OPINIÃO

Fontes em Off - 27/10/2014

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Números
Mais de 2,2 urnas foram substituídas em todo o país, o que corresponde a 0,51% do total. Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, o número confirma a expectativa positiva da adoção da urna eletrônica pela Justiça Eleitoral. Apenas uma urna em todo o Brasil teve de ser trocada por votação manual. Segundo ele, o número de urnas substituídas ficou abaixo do que ocorreu no primeiro turno e nas eleições anteriores. “As urnas eletrônicas estão funcionando. De acordo com boletim do TSE, 542 ocorrências foram registradas. No total foram presas 147 pessoas - 65 delas por boca de urna.

Justificativa
O eleitor que esteve fora do domicílio eleitoral neste domingo (26) terá até 60 dias para preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral. O documento pode ser acessado gratuitamente nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs), cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e fornecido, no dia da votação, nos locais destinados à justificativa. Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral não pode, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concursos públicos e obter empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo.

Acompanhamento
Cerca de 101 diplomatas de 72 países e da União Europeia acompanharam o segundo turno das eleições brasileiras em Brasília. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, acompanhou as delegações da Argentina e do Irã que acompanharam a votação em uma escola de Brasília. No primeiro turno, delegações de 21 países e três organismos internacionais acompanharam as eleições brasileiras em Brasília, São Paulo e Salvador.

Tranquilidade
O domingo de votação foi bastante tranquilo em Passo Fundo. Não houve registro de ocorrências, as ruas amanheceram mais limpas em relação a eleição do primeiro turno. Boa parte do eleitorado aproveitou depois das 10h para votar e no começo da tarde. O eleitor não levou mais do que 30 segundos para confirmar o voto. O Cartório eleitoral registrou poucas ocorrências, todas dentro da normalidade do processo.

Romaria
Dezenas de ciclistas, motociclistas e cavalarianos participaram no domingo à tarde da Procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. O ato de fé teve início em frente a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora e seguiu até o Santuário, onde foi realizada uma missa campal. 

Feira do Livro
Começou ontem a montagem das instalações para a  28ª da Feira do Livro de Passo Fundo, que começa na próxima sexta-feira. O evento deste ano segue até o dia 9 de novembro, na General Neto, centro da cidade.

 

Gostou? Compartilhe