OPINIÃO

Fontes em off 23-05-2016

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Asfalto
A Prefeitura de Passo Fundo iniciou na quinta-feira (19) as obras de asfalto no Bairro Santo Antônio da Pedreira em quadras das ruas Salinas, Liberato Salzano e Alceu Pacheco. Segundo o secretário de Obras, João Antônio Bordin, as ruas já têm drenagem pluvial (Canalização). Será feito o trabalho de base, com abertura e limpeza da cancha e conserto e novas bocas de lobo. “Começamos o empedramento e após vamos iniciar a colocação do asfalto em quatro quadras destas ruas”, explicou o secretário.

 

Palestra
O curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, no dia 23 de junho, das 19h às 22h, a palestra “Prescrição médica - aspectos legais e clínicos”. A atividade, a ser realizada no auditório da Faculdade de Odontologia (FO), Campus I, será proferida por Gabriel Freitas, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS. Acadêmicos do curso de Farmácia e profissionais podem participar. Os estudantes devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail assecom@crfrs.org.br. Já os profissionais necessitam se cadastrar crfrs.org.br/restrito/login.

 

Cinema

A próxima edição do Venerdì del Cinema Italiano acontece no dia 27 de maio e apresentará o filme “Tutta colpa di Freud”, de Paolo Genovese. A exibição é uma promoção do Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), UPF Idiomas, juntamente com a Acirs – Língua e Cultura Italiana. O filme inicia às 19h30min, no auditório da UPF Idiomas. Informações sobre o Venerdì del Cinema Italiano podem ser obtidas pelo fone (54) 3316-8510 ou diretamente na UPF Idiomas, na Avenida Brasil, 743, Campus III, Centro, em Passo Fundo.

IPVA
A Receita Estadual realizará, nesta segunda-feira (23), as primeiras blitze do ano com o objetivo de combater os índices de inadimplência do IPVA 2016 (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). As barreiras irão acontecer tanto em Porto Alegre como na cidade de Gravataí. De uma frota superior a 3,6 milhões que é tributada no estado, um total de 718.962 veículos seguem transitando com o imposto atrasado, o que representa mais de R$ 342 milhões que deixaram de ingressar nos cofres públicos até o momento.

Imóveis
Aconteceu, neste fim de semana (21 e 22), mais uma edição da Feira do Imóvel de Passo Fundo e 12º Feirão Caixa da Casa Própria. O evento, promovido numa parceria entre a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e a Caixa Econômica Federal, contou com mais de 20 parceiros, entre construtoras, imobiliárias e correspondentes imobiliários Caixa, que ofereceram mais de 500 imóveis entre apartamentos, casas e terrenos. O evento foi realizado no Bourbon Shopping, em Passo Fundo.

Dia sem tabaco
A Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia (LIONCO) da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizará, no dia 31 de maio, um evento para orientar a comunidade e os acadêmicos da área da saúde a respeito da importância da erradicação do tabagismo e de suas implicações clínicas e cirúrgicas. Nos turnos da manhã e da tarde, haverá sensibilização e orientação da comunidade na praça Tamandaré. Às 19h, será realizada uma palestra no auditório da Faculdade de Medicina da UPF sobre as “Implicações Clínicas e Cirúrgicas do Tabagismo”. As inscrições para a palestra podem ser feitas na secretaria da Faculdade de Medicina da UPF. Há custo de R$ 5,00 apenas para quem quiser certificado, para os demais o evento é gratuito.

IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) variou 0,86% em maio e ficou 0,35 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de 0,51% de abril. Desde 1996, quando o IPCA-15 apresentou alta de 1,32% em maio, não havia registro de taxa mais elevada para os meses de maio. Mesmo com a aceleração do índice de um mês para o outro, o acumulado no ano está em 4,21%, abaixo dos 5,23% registrados em igual período do ano anterior. Considerando os últimos 12 meses, o índice foi para 9,62%, mais do que os 9,34% a que havia atingido nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 2015 a taxa havia sido 0,60%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Gostou? Compartilhe