de trabalho infantil, 15,5% dos ocupados de 5 a 17 anos de idade. Deste total, 58 mil tinham de 5 a 9 anos de idade, e 428 mil de 10 a 13 anos de idade. No Sul, o índice caiu de 10,4% para 9,1%.

Fumantes

A Secretaria de Saúde conta com grupos de apoio direcionados às pessoas que desejam parar de fumar. O serviço é oferecido como uma medida para os usuários que pretendem parar com o vício e melhorar a qualidade de vida. Além dos encontros dos grupos, os participantes também contam com o aporte garantido do medicamento utilizado para a suspensão do hábito de fumar. De acordo com pesquisas, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais tem fumantes, hábito associado a vários tipos de cânceres, dentre eles o de pulmão, além de infartos e derrame cerebral.

Grupos de apoio existentes em Passo Fundo:

CAIS Boqueirão: todas segundas-feiras, às 13h30

CAIS Petrópolis: todas terças-feiras, às 17h

CAIS Vila Luíza: todas quintas-feiras, às 14h

ESF Primeiro Centenário: todas terças-feiras, às 15h30

ESF Planaltina: todas segundas-feiras, às 15h

ESF Zachia: todas as sextas-feiras, às 14h


Agrotecno Leite
Na próxima segunda-feira (22) às 19 horas acontece a abertura da 8ª edição da Agrotecno Leite. O evento é organizado por um grupo de entidades e desde 2007 se destaca como o mais importante evento da cadeia do leite no Rio Grande do Sul. A feira acontece entre os dias 23 e 25 de setembro no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe