OPINIÃO

Fontes em Off - 24/11/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Mobilidade urbana

A Prefeitura de Passo Fundo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, realizam nesta segunda-feira (24) a Apresentação Pública do Plano de Mobilidade Urbana. O evento acontece às 19 horas, no Sincomércio – Rua Bento Gonçalves, nº 190, 9º andar.

Dia do servidor

O Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4) informa que a Justiça Federal de 1º e 2º graus não terá expediente na próxima segunda-feira (24/11). A medida deve-se à transferência do feriado do Dia do Servidor Público, ocorrido no último dia 28 de outubro, para o dia 24 de novembro, conforme determinado na Portaria nº 143/14, do TRF4. O TRF4 tem sede em Porto Alegre e jurisdição sobre as Seções Judiciárias do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Iesa

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul obteve, na tarde deste sábado (22), liminar que suspendeu, imediatamente, a despedida em massa anunciada pela unidade da Iesa Óleo & Gás, em Charqueadas, programada para acontecer hoje (24). A determinação da Vara do Trabalho de São Jerônimo prevê pena de multa de R$ 100 milhões em caso de descumprimento. A juíza do Trabalho Lila Paula Flores França condenou, também, as três empresas rés (Iesa, Consórcio Tupi BV e Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras) em abster-se de promover novas dispensas de empregados até efetiva negociação com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Charqueadas (Sindimetal), mediada pelo MPT ou em audiência judicial, homologada pelo Juízo, com apresentação de alternativas viáveis à recolocação da mão de obra. A pena de multa é de R$ 100 mil por empregado dispensado.


Inclusão digital

A Universidade de Passo Fundo (UPF), junto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), promove a quarta edição dos cursos de extensão gratuitos na área de Inclusão Digital. Os treinamentos serão realizados totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, a partir de 06 de janeiro de 2015. Estão abertas inscrições para os cursos de Formação de agentes técnicos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para inclusão digital e sustentabilidade dos telecentros; Formação de coordenadores municipais de TIC e inclusão digital e comunicação por intermédio de mídias sociais digitais; e Formação de monitores de telecentros, centro de recondicionamento de computadores: CRCS e pontos de cultura. As inscrições devem ser feitas pelo site www.upf.br, link Eventos e Cursos.

Nutrição

A nutricionista Fabiana Guedes, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo participou nos dias 13, 14 e 15 de novembro, do 1° Congresso Brasileiro e 4º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica, em Florianópolis . Na ocasião, Fabiana apresentou dois trabalhos na modalidade de poster comentados, intitulados “Perfil e Orientação Nutricional de Crianças Internadas em um Hospital Geral do Rio Grande do Sul” e “Estado Nutricional de Gestantes em Hospital de Alta Complexidade do Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram avaliados pela comissão científica do evento.

Livro do mês
 
O projeto Livro do Mês, promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo (UPF), traz Carolina Munhóz, autora do livro Feérica, para encontrar seus leitores. Os encontros acontecem nos dias 26, 27 e 28 de novembro, em Passo Fundo, são gratuitos e abertos à comunidade. O projeto visa incentivar o hábito de ler na Capital Nacional da Literatura. Na quarta-feira (26), os alunos do curso de Letras da UPF participam de seminário com a autora. A atividade se inicia às 19h30min, no Auditório do CET, no Campus I. Na quinta-feira, às 9 horas, é a vez de Carolina Munhóz se encontrar com alunos e professores de escolas estaduais e particulares, no Teatro do SESC. No mesmo dia, às 13h30min, o seminário será na UPF Idiomas, Campus III da UPF. O último seminário ocorre na sexta-feira, 28/11, no Teatro do SESC, com a participação de alunos e professores de escolas municipais, às 9h. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Adoção

O Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (HV/UPF), considerado referência na área da saúde animal, disponibiliza a adoção de animais domésticos. Atualmente, são 25 animais disponíveis para doação, entre cachorros e gatos, que são castrados, desverminados e vacinados pela equipe do Hospital. Interessados em adotar um bicho de estimação devem entrar em contato com o HV, das 8h30min às 17h, de segunda a sexta-feira e aos finais de semana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8163 ou pelo e-mailhv@upf.br. O Hospital é vinculado ao curso de Medicina Veterinária da UPF e está localizado no Campus I da Universidade.

Gostou? Compartilhe