OPINIÃO

Fontes em Off - 25/02/2013

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Modelo
A Secretaria do Interior de Passo Fundo recebeu na sexta-feira (22) a visita do secretário de Interior de Araranguá, Maureci Rodrigues. Ele veio à cidade para conhecer o trabalho desenvolvido pela atual administração, que servirá de modelo para a prefeitura do município catarinense, distante aproximadamente 400 quilômetros de Passo Fundo. O coordenador de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Edison Nunes, também participou da reunião. De acordo com a secretária do Interior, Liliane Rebechi, o que mais chamou atenção dos representantes da secretaria que está sendo implantada em Araranguá foi o sistema de inspeção animal e o maquinário para realização de obras na área rural. O município tem cerca de 60 mil habitantes.

 

Mais prazo
O governo federal ampliou o prazo para o término das obras do Programa Proinfância. O prazo, antes de 720 dias, passou para 1.080 dias após o recebimento da primeira parcela do financiamento. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a ampliação do prazo viabiliza a conclusão das obras, pois os gestores municipais têm enfrentado dificuldades na execução.

Motoboys
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) rejeitou na última semana a proposta para adiar a fiscalização punitiva dos motoboys que não atendem às normas de segurança para a profissão. Em janeiro, os sindicatos propuseram que a fiscalização obedecesse a um plano de execução, de acordo com a realidade de cada Estado, além de prazo de carência de 12 ou 18 meses para o início da fiscalização punitiva.
A entrada em vigor da Lei 12.009, editada em 2009, foi adiada duas vezes. As novas regras passaram a valer no dia 2 de fevereiro deste ano, inclusive a aplicação de multas. A lei regulamenta o exercício das atividades dos mototaxistas, motoboys e motofretistas e estabelece regras de segurança para os serviços de transporte.

Vetos
A forma como serão votados os mais de três mil vetos presidenciais parados no Congresso Nacional será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, marcou para quarta-feira (27) a análise da ação que questiona a votação em ordem cronológica dos vetos pendentes e define se eles trancam ou não pauta do Congresso.

Passagens
Enquanto Passo Fundo inicia a discussão para o aumento das tarifas de ônibus, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) encaminhou o processo que trata sobre o reajuste da tarifa de transporte público em Porto Alegre para exame e manifestação do Ministério Público de Contas (MPC). De acordo com o órgão ministerial, os recursos objetivam esclarecer os critérios adotados pelo TCE-RS na medida cautelar emitida no último dia 29 pelo conselheiro relator, nos autos da Inspeção Especial nº 3423-0200/12-0, quanto ao cálculo das passagens, no que concerne à utilização da frota total e não da frota operante, bem como quanto à observância da desoneração tributária constante da Lei Federal nº 12.715/2012.
 
Papa
“Não abandono a Igreja, pelo contrário. Continuarei a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor”: palavras de Bento XVI pronunciadas em seu último Angelus como Pontífice, neste domingo, 24 de fevereiro. A sua renúncia à função de sumo pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana, acontece na próxima quinta-feira (28). Ele agradeceu aos fiéis em diferentes idiomas - inclusive em português, ao dizer “obrigado pela vossa presença”.

Imposto de Renda

A Receita Federal libera hoje (25) às 8 horas o programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 24.556,65 em 2012. O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior. A obrigação de declarar alcança também aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil. A expectativa da Receita Federal é receber 26 milhões de declarações. Em 2012, um total de 25.244.122 contribuintes enviou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Kiss

O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, completa um mês na próxima quarta-feira (27). Neste dia a Assembleia Legislativa, realiza uma missa no Salão Júlio de Castilhos em memória às vítimas. Nesta segunda-feira (25), a Comissão Especial de Revisão e Atualização de Leis contra Incêndio realiza reunião para apreciação de requerimentos. Em pauta, o órgão técnico promove audiência pública para tratar sobre a revisão e atualização da legislação de segurança, prevenção e proteção contra incêndio. A audiência pública contará com a presença do engenheiro civil, professor da UFRGS e da PUC/RS, Telmo Brentano, membro da Comissão Especial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA/RS) que analisou o incêndio da Boate Kiss.

Brigada Militar
Na terça-feira (26/2), às 9h, no auditório da Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, será realizada a solenidade de abertura do seminário “500 dias que antecedem a copa de 2014”. 

Renan
Manifestantes realizaram na tarde de ontem (24) passeatas na Avenida Paulista em São Paulo e na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. O protesto que pedia a saída do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estava previsto para acontecer simultaneamente em 42 cidades em todo o Brasil e também no exterior. O atual presidente do Senado foi acusado por Gurgel de cometer crimes de peculato, falsidade ideológica e falsificação de documentos, por ter desviado verba de gabinete para pagar pensão a um filho.

Casamento homossexual
O governo norte-americano submeteu ao Supremo Tribunal um pedido de revogação de uma lei da década de 90 que define o casamento como a união entre um homem e uma mulher. O tribunal deverá analisar o pedido do presidente Barack Obama entre os dias 26 e 27 de março. Além de revogar a lei de Defesa do Casamento (Doma) de 1996, o governo pede que a Suprema Corte abra caminho para a legalização do casamento homossexual nos Estados Unidos. Barack Obama foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a se manifestar a favor do casamento homossexual. A Doma proíbe o casamento homossexual em nível federal. Esse tipo de união é legalizado em nove dos 50 estados norte-americanos e na cidade de Washington.

Gil
A mãe de Gilberto Gil, Claudina Passos Gil Moreira, morreu na manhã de sábado (23), em Salvador. Dona Coló, como era conhecida, tinha 99 anos. Ela não resistiu a complicações de uma pneumonia e sofreu falência múltipla de órgãos. Segundo Gil, "perder a mãe não importa a idade, nem da mãe, nem do filho". Preta Gil prestou homenagem à avó pelo Instagram: "Dona Claudina, uma avó mais do que perfeita, uma mãe zelosa, uma saudade que não cabe em meu peito, lembranças que me emocionam. Minha vovó Coló, descanse em paz, a natureza e imensidão de Deus me confortam!", escreveu.

Gostou? Compartilhe