OPINIÃO

Fontes em Off - 22 e 23/09/2012

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Visita
O deputado federal Paulo Ferreira, PT, acompanhou na sexta-feira o candidato a prefeito Rene Cecconello em várias agendas pré-estabelecidas. Ferreira, que integra o Grupo Eleitoral Nacional do PT, tem sido um dos principais articuladores do partido na campanha deste ano.  O PT espera crescer cerca de 20% nas eleições deste ano, seguindo a tendência das últimas quatro eleições municiais. O mesmo índice é estimado para o Rio Grande do Sul. O deputado disse que o partido tem melhorado sua atuação nos pequenos e médios municípios brasileiros. Atualmente, o PT comanda 65 prefeituras gaúchas e participa com 42 vice-prefeitos além de ter mais de 500 vereadores com mandatos na atual legislatura. No final da manhã de sexta-feira, o parlamentar visitou o Jornal O Nacional acompanhado do candidato a prefeito Rene Cecconello.

Temporal I
A Defesa Civil continua trabalhando no atendimento aos 21 municípios que decretaram situação de emergência devido aos eventos climáticos que castigaram o Rio Grande do Sul nesta semana. Agentes do órgão auxiliam os prefeitos no atendimento emergencial à população e na elaboração das Notificações Preliminares de Desastres (Nopred), documentação necessária para que o governo estadual possa credenciá-los ao recebimento de recursos públicos e de itens materiais necessários ao processo de recuperação. O governador Tarso Genro esteve na Região Noroeste do Estado, na sexta-feira (21), para acompanhar os trabalhos de recuperação nas três cidades mais atingidas pelos temporais e chuva de granizo do início da semana: Porto Xavier, Porto Lucena e Santo Cristo.

Temporal II

Um caminhão carregado com lonas foi enviado a Região Noroeste, a mais castigada pelas tempestades, assim como 1,1 mil cestas básicas. Além disso, estão em processo de aquisição 33 mil telhas que deverão ser encaminhadas até o final desta semana.
A estimativa da Defesa Civil é de que 123.577 mil pessoas tenham sido atingidas pelas chuvas e granizo, com 23.218 mil pessoas fora de casa, 10.102 mil desalojadas (em residências de parentes), 10.716 mil desabrigadas (estão em locais públicos) e 2.400 deslocadas (saíram e voltaram para suas casas).

Transposição Rio Cravo
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) liberou a licença ambiental definitiva para a obra de transposição do Rio Cravo na última semana. A liberação foi concedida após estudo realizado para analisar as interferências ambientais da obra. A transposição envolve a transferência de água da Bacia do Rio Passo Fundo para a Bacia do Apuaê-Inhandava. A obra que garantirá ao município de Erechim distribuição de água para sua população pelos próximos 25 anos com um investimento de mais de R$ 32 milhões faz parte das obras previstas no Programa de Abastecimento de Água e Saneamento. A assinatura entre a Corsan e o município de Erechim ocorreu no dia 30 de abril de 2012.
 
Greve
Os policiais federais em greve devem manter pelo menos 30% e no máximo 100% de agentes trabalhando, segundo decisão do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele atendeu a pedido de liminar da Advocacia-Geral da União (AGU) para que a greve tenha limites. Segundo a decisão, policiais federais que atuam em portos e aeroportos e aqueles que atendem às demandas da Justiça Eleitoral devem manter 100% de suas atividades de plantão. A liminar também determina manutenção de 70% do efetivo nas atividades da Polícia Judiciária, de inteligência e em unidades de fronteira; 50% nas funções de Polícia Administrativa; e 30% nas tarefas residuais. O ministro determinou que, caso os percentuais não sejam cumpridos, a Federação Nacional dos Policiais Federais deverá pagar multa diária de R$ 100 mil.
 
Formatura de curso de dança

O Grupo Estampa Gaúcha realiza neste sábado mais uma formatura do curso de danças gaúchas. Cerca de 100 casais estarão se formando em um jantar baile que acontece no CTG Lalau Miranda, a partir das 20h. O próximo curso começa no dia 28 de outubro no CTG Lalau Miranda. Para participar, basta preencher uma ficha um pouco antes de começar a aula, a partir das 20h.

Férias para advogados

O pedido da OAB do Rio Grande do Sul, para a suspensão dos prazos processuais, audiências e julgamentos entre os dias 20 de dezembro de 2012 a 20 de janeiro de 2013, foi aprovada por unanimidade pelos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado. Conforme o presidente da OAB/RS, Cláudio Lamachia, a medida representa reconhecimento aos profissionais da Advocacia, garantindo 30 dias de efetivas férias para a classe e suas famílias. No período, está vedada também a publicação de notas de expediente. A medida não se aplica às demais atividades da Justiça Estadual, que terá funcionamento normal no período.

Vagas

As contratações de trabalhadores temporários para o período das festas de final de ano deverão crescer 5,5% - um acréscimo de 8 mil vagas sobre o total registrado no ano passado (147 mil). No total, devem ser abertas este ano 155 mil vagas em todo o país. A expectativa é que 15% desse contingente - ou 23 mil pessoas - tenham chances de serem efetivados. A projeção faz parte do levantamento encomendado ao Instituto de Pesquisa Manager Ltda (Ipema) pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindiprestem).

Pnad

A proporção de domicílios com um a três moradores aumentou no Brasil - de 59,7% em 2009 para 62,3% em 2011, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011 (Pnad), divulgada hoje (21). De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de moradores por casa diminuiu de 3,3 para 3,2 no período. Os domicílios com um morador representam 12,7%, enquanto aqueles com dois moradores são 23,9% do total. O percentual das residências com três moradores chega a 25,7%. Já os domicílios com quatro moradores representam 21% do total e aqueles com cinco ou mais, 16,7%.

Gostou? Compartilhe